Detalhes da Produção

TipoArtigo Aceito para Publicação
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoSOUZA, C. N. M. ; Campos . GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO. Cadernos ANPEd, v. , p. -, 2009.
AutorCaroline Nagel Moura de Souza
Ano2009

Informações Complementares

Ano do artigo2009
Descricão e Informacões AdicionaisPensar em inovar na gestão de escolas públicas de ensino médio é importante porque permite a revisão de suas práticas, bem como sua forma de atuação, possibilitando que toda a equipe envolvida acompanhe as mudanças mundiais que afetam a educação. Verificar, pois o contexto em que a escola está situada e respeitar sua cultura organizacional torna-se imprescindível porque toda e qualquer mudança precisa entender e respeitar as diversas formas de pensamento e organização. Buscando verificar esta afirmação e relacionando-a a um estudo de caso específico é que foi desenvolvido o presente estudo. Para que fosse possível verificar a cultura do ambiente escolar e sua influência em propostas de mudança e inovação, relacionadas à postura do gestor, foram aplicados questionários para funcionários e docentes de uma escola pública de Taguatinga DF. Após a análise dos dados coletados, foi possível concluir que a população pesquisada, mesmo sendo pequena, considera que os gestores estimulam os professores a buscarem novas soluções para os problemas, que os gestores valorizam novas idéias e propostas criativas de trabalho feitas pelos seus professores, que boa parte dos professores considera que as inovações pedagógicas correspondem à realidade, que a maioria dos pesquisados pensam que a escola não valoriza as sugestões de mudança vindas da comunidade. Contudo, percebe-se, que a escola está sempre atenta às mudanças globais, fator que reforça a afirmação inicial da pesquisa, entretanto precisa desenvolver uma sistematização de suas ações e uma inter-relação entre as ações docentes e as dos demais setores envolvidos.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Pensar em inovar na gestão de escolas públicas de ensino médio é importante porque permite a revisão de suas práticas, bem como sua forma de atuação, possibilitando que toda a equipe envolvida acompanhe as mudanças mundiais que afetam a educação. Verificar, pois o contexto em que a escola está situada e respeitar sua cultura organizacional torna-se imprescindível porque toda e qualquer mudança precisa entender e respeitar as diversas formas de pensamento e organização. Buscando verificar esta afirmação e relacionando-a a um estudo de caso específico é que foi desenvolvido o presente estudo. Para que fosse possível verificar a cultura do ambiente escolar e sua influência em propostas de mudança e inovação, relacionadas à postura do gestor, foram aplicados questionários para funcionários e docentes de uma escola pública de Taguatinga DF. Após a análise dos dados coletados, foi possível concluir que a população pesquisada, mesmo sendo pequena, considera que os gestores estimulam os professores a buscarem novas soluções para os problemas, que os gestores valorizam novas idéias e propostas criativas de trabalho feitas pelos seus professores, que boa parte dos professores considera que as inovações pedagógicas correspondem à realidade, que a maioria dos pesquisados pensam que a escola não valoriza as sugestões de mudança vindas da comunidade. Contudo, percebe-se, que a escola está sempre atenta às mudanças globais, fator que reforça a afirmação inicial da pesquisa, entretanto precisa desenvolver uma sistematização de suas ações e uma inter-relação entre as ações docentes e as dos demais setores envolvidos.
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
ISSN01049119
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaNAO_INFORMADO
RelevânciaSIM
Título do ArtigoGESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO
Título do Artigo(en)GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO
Título do Períodico ou RevistaCadernos ANPEd