Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, G. ; GUIMARÃES-IOSIF, R. ; LUCENA, J.I.A.de ; SANTOS, V.G. dos. Youth Leadership and Global Citizenship: Alternatives for Peacebuilding in Brazilian Public Schools. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 108, p. 1-23, 2020.
AutorGeraldo Caliman
Ano2020

Informações Complementares

Ano do artigo2020
Descricão e Informacões AdicionaisLiderança juvenil e cidadania global: alternativas para a construção de paz em uma escola pública
A paz é fruto de uma construção social que demanda um processo individual e coletivo de informação e compromisso na construção de um mundo mais justo e inclusivo. A Universidade e a escola, enquanto espaços de educação formal tem um grande potencial como promotores e construtores de paz. O artigo discute esses dois argumentos a partir de uma experiência desenvolvida em duas escolas públicas do Distrito Federal pela Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB), a partir de 2015 até o presente. A primeira parte discute-se o presente contexto da juventude a partir de um foco teórico na cidadania global e na centralidade da liderança juvenil para a apropriação de processos de construção de paz. A segunda parte enfatiza o papel da universidade e da escola pública na construção de redes que atuam proativamente na educação dos jovens para a cidadania, preparando-os para o eventual confronto com situações de violência e intolerância. A última parte do artigo volta-se para as experiências de sucesso dos últimos anos, capazes de ativar a prevenção da violência escolar e a construção de uma cidadania global. O estudo mostra que os princípios de educação para a paz e formação da cidadania global inspirados na UNESCO são importantes alternativas para a promoção e construção de culturas de paz.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Peace is a social construct that demands a process of individual and collective awareness and commitment for the construction of a fairer and more inclusive world. The University and the school, as formal educational spaces have a great potential as peacebuilders. This article discusses these two arguments from fragments of an experience held in two public schools from Distrito Federal. It was conducted by the UNESCO Chair on Youth, Education, and Society (Catholic University of Brasília – UCB) from 2015 to the present. The first part discusses the current context of young people from the theoretical lens of global citizenship and the centrality of youth leadership and empowerment in the process of peace building. The second part emphasizes the role of the university and the public school in the construction of networks that act proactively in the citizenship education of young people, preparing them for confrontation with situations of violence and the most diverse types of intolerance. The final part of the article looks at the experiences of the last three years, examples of successful educational practices that have the potential to act in the prevention of school violence and in the construction of an inclusive and emancipatory global citizenship. The study shows that UNESCO’s principles of education for peace and global citizenship are important alternatives for the promotion and building of peace.
Divulgacão CientíficaNAO
DOI10.1590/S0104-40362020002802047
IdiomaInglês
ISSN01044036
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaCOMPLETO
Página Final23
Página Inicial1
RelevânciaNAO
Título do ArtigoYouth Leadership and Global Citizenship: Alternatives for Peacebuilding in Brazilian Public Schools
Título do Artigo(en)Youth Leadership and Global Citizenship: Alternatives for Peacebuilding in Brazilian Public Schools
Título do Períodico ou RevistaEnsaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Volume108