This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Aceito para Publicação |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SOUZA, C. N. M. ; Campos . GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO. Cadernos ANPEd, v. , p. -, 2009. |
Autor | Caroline Nagel Moura de Souza |
Ano | 2009 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2009 |
Descricão e Informacões Adicionais | Pensar em inovar na gestão de escolas públicas de ensino médio é importante porque permite a revisão de suas práticas, bem como sua forma de atuação, possibilitando que toda a equipe envolvida acompanhe as mudanças mundiais que afetam a educação. Verificar, pois o contexto em que a escola está situada e respeitar sua cultura organizacional torna-se imprescindível porque toda e qualquer mudança precisa entender e respeitar as diversas formas de pensamento e organização. Buscando verificar esta afirmação e relacionando-a a um estudo de caso específico é que foi desenvolvido o presente estudo. Para que fosse possível verificar a cultura do ambiente escolar e sua influência em propostas de mudança e inovação, relacionadas à postura do gestor, foram aplicados questionários para funcionários e docentes de uma escola pública de Taguatinga DF. Após a análise dos dados coletados, foi possível concluir que a população pesquisada, mesmo sendo pequena, considera que os gestores estimulam os professores a buscarem novas soluções para os problemas, que os gestores valorizam novas idéias e propostas criativas de trabalho feitas pelos seus professores, que boa parte dos professores considera que as inovações pedagógicas correspondem à realidade, que a maioria dos pesquisados pensam que a escola não valoriza as sugestões de mudança vindas da comunidade. Contudo, percebe-se, que a escola está sempre atenta às mudanças globais, fator que reforça a afirmação inicial da pesquisa, entretanto precisa desenvolver uma sistematização de suas ações e uma inter-relação entre as ações docentes e as dos demais setores envolvidos. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Pensar em inovar na gestão de escolas públicas de ensino médio é importante porque permite a revisão de suas práticas, bem como sua forma de atuação, possibilitando que toda a equipe envolvida acompanhe as mudanças mundiais que afetam a educação. Verificar, pois o contexto em que a escola está situada e respeitar sua cultura organizacional torna-se imprescindível porque toda e qualquer mudança precisa entender e respeitar as diversas formas de pensamento e organização. Buscando verificar esta afirmação e relacionando-a a um estudo de caso específico é que foi desenvolvido o presente estudo. Para que fosse possível verificar a cultura do ambiente escolar e sua influência em propostas de mudança e inovação, relacionadas à postura do gestor, foram aplicados questionários para funcionários e docentes de uma escola pública de Taguatinga DF. Após a análise dos dados coletados, foi possível concluir que a população pesquisada, mesmo sendo pequena, considera que os gestores estimulam os professores a buscarem novas soluções para os problemas, que os gestores valorizam novas idéias e propostas criativas de trabalho feitas pelos seus professores, que boa parte dos professores considera que as inovações pedagógicas correspondem à realidade, que a maioria dos pesquisados pensam que a escola não valoriza as sugestões de mudança vindas da comunidade. Contudo, percebe-se, que a escola está sempre atenta às mudanças globais, fator que reforça a afirmação inicial da pesquisa, entretanto precisa desenvolver uma sistematização de suas ações e uma inter-relação entre as ações docentes e as dos demais setores envolvidos. |
Divulgação Científica | NAO |
Idioma | Português |
ISSN | 01049119 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | NAO_INFORMADO |
Relevância | SIM |
Título do Artigo | GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO |
Título do Artigo(en) | GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA: EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TRABALHO |
Título do Períodico ou Revista | Cadernos ANPEd |