Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoMANICA, L. E. ; CALIMAN, G.. As Características, Habilidades e Competências Exigidas para o Docente atuar na Educação Profissional com Alunos com algum tipo de Deficiência. Boletim Técnico do SENAC, v. 40, p. 55-73, 2014.
AutorGeraldo Caliman
Ano2014

Informações Complementares

Ano do artigo2014
Descricão e Informacões AdicionaisO artigo revela características, habilidades e competências para o docente que na Educação Profissional tem alunos com deficiência, divididas em categorias as quais identificamos a partir dos entrevistados: paciência; crer nas potencialidades do aluno; metodologia diferenciada; qualificação profissional na área; aprendizagem mediada; avaliação diferenciada; diálogo; superação do preconceito; ousadia; humildade; prática relacionada com a cidadania; trabalho socioeducativo; e a transmissão de valores. Muitas dessas categorias são cabíveis a qualquer professor; contudo, o foco deste artigo está em evidenciar o desejo quanto ao novo jeito de ser docente na visão daqueles que fazem a prática pedagógica inclusiva no dia a dia das escolas profissionais. Foram pesquisados 48 docentes. 35 alunos com deficiência e 28 gestores, em 18 estados
Descricão e Informacões Adicionais(en)The paper reveals characteristics, skills and competencies for the teacher that, in the Vocational Education, has students with disabilities, divided into categories which were identified from the interviewees: patience; to believe in the potential of the student; differentiated methodology; professional quali-fication in the area; mediated learning; differentiated evaluation; prejudice overcoming; audacity, humility; practice related to citizenship; socio-educational work and the transmission of values. Many of these categories are applicable to any teacher, but, the focus of this paper is to highlight the desire as a new way to be a teacher in the vision of those who make the inclusive pedagogical practice in the day to day of vocational schools. For this paper, 48 teachers, 35 students with disabilities and 28 school directors were surveyed in 18 States.
Divulgacão CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://www.senac.br/media/65394/54-40-2-3.pdf]
IdiomaPortuguês
ISSN0102549X
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaCOMPLETO
Ordem de Importância1
Página Final73
Página Inicial55
RelevânciaNAO
Série2
Título do ArtigoAs Características, Habilidades e Competências Exigidas para o Docente atuar na Educação Profissional com Alunos com algum tipo de Deficiência
Título do Artigo(en)The Characteristics, skils and Competences required for Teachers in Professional Education with students with deficiency
Título do Períodico ou RevistaBoletim Técnico do SENAC
Volume40