Detalhes da Produção

TipoParticipação em Banca de Graduação
GrupoBanca Julgadora
DescriçãoParticipação em banca de Alexandre Gomes de Brito.A EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO PLANO PILOTO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Quimica) - Universidade Católica de Brasília.
AutorSilvia Keli de Barros Alcanfor
Ano2008

Informações Complementares

Ano2008
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000004
Descricão e Informacões AdicionaisNos últimos anos o ensino de Química teve como foco apenas a memorização de fórmulas e conceitos. O estudante não tem a noção exata da forma como tais objetos de conhecimento estão inseridos no contexto em que ele vive. A experimentação permite ao professor de Química abrir leques para que os estudantes possam elaborar suas próprias hipóteses e, a partir delas, associar os conceitos abordados no ambiente de aprendizagem, a sala de aula, com o cotidiano. Agindo, o estudante forma sua própria opinião crítica, nas resoluções de situações-problemas, em uma ruptura, que se torna urgente e necessária, com os modelos de ensino tradicionalista. O artigo em questão mostra a importância da experimentação no ensino de Química, através da realização de experimentos simples, sobre o tema Ácidos e Bases em duas escolas públicas e duas escolas particulares de Ensino Médio do Plano Piloto, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Em complemento a realização do experimento foi aplicada uma avaliação referente ao conteúdo abordado, tanto para os estudantes que realizaram a prática, quanto para aqueles que apenas assistiram às aulas teóricas, a fim de comparar os resultados e sistematizar os dados em planilhas e gráficos. Pelos dados obtidos as turmas que desenvolveram a experimentação apresentaram melhores resultados em comparação às turmas que tiveram a aula prática. Com esses resultados é notável a importância da experimentação para o aprendizado de Química.
Descricão e Informacões Adicionais(en)For the last years, chemistry teaching has focused on just memorizing concepts and chemical formulae. Unfortunately, the student does not know the real way of how such objects of knowledge will be inserted into the context in which he/she lives. The experimentation allows the chemistry teacher to lead the students in a way that the students will be able to elaborate their own hypotheses .From them (the hypotheses)they will be able to associate the concepts presented in the teaching environment and the classroom with their everyday lives. Doing that, the student will have his/her own critical opinion to sort out the problematical situations. Having as an example the severance with the traditionalist models of teaching which has become urgent and necessary. This article aims to point out the importance of experimentation in chemistry teaching through simple experiments in two private High Schools from Plano Piloto with low costs and easy access to materials .Besides the tests about the topics presented for the students. They will be for those who have made practical experiments and also for the students who have just watched the classes, so as to compare the results and systematize the data in graphics and spreadsheets. Data obtained by the classes that developed the testing showed better results compared to classes that had the practical lesson. All in all it is expected that the students who have made the practical experiments will have had a better result than the ones who have not.
IdiomaPortuguês
NaturezaGraduação
Nome da InstituiçãoUniversidade Católica de Brasília
nome do candidatoAlexandre Gomes de Brito
Nome do CursoCurso de Quimica
PaísBrasil
TítuloA EXPERIMENTAÇÃO COMO FACILITADORA DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO PLANO PILOTO