Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoDANIEL VICENTE EVALDT DA SILVA. ANÁLISE DO MODELO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO BRASIL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E JUSTIÇA. 2019. Dissertação de mestrado (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorMarcos Aurélio Pereira Valadão
Ano2019

Informações Complementares

Ano2019
BolsaNAO
Código da Instituição001300000993
Código do Curso90000036
Descricão e Informacões Adicionais1.	OBJETO
Este estudo pretende analisar o modelo de previdência complementar sob o enfoque de sua sustentabilidade ao longo do tempo, sua capacidade de assegurar equilíbrio fiscal aos entes da Federação, bem como garantir manutenção do padrão de vida dos trabalhadores e manutenção de direitos fundamentais assegurados no texto constitucional.
2.	PROBLEMA DE PESQUISA
O modelo de previdência complementar é capaz de assegurar concomitantemente: sustentabilidade ao longo do tempo, equilíbrio fiscal aos entes da Federação, manutenção do padrão de vida dos trabalhadores e garantia de direitos fundamentais assegurados no texto constitucional?
3.	JUSTIFICATIVA
A sociedade brasileira passa por um momento de transformações importantes. O país ainda atravessa um período de forte recessão econômica e o Estado enfrenta uma aguda crise fiscal em diversos entes da Federação, com reflexos na qualidade de serviços públicos e sem sinais claros de que haverá desenvolvimento e justiça social.
Esse contexto leva a um embate entre o Estado, que necessita de mais recursos para financiar-se, e a sociedade, que acredita que já paga muito pelo pouco que recebe de volta do aparato estatal. 
Então, a sociedade questiona o modo de financiamento do Estado, uma vez que ele é mantido pelos tributos dos cidadãos e empresas, e coteja com a atuação do Estado no desenvolvimento do país, em especial, sobre sua função na sociedade contemporânea, seu papel enquanto agente de transformações desejadas pela sociedade e a eficiência de todos os serviços que ele presta direta ou indiretamente.
Assim, um dos temas mais importantes e debatidos na sociedade brasileira é o sistema de previdência social, uma vez que ele carrega enorme pressão na arrecadação de tributos, no nível de despesas do orçamento público e é forte instrumento de política econômica de rendas, com notável impacto no desenvolvimento do país. Parece haver certo consenso de que a seguridade social precisa mudar. O sistema aparenta ser ins
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoMestrado em Direito
nome do orientadoDANIEL VICENTE EVALDT DA SILVA
numero id orientado0353455303652873
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloANÁLISE DO MODELO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO BRASIL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E JUSTIÇA