Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoBESSA, Leandro ; BENEVENUTE, L. D.. DESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 16, p. 306-323-, 2020.
AutorLeandro de Bessa Oliveira
Ano2020

Informações Complementares

Ano do artigo2020
Descricão e Informacões AdicionaisEste artigo baseia-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, cujo objetivo é documentar o processo de desenvolvimento do jogo Trivster. Criado para Apple TV dentro do projeto de capacitação de estudantes do BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Trivster é um jogo de perguntas e respostas que utiliza os sensores do smartphone para uma experiência no formato multiplayer. Neste artigo, se discute o potencial educativo dos jogos e as metodologias e frameworks exploradas no processo de concepção de games: Challenge-Based Learning, Scrum, UX e Design Thinking. Don Norman (2018), Travis Lowdermilk (2013), Jeff Sutherland (2014) e Lúcia Santaella (2018) são alguns autores que sustentam a base teórica do artigo. Ao final, a postura reflexiva adotada no processo de criação do game permitiu a elaboração de algumas questões relativas à contribuição dos jogos para a educação.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Este artigo baseia-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo, cujo objetivo é documentar o processo de desenvolvimento do jogo Trivster. Criado para Apple TV dentro do projeto de capacitação de estudantes do BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development) da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Trivster é um jogo de perguntas e respostas que utiliza os sensores do smartphone para uma experiência no formato multiplayer. Neste artigo, se discute o potencial educativo dos jogos e as metodologias e frameworks exploradas no processo de concepção de games: Challenge-Based Learning, Scrum, UX e Design Thinking. Don Norman (2018), Travis Lowdermilk (2013), Jeff Sutherland (2014) e Lúcia Santaella (2018) são alguns autores que sustentam a base teórica do artigo. Ao final, a postura reflexiva adotada no processo de criação do game permitiu a elaboração de algumas questões relativas à contribuição dos jogos para a educação.
Divulgacão CientíficaNAO
DOI10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52073
Homepage do Trabalho[http://https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/index]
IdiomaPortuguês
ISSN18078931
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOMPLETO
Ordem de Importância3
Página Inicial306-323
RelevânciaSIM
Série5
Título do ArtigoDESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem
Título do Artigo(en)DESIGN DE JOGOS: Trivster, um jogo de trívia para smart TV e ambientes de aprendizagem
Título do Períodico ou RevistaTemática - Revista eletrônica de publicação mensal
Volume16