Detalhes da Produção

TipoParticipação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização
GrupoBanca Julgadora
DescriçãoParticipação em banca de ANA MARIA ALVES FERREIRA. DIVERSIDADE HUMANA: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DE 5 ANOS NOS MOMENTOS DE RECONTO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Brasília.
AutorCristina Massot Madeira Coelho
Ano2012

Informações Complementares

Ano2012
Código da Instituição024000000008
Código do Curso90000012
Descricão e Informacões AdicionaisA pesquisa aqui apresentada realiza a partir dos momentos de reconto de histórias um trabalho para conhecer quais as percepções de crianças de 5 anos de idade, de uma escola pública do DF. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como crianças do jardim II da educação infantil de uma escola pública do DF percebem a diversidade humana utilizando como recurso os recontos de histórias infantis e como objetivos específicos: identificar os momentos em que as crianças se encontram recontando as histórias, ouvir e registrar os momentos de recontos a partir de histórias infantis, perceber quais fatores estimulam os recontos e as criações de histórias e identificar as manifestações e reações em relação as diferenças (diversidades) encontradas. A partir das observações e dos recontos em duplas, trios e grupos as crianças foram motivadas a se expressarem de forma oral e por meio do desenho sobre histórias anteriormente escolhidas e com temas específicos referente a Diversidade. A literatura aqui apresentada esclarece deste os conceitos que se tem sobre infância e criança, como também a legislação que defende a Educação Infantil, passando pela situação do Distrito Federal que é onde se situa o local de pesquisa. Destaca o tema Diversidade Humana dentro dos currículos e defende o momento doreconto como oportuno para a interatividade, criatividade e prazeroso no uso da linguagem e momento para se falar sobre suas concepções e hipóteses. As análises das observações permitiram reconhecer que os recontos são verdadeiros espaços para a imaginação criativa das crianças, os desenhos junto com a narração de suas histórias manifestaram aspectos referentes tanto a individualidade, do cotidiano e da cultura;as crianças além de reproduzirem também dão outras significações sobre o que vivem e constrói, outras possibilidades para a sua existência e principalmente não demonstram nenhum preconceito ou discriminação sobre qualquer tipo de diferença, a menos que lhes seja inculcado isto. De
IdiomaPortuguês
NaturezaCurso de aperfeiçoamento/especialização
Nome da InstituiçãoUniversidade de Brasília
nome do candidatoANA MARIA ALVES FERREIRA
Nome do CursoEspecialização em Educação Infantil
PaísBrasil
TítuloDIVERSIDADE HUMANA: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS DE 5 ANOS NOS MOMENTOS DE RECONTO