Detalhes da Produção

TipoParticipação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização
GrupoBanca Julgadora
DescriçãoParticipação em banca de Lea Azevedo Bittencourt. A percepção de professoras de Educação Infantil sobre os desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade de Brasília.
AutorCristina Massot Madeira Coelho
Ano2012

Informações Complementares

Ano2012
Código da Instituição024000000008
Código do Curso90000012
Descricão e Informacões AdicionaisA reflexão que esse trabalho propõe se inicia pela relação entre o histórico da Educação Infantil e o histórico da Educação Especial/inclusiva, onde se pode observar que ambas tiveram um início assistencialista de atendimento. Com o advento de diversas leis, foram garantidos direitos tanto para a Educação Infantil como para a Educação Especial/ inclusiva. Esse processo histórico apresentou evolução, entretanto ainda está longe do ideal. Sendo o objeto de estudo da monografia, a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil, aprofundou-se a pesquisa teórica e em campo, visando atender o objetivo geral de identificar percepções de professoras da Educação Infantil sobre os desafios da inclusão de alunos com autismo. Objetivou-se, também, aprofundar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista e elabora investigações no campo histórico-político da Educação Infantil, da Educação Especial e da Educação Inclusiva para melhor compreensão da Inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. Usou-se a metodologia Qualitativa, utilizou-se o recurso de questionários e foi feita a dinâmica de grupo focal. A pesquisa teórica mostra os desafios da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil e os dados da pesquisa de campo demonstram a percepção que as professoras da Educação Infantil têm dos desafios da inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista no momento atual.
IdiomaPortuguês
NaturezaCurso de aperfeiçoamento/especialização
Nome da InstituiçãoUniversidade de Brasília
nome do candidatoLea Azevedo Bittencourt
Nome do CursoEspecialização em Educação Infantil
PaísBrasil
TítuloA percepção de professoras de Educação Infantil sobre os desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista