Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoClarissa Trein de Almeida. MARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD. 2020. Dissertação de mestrado (Mestrado em Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica) - Universidade Catolica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2020

Informações Complementares

Ano2020
BolsaNAO
Código da Instituição001200000991
Código do Curso90000006
Descricão e Informacões AdicionaisEssa dissertação se propôs a identificar mecanismos que permitam entender a configuração e operação das narrativas complexas televisivas e vislumbrar até onde vai essa complexidade, especialmente no que se refere à estrutura narrativa. Pretendeu-se identificar as marcas distintivas da narrativa complexa. Para isso, este estudo ancora-se a narratologia moderna e conduz a uma extensão analítica de abordagem de base poética e que visam iluminar as estratégias de estética do texto, vendo discurso e estrutura não somente como forma, mas como estratégias do conteúdo com vistas a produção de sentido e a experiência do expectador. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica primeiramente a fim de entender as transformações da televisão, sobretudo como mediadora de matrizes narrativas desde sua Era Clássica até a Convergência Digital. Essa pesquisa teoria também ajudou a conceituar e caracterizar as narrativas; suas diversas vertentes (clássica, complexa e transmídia) e os elementos constituintes de uma narrativa, especialmente a complexa. Ao identificar mecanismos que conduzem a uma narrativa complexa televisiva (multiplicidade de personagens, multiplicidade de fios narrativos, variação de temporalidade, movimentação centrífuga e centrípeta), amparados especialmente por pesquisadores como Mittell, Scolari, Booth e Johnson foi analisar como esses elementos identificados operam e se relacionam a partir da série televisiva Westworld. Os resultados alcançados nos permitiram compreender as narrativas complexas não mais como estruturas serializadas que promovem o engajamento e desenvolvimento cognitivo a partir de sua reconfiguração discursiva, mas como narrativas serializadas que estrategicamente transgridem as normas clássicas ao manipularem discursivamente, os elementos básicos de uma história (tempo, espaço e personagens) a fim de promover experiências em diferentes níveis que estimulem o acompanhamento, engajamento e desenvolvimento cognitivo do públi
Descricão e Informacões Adicionais(en)Essa dissertação se propôs a identificar mecanismos que permitam entender a configuração e operação das narrativas complexas televisivas e vislumbrar até onde vai essa complexidade, especialmente no que se refere à estrutura narrativa. Pretendeu-se identificar as marcas distintivas da narrativa complexa. Para isso, este estudo ancora-se a narratologia moderna e conduz a uma extensão analítica de abordagem de base poética e que visam iluminar as estratégias de estética do texto, vendo discurso e estrutura não somente como forma, mas como estratégias do conteúdo com vistas a produção de sentido e a experiência do expectador. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica primeiramente a fim de entender as transformações da televisão, sobretudo como mediadora de matrizes narrativas desde sua Era Clássica até a Convergência Digital. Essa pesquisa teoria também ajudou a conceituar e caracterizar as narrativas; suas diversas vertentes (clássica, complexa e transmídia) e os elementos constituintes de uma narrativa, especialmente a complexa. Ao identificar mecanismos que conduzem a uma narrativa complexa televisiva (multiplicidade de personagens, multiplicidade de fios narrativos, variação de temporalidade, movimentação centrífuga e centrípeta), amparados especialmente por pesquisadores como Mittell, Scolari, Booth e Johnson foi analisar como esses elementos identificados operam e se relacionam a partir da série televisiva Westworld. Os resultados alcançados nos permitiram compreender as narrativas complexas não mais como estruturas serializadas que promovem o engajamento e desenvolvimento cognitivo a partir de sua reconfiguração discursiva, mas como narrativas serializadas que estrategicamente transgridem as normas clássicas ao manipularem discursivamente, os elementos básicos de uma história (tempo, espaço e personagens) a fim de promover experiências em diferentes níveis que estimulem o acompanhamento, engajamento e desenvolvimento cognitivo do públi
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Catolica de Brasília
nome do cursoPós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica
nome do orientadoClarissa Trein de Almeida
numero id orientado9729692465682788
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoACADEMICO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloMARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD
Título(en)MARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD