Ano do artigo | 2017 |
Descricão e Informacões Adicionais | A investigação enfatiza os conceitos de educação, sociabilidade e socialização, pautando-se no estudo de alguns teóricos que abordam o tema, tais como Freire, Maturana, Bauman, Caliman, Baechler, entre outros. De um lado, pretende-se identi car e interpretar os aspectos referentes aos conteúdos e às formas de sociabilidade, socialização e educação, bem como de que modo essa trilogia se processa na prática e na realidade constitutiva das pessoas; por outro lado, busca-se saber de que forma a educação, sociabilidade e a socia- bilização constituem expressões dinâmicas na interação do cotidiano entre os indivíduos. Foram entrevistadas seis pessoas: dois gestores, um da área administrativa e o outro da área pedagógica e socioeducativa; dois professores que ministram aulas de sociologia e loso a; e dois alunos, um de licenciatura em Pedagogia e o outro de bacharelado em Psicologia. Para a coleta de dados, foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada. Fez-se uso de gravador para o registro das respostas, as quais, posteriormente, foram transcritas na íntegra, seguidas da interpretação na forma de análise de discurso, com o estabelecimento de uma relação en- tre a teoria e a prática. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar de que modo se carac- terizam e se manifestam as expressões da educação, sociabilidade e socialização na visão dos teóricos citados e o seu prolongamento na interação entre as pessoas. Dos dados obtidos, destaca-se que os termos ?educação?, ?sociabilidade?, ?socialização?, na perspectiva dos teóricos, associados ao resultado dos entrevistados, diferem na sua expressão dependendo do grupo e de situações pelos quais os momentos são |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | The research emphasizes the concepts of education , sociability and socializing, resting on the study of some theorists on the topic , such as Freire, Maturana, Bauman, Caliman, Baechler, among others. It is intended, therefore, to identify and interpret as- pects relating to the content and forms of education sociability, socialization and how this trilogy takes place in practice and constitutive reality of the people; on the other hand, how education, sociability and socialization are dynamic expressions in everyday interac- tion between individuals. Six people are interviewed: two managers, an administrative area and the other the educational area and socio-educational, two teachers who teach sociolo- gy classes and Philosophy and two students, an undergraduate degree, degree in Pedagogy and the other attending BA in Psychology. For data collection was used the technique of semi-structured interview was made using the recorder to record the responses to which were later transcribed, followed by interpretation in the form of discourse analysis and establishing one relationship between theory and practice. The objective of the research was to investigate and analyze how to characterize and manifest expressions of education, sociability, socialization in view of the aforementioned theoretical and its extension in the interaction between people. The data highlights that the terms of education, sociability and socialization from the perspective of theoretical, associated with the result of res- pondents differ in their expression depending on the group and situations in which times are experienced. On the other hand, there is consistent both in the aspect of the human being is a social being and continuum formative and informative process of interaction and context, i.e. goes beyond the classroom. The human being needs the other for their coexistence, which is realized by education and socio educational activities. |
Divulgacão Científica | NAO |
Homepage do Trabalho | [http://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao] |
Idioma | Português |
ISSN | 25269089 |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | COMPLETO |
Página Final | 156 |
Página Inicial | 142 |
Relevância | NAO |
Série | 154 |
Título do Artigo | Educação, sociabilidade e socialização: múltiplas perspectivas |
Título do Artigo(en) | Education, sociability and socialization: multiple perspectives |
Título do Períodico ou Revista | Revista de Educação ANEC |
Volume | 40 |