Detalhes da Produção

TipoDesenvolvimento de Material Didático ou Institucional
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoKIELING, A. S. ; MARTINHO, Helena . Matriz de Formação - 2º Aula - Adoção:conceito. 2015. (Videoaula).
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2015

Informações Complementares

Ano2015
Descricão e Informacões AdicionaisO Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente após as alterações promovidas pela Lei 12.010/2009 (art. 28, § 5º), determina a preparação gradativa da criança e do adolescente para adoção, reconhecendo que o processo de adoção diz respeito, em primeiro lugar à criança ou adolescente para o qual se encontre um novo lar, como sujeitos de direitos, eles devem participar ativamente das várias etapas desse processo. A mesma Lei reconhecendo também a importância dos pretendentes à adoção refletirem sobre a paternidade/maternidade pela via adotiva, tornou obrigatória a preparação psicossocial e jurídica previamente à inscrição no cadastro da Vara da Infância (art.50, § 3º). Essa determinação legal é fruto da mudança de concepção em relação à adoção, tradicionalmente vista como ?busca de uma criança para uma família? e que, nos dias de hoje, é entendida como ?busca de uma família para uma criança?.
Descricão e Informacões Adicionais(en)O Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente após as alterações promovidas pela Lei 12.010/2009 (art. 28, § 5º), determina a preparação gradativa da criança e do adolescente para adoção, reconhecendo que o processo de adoção diz respeito, em primeiro lugar à criança ou adolescente para o qual se encontre um novo lar, como sujeitos de direitos, eles devem participar ativamente das várias etapas desse processo. A mesma Lei reconhecendo também a importância dos pretendentes à adoção refletirem sobre a paternidade/maternidade pela via adotiva, tornou obrigatória a preparação psicossocial e jurídica previamente à inscrição no cadastro da Vara da Infância (art.50, § 3º). Essa determinação legal é fruto da mudança de concepção em relação à adoção, tradicionalmente vista como ?busca de uma criança para uma família? e que, nos dias de hoje, é entendida como ?busca de uma família para uma criança?.
Divulgação CientíficaNAO
FinalidadeOrientar a atuação dos profissionais integrantes dos Núcleos de Formação dos programas de preparação para adoção e para o programa de apadrinhamento afetivo.
Homepage do Trabalhohttp://www.aconchegodf.org.br/programasprogramadeformacao.html
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoMEIO_MAGNETICO
NaturezaVideoaula
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloMatriz de Formação - 2º Aula - Adoção:conceito
Título(en)Matriz de formação - 2º Aula Adoção