Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoOLIVEIRA JUNIOR, A. P.. A UNIDADE TEMÁTICA ?MATEMÁTICA NO COTIDIANO? NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2009.
AutorAilton Paulo de Oliveira Junior
Ano2009

Informações Complementares

Ano2009
Cidade de ApresentaçãoUBERABA-MG
Descricão e Informacões AdicionaisNeste artigo são apresentadas as ações desenvolvidas na unidade temática (UT) ?Matemática no Cotidiano? oferecida no 1º semestre da formação inicial de alunos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática, Química e no Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro ? UFTM. A unidade temática está inserida no Ciclo Comum de Formação destes cursos da UFTM e é a sua primeira etapa, com duração de um ano ou dois semestres letivos. Nessa proposta pedagógica, atende-se a duas perspectivas básicas da concepção educativa: a necessidade de uma formação generalista e humanística que concorra para uma relação crítico-reflexiva entre sujeito e mundo social, e também para a necessidade de formar professores competentes nos conhecimentos específicos e pedagógicos da respectiva área de saber. A construção de uma postura crítico-reflexiva, pelo aluno, acerca das discussões atuais do mundo contemporâneo, é primordial nessa nova organização curricular. Na atualidade percebe-se que pensar a complexidade humana, sob os mais diferentes pontos de vista, não se constitui, tendo em vista os índices de avaliação do Ministério da Educação relacionados com a Educação Básica, como princípio norteador deste nível de escolaridade. Fundamenta-se também esta proposta na necessidade de indissociabilidade entre teoria e prática. Acreditamos que um novo conhecimento só se incorpora a outro pré-existente, com a mediação de um sujeito social que esteja preparado/habilitado e tenha a competência para contribuir com este processo; no caso, o docente. E dar equilíbrio às questões teórico-práticas é importante no sentido de possibilitar a passagem de um nível de aprendizado mecanicamente treinado para um nível de aprendizagem que se incorpora ao fazer, ao pensar, ao agir, ao intervir, enfim, à essência humana. O trabalho investigativo foi desenvolvido ao longo do 1º semestre de 2009 na UT ?Matemática no Cotidiano?, que int
Descricão e Informacões Adicionais(en)This article describes the actions developed in the thematic unit (UT) "Mathematics in Daily Life" offered in the 1st half of the initial training of students of Degree Courses in Biology, Physics, Geography, History, Mathematics, Chemistry and the course of Bachelor of Social Federal University of Triangulo Mineiro - UFTM. The thematic unity is entered in Cycle of the Joint Training courses UFTM and is its first stage, lasting a year or two semesters. In this pedagogical approach, to meet two basic perspectives of design education: the need for general education and humanities that contributes to a critical-reflexive relationship between subject and social world and also the need to train teachers in competent expertise and Teaching their area of knowledge. The construction of a critical-reflexive stance, the student, about the current discussions of the contemporary world, is paramount in this new curriculum. Nowadays one can see that the complexity of human thinking, under many different points of view, does not constitute, in view of the evaluation indices of the Ministry of Education related to basic education as the guiding principle of this level of schooling. It is based on this proposal for the need of inseparability between theory and practice. We believe that new knowledge is incorporated into the only other pre-existing, with the mediation of a social subject that is ready / qualified and has the power to contribute to this process, in this case, the teacher. And to balance the theoretical and practice is important in order to allow the passage of one level of learning mechanically trained to a level that incorporates learning by doing, to think, to act, to intervene, finally, the human essence. The investigative work has developed over the 1st semester of 2009 at UT "Mathematics in Daily Life", which includes the pedagogical courses listed above is considered one of the major innovations. Through research, we tried to answer the question problematical:
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraSECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA
Local da ApresentaçãoCINE TEATRO VERA CRUZ E UFTM
NaturezaCOMUNICACAO
Nome do EventoXV CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO:
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloA UNIDADE TEMÁTICA ?MATEMÁTICA NO COTIDIANO? NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA E SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Título(en)UNITY THEME "MATH IN DAILY LIFE" IN THE MATRIX OF CURRICULUM DEGREE COURSES AND SOCIAL SERVICES UNIVERSITY OF TRIÂNGULO MINEIRO