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Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | RIBEIRO, N.A. ; CALIMAN, G.. Reabilitação criminal: o papel da educação social em processos de violência e exclusão. Interaccoes, v. 11, p. 80-101, 2015. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2015 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2015 |
Descricão e Informacões Adicionais | O artigo aborda a questão da reabilitação criminal no Brasil ressaltando a importância e a função da educação e, mais precisamente, da educação social e de seu profissional, o educador social nos processos de reinserção social de ex-presidiários. O objetivo principal é o de superar os frios procedimentos do aparato legal, reconhecer a limitação de sua aplicação prática às pessoas que tiveram condenações junto à justiça criminal, abrindo perspectivas à ação educativa potencializada pelos princípios metodológicos da pedagogia social e pela sua dimensão prática, a educação social. A reflexão é feita com base aos paradigmas interpretativos do risco social, da exclusão social e da justiça atuarial. Se por um lado constata-se uma baixa reinserção social após o envolvimento com a marginalidade por outro, projeta-se suas potencialidades que nascem da necessidade de dar respostas aos desafios da inclusão pela educação social em contextos marcados pela prevalência do controle social, da vigilância, do conflito e da violência. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | This article is about the criminal rehab issue in Brazil highlighting the education matter and function and, more precisely, the social education and it?s professional, the social educator in the reintegration process of ex-convicts. The main goal is to overcome the cold procedures of law enforcement, recognizing the limitation of its practical application to people who had convictions by the criminal justice, opening perspectives to the educational action enhanced by methodological principles of social teaching and its practical dimension, social education. The thought is made based on social risk?s interpretive paradigm, social exclusion and actuarial justice. If on one side there is a low social reintegration after involvement with the marginality, on the other side, it is projected it?s potentialities that born from the need to respond to the challenges of social inclusion through social education in contexts known by the prevalence of social control, surveillance, conflict and violence. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8493/6067] |
Idioma | Português |
ISSN | 16462335 |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | COMPLETO |
Página Final | 101 |
Página Inicial | 80 |
Relevância | NAO |
Série | 38 |
Título do Artigo | Reabilitação criminal: o papel da educação social em processos de violência e exclusão |
Título do Artigo(en) | Criminal Rehabilitation: The Role of Social Education in Contexts of Violence and Exclusion |
Título do Períodico ou Revista | Interaccoes |
Volume | 11 |