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Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Clarissa Trein de Almeida. MARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD. 2020. Dissertação de mestrado (Mestrado em Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica) - Universidade Catolica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Alexandre Schirmer Kieling |
Ano | 2020 |
Informações Complementares
Ano | 2020 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 001200000991 |
Código do Curso | 90000006 |
Descricão e Informacões Adicionais | Essa dissertação se propôs a identificar mecanismos que permitam entender a configuração e operação das narrativas complexas televisivas e vislumbrar até onde vai essa complexidade, especialmente no que se refere à estrutura narrativa. Pretendeu-se identificar as marcas distintivas da narrativa complexa. Para isso, este estudo ancora-se a narratologia moderna e conduz a uma extensão analítica de abordagem de base poética e que visam iluminar as estratégias de estética do texto, vendo discurso e estrutura não somente como forma, mas como estratégias do conteúdo com vistas a produção de sentido e a experiência do expectador. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica primeiramente a fim de entender as transformações da televisão, sobretudo como mediadora de matrizes narrativas desde sua Era Clássica até a Convergência Digital. Essa pesquisa teoria também ajudou a conceituar e caracterizar as narrativas; suas diversas vertentes (clássica, complexa e transmídia) e os elementos constituintes de uma narrativa, especialmente a complexa. Ao identificar mecanismos que conduzem a uma narrativa complexa televisiva (multiplicidade de personagens, multiplicidade de fios narrativos, variação de temporalidade, movimentação centrífuga e centrípeta), amparados especialmente por pesquisadores como Mittell, Scolari, Booth e Johnson foi analisar como esses elementos identificados operam e se relacionam a partir da série televisiva Westworld. Os resultados alcançados nos permitiram compreender as narrativas complexas não mais como estruturas serializadas que promovem o engajamento e desenvolvimento cognitivo a partir de sua reconfiguração discursiva, mas como narrativas serializadas que estrategicamente transgridem as normas clássicas ao manipularem discursivamente, os elementos básicos de uma história (tempo, espaço e personagens) a fim de promover experiências em diferentes níveis que estimulem o acompanhamento, engajamento e desenvolvimento cognitivo do públi |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Essa dissertação se propôs a identificar mecanismos que permitam entender a configuração e operação das narrativas complexas televisivas e vislumbrar até onde vai essa complexidade, especialmente no que se refere à estrutura narrativa. Pretendeu-se identificar as marcas distintivas da narrativa complexa. Para isso, este estudo ancora-se a narratologia moderna e conduz a uma extensão analítica de abordagem de base poética e que visam iluminar as estratégias de estética do texto, vendo discurso e estrutura não somente como forma, mas como estratégias do conteúdo com vistas a produção de sentido e a experiência do expectador. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica primeiramente a fim de entender as transformações da televisão, sobretudo como mediadora de matrizes narrativas desde sua Era Clássica até a Convergência Digital. Essa pesquisa teoria também ajudou a conceituar e caracterizar as narrativas; suas diversas vertentes (clássica, complexa e transmídia) e os elementos constituintes de uma narrativa, especialmente a complexa. Ao identificar mecanismos que conduzem a uma narrativa complexa televisiva (multiplicidade de personagens, multiplicidade de fios narrativos, variação de temporalidade, movimentação centrífuga e centrípeta), amparados especialmente por pesquisadores como Mittell, Scolari, Booth e Johnson foi analisar como esses elementos identificados operam e se relacionam a partir da série televisiva Westworld. Os resultados alcançados nos permitiram compreender as narrativas complexas não mais como estruturas serializadas que promovem o engajamento e desenvolvimento cognitivo a partir de sua reconfiguração discursiva, mas como narrativas serializadas que estrategicamente transgridem as normas clássicas ao manipularem discursivamente, os elementos básicos de uma história (tempo, espaço e personagens) a fim de promover experiências em diferentes níveis que estimulem o acompanhamento, engajamento e desenvolvimento cognitivo do públi |
Idioma | Português |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Catolica de Brasília |
nome do curso | Pós-Graduação stricto Sensu - Mestrado em Comunica |
nome do orientado | Clarissa Trein de Almeida |
numero id orientado | 9729692465682788 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | MARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD |
Título(en) | MARCAS DE UMA NARRATIVA COMPLEXA: O CASO DE WESTWORLD |