Detalhes da Produção

TipoApresentação de Trabalho
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoBESSA, Leandro. Engramas: Polaridades dinâmicas na imagem Diadorim II de Arlindo Daibert. 2019.
AutorLeandro de Bessa Oliveira
Ano2019

Informações Complementares

Ano2019
Cidade de ApresentaçãoBuenos Aires
Descricão e Informacões AdicionaisO trabalho trata do artista plástico brasileiro Arlindo Daibert, que explorou durante sua vida uma técnica, entre o plástico e o textual, cuja criação artística esteve intimamente relacionada à dimensão literária. Compôs, ao longo de sua carreira, séries que provinham de textos e escritores brasileiros, como Macunaíma de Mário de Andrade, poemas de Murilo Mendes e o romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas (1956). Neste último, realizou a xilogravura ?Diadorim II?, produzido no início dos anos 80. Olhamos para a imagem de Daibert como uma forma dinâmica de forças contrastantes, do mesmo modo em que se opera a narrativa de João Guimarães Rosa ? entre lógica e magia, razão e desrazão. Analisamos, portanto, no transcurso temporal entre a publicação do livro e a imagem de Daibert o tempo fantasmata (AGAMBEM, 2012) decorrente do movimento histórico entre imagem literária e imagem desenhada. Com objetivo de compreender as tensões e energias que emergem da imagem ?Diadorim II? do ponto de vista de Aby Warburg, que concebeu essas tensões dinâmicas em termos de polaridades e não de contradições, definindo, assim, como engramas (DIDI-HUBERMAN, 2012), ou a capacidade de reagir a um evento ao longo de um período de tempo, de forma a preservar e transmitir energia desconhecida para o mundo físico (BURUCÚA, 2003).
Descricão e Informacões Adicionais(en)O trabalho trata do artista plástico brasileiro Arlindo Daibert, que explorou durante sua vida uma técnica, entre o plástico e o textual, cuja criação artística esteve intimamente relacionada à dimensão literária. Compôs, ao longo de sua carreira, séries que provinham de textos e escritores brasileiros, como Macunaíma de Mário de Andrade, poemas de Murilo Mendes e o romance de Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas (1956). Neste último, realizou a xilogravura ?Diadorim II?, produzido no início dos anos 80. Olhamos para a imagem de Daibert como uma forma dinâmica de forças contrastantes, do mesmo modo em que se opera a narrativa de João Guimarães Rosa ? entre lógica e magia, razão e desrazão. Analisamos, portanto, no transcurso temporal entre a publicação do livro e a imagem de Daibert o tempo fantasmata (AGAMBEM, 2012) decorrente do movimento histórico entre imagem literária e imagem desenhada. Com objetivo de compreender as tensões e energias que emergem da imagem ?Diadorim II? do ponto de vista de Aby Warburg, que concebeu essas tensões dinâmicas em termos de polaridades e não de contradições, definindo, assim, como engramas (DIDI-HUBERMAN, 2012), ou a capacidade de reagir a um evento ao longo de um período de tempo, de forma a preservar e transmitir energia desconhecida para o mundo físico (BURUCÚA, 2003).
Divulgação CientíficaNAO
IdiomaPortuguês
Instituição PromotoraBiblioteca Nacional Mariano Morena
Local da ApresentaçãoArgentina
NaturezaSIMPOSIO
Nome do EventoSimpósio Internacional Warburg
PaísArgentina
RelevânciaNAO
TítuloEngramas: Polaridades dinâmicas na imagem Diadorim II de Arlindo Daibert
Título(en)Engramas: Polaridades dinâmicas na imagem Diadorim II de Arlindo Daibert