Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoGALVAO, A. C. T. ; GOMES, C. A. C. ; CAPANEMA, C. ; CALIMAN, G. ; CÂMARA, J. S.. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, p. 425-442, 2010.
AutorGeraldo Caliman
Ano2010

Informações Complementares

Ano do artigo2010
Descricão e Informacões AdicionaisRESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma série de pesquisas exploratórias com o objetivo de investigar as violências escolares entre alunos e professores e algumas das suas implicações práticas. Utilizando métodos quantitativos e qualitativos, focalizaram casos específicos de estabelecimentos públicos e particulares urbanos. Suas conclusões indicam que a escola se caracteriza ao mesmo tempo como autora, vítima e laboratório para a aprendizagem de violências. A existência de discrepâncias significativas entre os conceitos de violências recomendam o seu debate entre docentes e discentes para pactuar normas e condutas comuns. Para isso, é necessária a gestão escolar democrática, não burocrática, com uma liderança efetiva, além de dinâmicas curriculares significativas para os alunos, que enfatizem valores e emoções, no quadro de mudanças paradigmáticas da educação.
Descricão e Informacões Adicionais(en)ABSTRACT: This paper presents the results of a set of exploratory research projects, aiming to investigate the school violence among students and teachers and some of their practical implications. Based on quantitative and qualitative methods, they focused on cases of public and private urban schools. Conclusions suggest that school is at the same time author, victim and a laboratory where students learn to do violence. Significant differences in violence perspectives recommend their discussion between students and teachers to establish a pact on common rules and approved behaviors. Essential conditions for that are democratic, non-bureaucratic, school management, with effective leadership, and curricular dynamics significant for students, emphasizing values and emotions in the framework of paradigmatic change in education.
Divulgacão CientíficaNAO
DOI10.1590/s0104-40362010000300002
Homepage do Trabalho[http://https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362010000300002&lng=pt&nrm=iso]
IdiomaInglês
ISSN01044036
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Página Final442
Página Inicial425
RelevânciaNAO
Série68
Título do ArtigoViolências escolares: implicações para a gestão e o currículo
Título do Artigo(en)School violence: implications for management and curriculum dynamics
Título do Períodico ou RevistaEnsaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Volume18