Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoWatson Odilon Pereira de Faria. Interatividade na TV Digital como Extensão do Homem. 2015. Dissertação de mestrado (Mestrado em Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica) - Universidade Catolica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2015

Informações Complementares

Ano2015
BolsaNAO
Código da Instituição001200000991
Código do Curso90000006
Descricão e Informacões AdicionaisNeste trabalho, mais especificamente, compreendendo ?os meios de comunicação como extensão do homem? (MCLUHAN), parte-se da premissa de que a TV Digital brasileira se efetiva com uma das principais mudanças sofridas na migração do sistema analógico para o digital. Entende-se que o middleware Ginga, com suas características de interatividade e os desafios do processo de implantação, demande linhas de estudo para o fenômeno da TV Digital Interativa, que resulta dessa mobilidade tecnológica. Nessa linha, coloca-se o desafio de analisar se as novas características técnicas da TV efetivamente a configuram como extensão do homem.Diante do cenário multiplataforma, de múltipla oferta de conteúdo, de comportamento da instância de recepção - seja na condição de audiência, usuário ou consumidor ? que vem definindo, pelas suas práticas, o uso para cada tecnologia, caberia ainda espaço para processos interativos a partir do sistema de TV Aberta? Há pertinência em insistir na oferta de conteúdos de serviço público ou mesmo alterativos por meio da radiodifusão quando a conexão pelas redes de computação ? fixas ou móveis - resce de maneira exponencial e o acesso ao conteúdo televisivo interativo se dá por notebooks, tablets e smartphones? A busca a estas respostas se espera alcançar ainda que parcialmente por meio da análise a partir da descrição da experiência de aplicações de serviço público desenvolvidas no âmbito do projeto Global ITV que almeja uma plataforma de integração e coexistência entre o broadcast e a broadband.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Neste trabalho, mais especificamente, compreendendo ?os meios de comunicação como extensão do homem? (MCLUHAN), parte-se da premissa de que a TV Digital brasileira se efetiva com uma das principais mudanças sofridas na migração do sistema analógico para o digital. Entende-se que o middleware Ginga, com suas características de interatividade e os desafios do processo de implantação, demande linhas de estudo para o fenômeno da TV Digital Interativa, que resulta dessa mobilidade tecnológica. Nessa linha, coloca-se o desafio de analisar se as novas características técnicas da TV efetivamente a configuram como extensão do homem.Diante do cenário multiplataforma, de múltipla oferta de conteúdo, de comportamento da instância de recepção - seja na condição de audiência, usuário ou consumidor ? que vem definindo, pelas suas práticas, o uso para cada tecnologia, caberia ainda espaço para processos interativos a partir do sistema de TV Aberta? Há pertinência em insistir na oferta de conteúdos de serviço público ou mesmo alterativos por meio da radiodifusão quando a conexão pelas redes de computação ? fixas ou móveis - resce de maneira exponencial e o acesso ao conteúdo televisivo interativo se dá por notebooks, tablets e smartphones? A busca a estas respostas se espera alcançar ainda que parcialmente por meio da análise a partir da descrição da experiência de aplicações de serviço público desenvolvidas no âmbito do projeto Global ITV que almeja uma plataforma de integração e coexistência entre o broadcast e a broadband.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Catolica de Brasília
nome do cursoPós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica
nome do orientadoWatson Odilon Pereira de Faria
numero id orientado6288046935224461
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloInteratividade na TV Digital como Extensão do Homem
Título(en)Interatividade na TV Digital como Extensão do Homem