This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | VASCONCELOS, I.C.O. ; CALIMAN, G.. Educação em direitos humanos: para lá da informação. Revista de Ciências da Educação, v. 02, p. 83-100, 2014. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2014 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2014 |
Descricão e Informacões Adicionais | As mudanças na Universidade têm levado a angústias que têm como cerne o desinteresse de parte dos estudantes pelos estudos e ao constante monólogo nas salas de aula. Com a diversificação cada vez maior do público recebido pelas universidades, aumenta a tendência de adestramento de estudantes, visando obter bom desempenho em testes estandardizados, ao lado do discurso da formação para direitos humanos. Com isto, indaga-se: os processos educacionais desenvolvidos na universidade efetivamente formam ou informam? Investiga-se a percepção de estudantes a respeito da educação desenvolvida na universidade para compreender como concretizar, cada vez mais, a pedagogia dialógica (FREIRE, 1987, 2009) e, assim, contribuir com a educação para direitos humanos. Utilizou-se uma abordagem qualitativo-exploratória, com grupos focais, envolvendo jovens estudantes. Segundo informaram, o curso superior de qualidade precisa proporcionar uma formação humana intrínseca à formação profissional. Para eles, ao contrário da ação docente, a ação institucional não tem possibilitado uma educação mais humana. Eles desejam aulas mais dinâmicas e capazes de aliar teoria à prática, o que, segundo os dados coletados, contribuiria para melhorar a formação em direitos humanos. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | University changes have caused anguish in relation to the disinterested students and instructors monologue in classrooms. With the increasing diversification of the public received by the universities, the tendency of students in recruitment has grown, aiming to obtain good performance on standardized tests, sided by the discourse of formation to human rights. Based on this, it is reasonable to ask: do educational processes developed at the university effectively form or inform? This research investigates the perceptions of students about education developed at the university to understand how to achieve increasingly, the dialogical pedagogy (FREIRE, 1987, 2009) and thus contribute to human rights education. It was used a qualitative-exploratory approach with focus groups involving young students. As reported, the quality of higher education needs to provide an intrinsic human training to vocational training. For them, unlike the teaching action, the institutional action has not allowed for a more human training. They long for having more dynamic classes, capable of combining theory to practice, what, as reported, would contribute to improve the apprehension of human rights. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://revista.unisal.br] |
Idioma | Português |
ISSN | 15187039 |
Meio de Divulgação | IMPRESSO |
Natureza | COMPLETO |
Ordem de Importância | 2 |
Página Final | 100 |
Página Inicial | 83 |
Relevância | NAO |
Série | 31 |
Título do Artigo | Educação em direitos humanos: para lá da informação |
Título do Artigo(en) | Education on Human Rights: Beyond Information |
Título do Períodico ou Revista | Revista de Ciências da Educação |
Volume | 02 |