Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoEdson Franklin Barbosa Filgueira. OS LÍMITES DE APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DE VEDAÇÃO AO EFEITO CONFISCATÓRIO DO TRIBUTO. 2019. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorMarcos Aurélio Pereira Valadão
Ano2019

Informações Complementares

Ano2019
BolsaNAO
Código da Instituição001300000993
Código do Curso90000036
Descricão e Informacões Adicionais1.INTRODUÇÃO
A Constituição Federal brasileira de 1988 possui um título “Limitações do Poder de Tributar”, dentro do capitulo relativo ao Sistema Tributário Nacional onde faz referência de maneira expressa a instrumentos jurídicos responsáveis por regular e delimitar as fronteiras em que é exercitável o poder de tributar, entre os principais instrumentos se encontra o princípio que veda a utilização dos tributos com efeitos de confisco, também chamado de princípio do não confisco, expresso no artigo 150, inciso IV, CF.
O princípio do não confisco se apresenta como uma norma balizadora do poder de tributar do Estado, já que diante da enorme quantidade de tributos e suas mais diversas formas de incidência, se faz necessário a existência de proteções às liberdades individuais do contribuinte e determinados direitos fundamentais como o de propriedade, que podem ser invadidos pelos tributos, de maneira a proporcionar um efeito confiscatório.
O Princípio do não confisco, assim como outros princípios, possui um forte conteúdo axiológico e um alto grau de generalidade, sendo assim, fica o operador do direito na missão de interpretar o mandamento de maneira a possibilitar a correta defesa dos valores tragos na norma. Portanto, é comum que exista diversas interpretações a respeito da mesma norma, ainda mais quanto a aplicação prática do princípio do não confisco.
A aplicação da vedação à utilização de tributo com efeito de confisco é atualmente realizada em conjunto outros princípios constitucionais, que atuam como parâmetro para sua efetivação, entre eles, o da capacidade contributiva e do mínimo existencial, sendo assim, quando da análise de uma tributação com um possível efeito confiscatório, na maioria das situações, esses princípios devem ser levados em conta.
A doutrina ainda encontra uma fonte vinculação entre o princípio do não confisco e o princípio da razoabilidade, como afirma Jorge Oliveira Vargas “o princípio do não-confisco é o princípio da razoabilidade
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoMestrado em Direito
nome do orientadoEdson Franklin Barbosa Filgueira
numero id orientado7448544761093543
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloOS LÍMITES DE APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DE VEDAÇÃO AO EFEITO CONFISCATÓRIO DO TRIBUTO