Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoRIBEIRO, N.A. ; CALIMAN, G.. Reabilitação criminal: o papel da educação social em processos de violência e exclusão. Interaccoes, v. 11, p. 80-101, 2015.
AutorGeraldo Caliman
Ano2015

Informações Complementares

Ano do artigo2015
Descricão e Informacões AdicionaisO artigo aborda a questão da reabilitação criminal no Brasil ressaltando a importância e a função da educação e, mais precisamente, da educação social e de seu profissional, o educador social nos processos de reinserção social de ex-presidiários. O objetivo principal é o de superar os frios procedimentos do aparato legal, reconhecer a limitação de sua aplicação prática às pessoas que tiveram condenações junto à justiça criminal, abrindo perspectivas à ação educativa potencializada pelos princípios metodológicos da pedagogia social e pela sua dimensão prática, a educação social. A reflexão é feita com base aos paradigmas interpretativos do risco social, da exclusão social e da justiça atuarial. Se por um lado constata-se uma baixa reinserção social após o envolvimento com a marginalidade por outro, projeta-se suas potencialidades que nascem da necessidade de dar respostas aos desafios da inclusão pela educação social em contextos marcados pela prevalência do controle social, da vigilância, do conflito e da violência.
Descricão e Informacões Adicionais(en)This article is about the criminal rehab issue in Brazil highlighting the education matter and function and, more precisely, the social education and it?s professional, the social educator in the reintegration process of ex-convicts. The main goal is to overcome the cold procedures of law enforcement, recognizing the limitation of its practical application to people who had convictions by the criminal justice, opening perspectives to the educational action enhanced by methodological principles of social teaching and its practical dimension, social education. The thought is made based on social risk?s interpretive paradigm, social exclusion and actuarial justice. If on one side there is a low social reintegration after involvement with the marginality, on the other side, it is projected it?s potentialities that born from the need to respond to the challenges of social inclusion through social education in contexts known by the prevalence of social control, surveillance, conflict and violence.
Divulgacão CientíficaNAO
Homepage do Trabalho[http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8493/6067]
IdiomaPortuguês
ISSN16462335
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Página Final101
Página Inicial80
RelevânciaNAO
Série38
Título do ArtigoReabilitação criminal: o papel da educação social em processos de violência e exclusão
Título do Artigo(en)Criminal Rehabilitation: The Role of Social Education in Contexts of Violence and Exclusion
Título do Períodico ou RevistaInteraccoes
Volume11