Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoENAILDO GONÇALVES VIANA. CRÍTICA POLÍTICA NO HUMOR DE CHICO ANYSIO: uma análise de narrativas humorísticas na televisão. 2015. Dissertação de mestrado (Mestrado em Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica) - Universidade Catolica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2015

Informações Complementares

Ano2015
BolsaNAO
Código da Instituição001200000991
Código do Curso90000006
Descricão e Informacões AdicionaisEsta dissertação tem por objetivo analisar e descrever as características das estruturas narrativas que se transformaram em crítica política, a partir dos esquetes de humor apresentados pelo humorista Chico Anysio, por meio da personagem Salomé de Passo Fundo, criada e interpretada por ele na Rede Globo de Televisão, como um quadro que compunha o programa Chico Anysio Show, no início da década de 1980. No viés da crítica política, Salomé mantinha um suposto diálogo telefônico com o então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, tecendo críticas ao próprio presidente e ao governo em geral, durante o regime militar no Brasil. A narratologia é a metodologia utilizada para verificar como são construídas essas abordagens de crítica social e política e nos permite entender como essa abordagem, considerada sofisticada, alcançou notoriedade popular, na TV aberta, generalista. O quadro teórico-metodológico que embasa a pesquisa está firmado em Vladimir Propp, A. J. Greimas, Roland Barthes, François Jost, Gérard Genette e em Ivan Bystrina, com os fundamentos das categorias narratológicas e os conceitos da semiótica pragmática e da cultura que, na nossa visão, se complementam e nos dão a compreensão da sinergia criada entre a personagem e o público. Como exemplo, pode-se afirmar que as camadas semióticas, conceituadas por Bystrina, presentes na apresentação da Salomé, como elementos de seu discurso, eram visíveis e, entendemos que isso contribuiu na identidade da personagem com o público. Como também percebemos em diversos episódios, a aplicação dos tipos de riso classificados por Propp, principalmente o riso vulgar e o de zombaria, quando ela abordava o lado negativo, torpe do governo. Como notamos a personagem trabalhando a isotopia narrativa que incitava a interpretação extratextual, categorias Greimasianas, ao trazer no roteiro algo que ensejava dupla interpretação. O percurso da análise dá-nos a ideia de que o humorista Chico Anysio, com a Salomé, conseguiu c
Descricão e Informacões Adicionais(en)Esta dissertação tem por objetivo analisar e descrever as características das estruturas narrativas que se transformaram em crítica política, a partir dos esquetes de humor apresentados pelo humorista Chico Anysio, por meio da personagem Salomé de Passo Fundo, criada e interpretada por ele na Rede Globo de Televisão, como um quadro que compunha o programa Chico Anysio Show, no início da década de 1980. No viés da crítica política, Salomé mantinha um suposto diálogo telefônico com o então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, tecendo críticas ao próprio presidente e ao governo em geral, durante o regime militar no Brasil. A narratologia é a metodologia utilizada para verificar como são construídas essas abordagens de crítica social e política e nos permite entender como essa abordagem, considerada sofisticada, alcançou notoriedade popular, na TV aberta, generalista. O quadro teórico-metodológico que embasa a pesquisa está firmado em Vladimir Propp, A. J. Greimas, Roland Barthes, François Jost, Gérard Genette e em Ivan Bystrina, com os fundamentos das categorias narratológicas e os conceitos da semiótica pragmática e da cultura que, na nossa visão, se complementam e nos dão a compreensão da sinergia criada entre a personagem e o público. Como exemplo, pode-se afirmar que as camadas semióticas, conceituadas por Bystrina, presentes na apresentação da Salomé, como elementos de seu discurso, eram visíveis e, entendemos que isso contribuiu na identidade da personagem com o público. Como também percebemos em diversos episódios, a aplicação dos tipos de riso classificados por Propp, principalmente o riso vulgar e o de zombaria, quando ela abordava o lado negativo, torpe do governo. Como notamos a personagem trabalhando a isotopia narrativa que incitava a interpretação extratextual, categorias Greimasianas, ao trazer no roteiro algo que ensejava dupla interpretação. O percurso da análise dá-nos a ideia de que o humorista Chico Anysio, com a Salomé, conseguiu c
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Catolica de Brasília
nome do cursoPós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica
nome do orientadoENAILDO GONÇALVES VIANA
numero id orientado2211313420925692
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloCRÍTICA POLÍTICA NO HUMOR DE CHICO ANYSIO: uma análise de narrativas humorísticas na televisão
Título(en)CRÍTICA POLÍTICA NO HUMOR DE CHICO ANYSIO: uma análise de narrativas humorísticas na televisão