Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoGUARDA, G. F. ; GOULART, I. F.. Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente. 2018.
AutorGraziela Ferreira Guarda
Ano2018

Informações Complementares

Ano2018
Cidade de ApresentaçãoFortaleza
Descricão e Informacões AdicionaisEsse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Esse artigo descreve uma metodologia para uso de ferramentas lúdicas amparada pela Computação Desplugada como processo de ensino-aprendizagem para a Educação Básica oriundo das atividades do projeto de pesquisa Logicamente cujo propósito é estudar e buscar alternativas para a construção de um processo de ensino-aprendizagem gamificado que visa contribuir para a inserção de novos métodos e melhoria do rendimento escolar no contexto das Ciências Exatas sob a ótica do Pensamento Computacional. Considerando o cenário escolar brasileiro, foram construídos objetos de aprendizagem com materiais acessíveis para trabalhar a inserção de habilidades como montagem de sequências lógicas, lógica de programação, criptografia, entre outros. Ao final, foi possível identificar melhoras significativas no rendimento escolar dos estudantes atendidos.
Divulgação CientíficaSIM
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraSBC
Local da ApresentaçãoFortaleza
NaturezaCONGRESSO
Nome do EventoXXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018)
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TítuloJogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente
Título(en)Jogos Lúdicos sob a ótica do Pensamento Computacional: Experiências do Projeto Logicamente