Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoGUARDA, GRAZIELA ; GOULART, IONE. Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018. v. . p. 486-.
AutorGraziela Ferreira Guarda
Ano2018

Informações Complementares

Ano de Realização2018
Ano do Trabalho2018
Cidade do EventoFortaleza
Classificação do EventoNACIONAL
Descrição e Informações AdicionaisEsse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.
Descrição e Informações Adicionais(en)Esse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.
Divulgação CientíficaSIM
DOI10.5753/cbie.sbie.2018.486
Homepage do Trabalho[http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8005]
IdiomaPortuguês
ISBN23166533
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Nome do EventoXXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education)
Página Inicial486
País do EventoBrasil
RelevânciaSIM
Título do TrabalhoJogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente
Título do Trabalho(en)Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente