Detalhes da Produção

TipoCapitulo de Livro Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, Geraldo. Juventude brasileira e desafios para a educação social. In: CALIMAN, G.; VASCONCELOS, I.C.. (Org.). Jovens universitários: entre a inclusão e a exclusão. 1ed.Brasilia: Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, 2019, v. 1, p. 15-32.
AutorGeraldo Caliman
Ano2019

Informações Complementares

Ano2019
Cidade da EditoraBrasilia
Descricão e Informacões AdicionaisA percepção da existência de diferentes juventudes em seus contextos e necessidades nos remete a um desafio para a educação. O presente texto parte de uma descrição e análise da condição juvenil com o objetivo de, a partir da leitura da realidade, sugerir processos pedagógicos adaptados aos novos desafios provenientes de tal realidade. Diante de contextos de risco e vulnerabilidade social, entende-se propor uma reflexão em torno da aplicabilidade das metodologias educativas voltadas para a priorização das re-lações humanas a partir do diálogo entre a prática da Educação Social e seu correspondente teórico, a Pedagogia Social. Tais desafios requerem maiores aprofundamentos a partir da pesquisa sobre a condição juvenil. Para responder a esses desafios, em sua maioria de natureza social, focalizamos de modo especial os princípios metodológicos pautados pela centralidade das relações humanas nos processos socioeducativos, capazes de potenciar referenciais e significados para a vida de adolescentes e jovens envolvidos em situações de violência e conflitos.
Divulgação CientíficaNAO
Homepage do Trabalhohttp://pedagogiasocial.net
IdiomaPortuguês
ISBN9788562258435
Meio de DivulgaçãoIMPRESSO
nome da editoraCátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
numero da edicao revisao1
numero da serie1
numero de volumes1
OrganizadoresCALIMAN, G.; VASCONCELOS, I.C.
Página Final32
Página Inicial15
pais de publicacaoBrasil
RelevânciaNAO
TipoCapítulo de livro publicado
titulo do capitulo do livroJuventude brasileira e desafios para a educação social
titulo do livroJovens universitários: entre a inclusão e a exclusão