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Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | BESSA, Leandro ; BENEVENUTE, L. D.. DESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 16, p. 306-323-, 2020. |
Autor | Leandro de Bessa Oliveira |
Ano | 2020 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2020 |
Descricão e Informacões Adicionais | Este artigo baseia-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, cujo objetivo é documentar o processo de desenvolvimento do jogo Trivster. Criado para Apple TV dentro do projeto de capacitação de estudantes do BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Trivster é um jogo de perguntas e respostas que utiliza os sensores do smartphone para uma experiência no formato multiplayer. Neste artigo, se discute o potencial educativo dos jogos e as metodologias e frameworks exploradas no processo de concepção de games: Challenge-Based Learning, Scrum, UX e Design Thinking. Don Norman (2018), Travis Lowdermilk (2013), Jeff Sutherland (2014) e Lúcia Santaella (2018) são alguns autores que sustentam a base teórica do artigo. Ao final, a postura reflexiva adotada no processo de criação do game permitiu a elaboração de algumas questões relativas à contribuição dos jogos para a educação. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Este artigo baseia-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, cujo objetivo é documentar o processo de desenvolvimento do jogo Trivster. Criado para Apple TV dentro do projeto de capacitação de estudantes do BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Trivster é um jogo de perguntas e respostas que utiliza os sensores do smartphone para uma experiência no formato multiplayer. Neste artigo, se discute o potencial educativo dos jogos e as metodologias e frameworks exploradas no processo de concepção de games: Challenge-Based Learning, Scrum, UX e Design Thinking. Don Norman (2018), Travis Lowdermilk (2013), Jeff Sutherland (2014) e Lúcia Santaella (2018) são alguns autores que sustentam a base teórica do artigo. Ao final, a postura reflexiva adotada no processo de criação do game permitiu a elaboração de algumas questões relativas à contribuição dos jogos para a educação. |
Divulgacão Científica | NAO |
DOI | 10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52073 |
Homepage do Trabalho | [http://https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/index] |
Idioma | Português |
ISSN | 18078931 |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | COMPLETO |
Ordem de Importância | 3 |
Página Inicial | 306-323 |
Relevância | SIM |
Série | 5 |
Título do Artigo | DESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem |
Título do Artigo(en) | DESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem |
Título do Períodico ou Revista | Temática - Revista eletrônica de publicação mensal |
Volume | 16 |