Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoNATALIE LOUISE CARVALHO NERIS. O TOM DAS MÍDIAS SOCIAIS: ANÁLISE DO TWITTER E INSTAGRAM A PARTIR DAS NARRATIVAS PRESENTES NESTES AMBIENTES VIRTUAIS. 2019. Dissertação de mestrado (Mestrado em Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica) - Universidade Catolica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2019

Informações Complementares

Ano2019
BolsaNAO
Código da Instituição001200000991
Código do Curso90000006
Descricão e Informacões AdicionaisResumo:"Essa dissertação se propôs a analisar o Tom das mídias sociais, especificamente do Twitter e Instagram, bem como as modulações e gradações em torno do Tom principal do enunciador. Pesquisa realizada a partir de 36 postagens, de maio de 2019, provenientes de três sujeitos com perfis oficiais no Twitter e Instagram: personalidade ? Guga Chacra, empresa privada ? Netflix e instituição pública ? Marinha do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conceituar e identificar as principais características das Mídias Sociais pela visão de Recuero (2009), da Semiótica Discursiva de Greimas (1968) e de Tom e Tonalização pela abordagem de Duarte (2007), nossa abordagem teórico-metodológico. Esse percurso nos permitiu identificar os deslocamentos que compreendem a existência de um Tom principal em cada mídia social originada em si própria e, este Tom é reafirmado através das narrativas emitidas pelos usuários destas a partir das estruturas narrativas das emissões."
Descricão e Informacões Adicionais(en)Resumo:"Essa dissertação se propôs a analisar o Tom das mídias sociais, especificamente do Twitter e Instagram, bem como as modulações e gradações em torno do Tom principal do enunciador. Pesquisa realizada a partir de 36 postagens, de maio de 2019, provenientes de três sujeitos com perfis oficiais no Twitter e Instagram: personalidade ? Guga Chacra, empresa privada ? Netflix e instituição pública ? Marinha do Brasil. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de conceituar e identificar as principais características das Mídias Sociais pela visão de Recuero (2009), da Semiótica Discursiva de Greimas (1968) e de Tom e Tonalização pela abordagem de Duarte (2007), nossa abordagem teórico-metodológico. Esse percurso nos permitiu identificar os deslocamentos que compreendem a existência de um Tom principal em cada mídia social originada em si própria e, este Tom é reafirmado através das narrativas emitidas pelos usuários destas a partir das estruturas narrativas das emissões."
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Catolica de Brasília
nome do cursoPós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica
nome do orientadoNATALIE LOUISE CARVALHO NERIS
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloO TOM DAS MÍDIAS SOCIAIS: ANÁLISE DO TWITTER E INSTAGRAM A PARTIR DAS NARRATIVAS PRESENTES NESTES AMBIENTES VIRTUAIS
Título(en)O TOM DAS MÍDIAS SOCIAIS: ANÁLISE DO TWITTER E INSTAGRAM A PARTIR DAS NARRATIVAS PRESENTES NESTES AMBIENTES VIRTUAIS