Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoWOLFF, L. S. ; AMPARO, D. M. ; OLIVEIRA, R. M. ; CHAGNON, J. Y.. Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 15, p. 318-326, 2016.
AutorRoberto Menezes de Oliveira
Ano2016

Informações Complementares

Ano do artigo2016
Descricão e Informacões AdicionaisEste artigo analisa a problemática narcísica-identitária de adolescentes que cometeram abuso sexual. Parte-se da hipótese de que é diante dos remanejamentos psíquicos ocorridos na adolescência e das dificuldades do aparelho psíquico em exercer a função de paraexcitação que pode ocorrer a passagem ao ato violento. Foi utilizado o Método de Rorschach na perspectiva da abordagem francesa da Escola de Paris, com grupo único de 4 adolescentes, de idades entre 15 e 18 anos, que praticaram violência sexual. A interpretação dos protocolos considerou os investimentos nos limites, as defesas narcísicas e seus efeitos, o investimento na representação de si, a identidade e a identificação. Conclui-se que a dificuldade de definição dos limites, a problemática identificatória, a inibição e o restrito manejo pulsional, bem como o estabelecimento de relações especulares com o uso de defesas narcísicas, indicam falhas no processo de subjetivação.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Este artigo analisa a problemática narcísica-identitária de adolescentes que cometeram abuso sexual. Parte-se da hipótese de que é diante dos remanejamentos psíquicos ocorridos na adolescência e das dificuldades do aparelho psíquico em exercer a função de paraexcitação que pode ocorrer a passagem ao ato violento. Foi utilizado o Método de Rorschach na perspectiva da abordagem francesa da Escola de Paris, com grupo único de 4 adolescentes, de idades entre 15 e 18 anos, que praticaram violência sexual. A interpretação dos protocolos considerou os investimentos nos limites, as defesas narcísicas e seus efeitos, o investimento na representação de si, a identidade e a identificação. Conclui-se que a dificuldade de definição dos limites, a problemática identificatória, a inibição e o restrito manejo pulsional, bem como o estabelecimento de relações especulares com o uso de defesas narcísicas, indicam falhas no processo de subjetivação.
Divulgacão CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
ISSN16770471
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
NaturezaCOMPLETO
Página Final326
Página Inicial318
RelevânciaNAO
Série03
Título do ArtigoProblemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris
Título do Artigo(en)Problemática narcísica-identitária em adolescentes abusadores sexuais: contribuições do Rorschach Escola de Paris
Título do Períodico ou RevistaAvaliação Psicológica (Impresso)
Volume15