This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Mestrado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Cláudio Márcio Pereira dos Reis. VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ENTRE O CLIMA ESCOLAR E A PREVENÇÃO. 2021. Dissertação de mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL. |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2021 |
Informações Complementares
Ano | 2021 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | REIS, Cláudio Márcio Pereira. Violência na escola: entre o clima escolar e a prevenção. 2021. 123 f. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília. 2021. A violência é um fenômeno que assola países, nações e famílias, ela está impregnada nos mais variados nichos sociais e sociedades. Diante de tal mazela o contexto em algumas escolas é imitação da sociedade na qual ela está inserida. Sendo assim, não fica imune a tal situação. Vislumbrando o estudo desse fenômeno de violência, a pesquisa realizada é intitulada: ?Violência na escola: entre o clima escolar e a prevenção?. A violência na escola carrega características específicas que têm uma íntima ligação com o clima escolar e os sujeitos que ali se socializam. O presente trabalho tem por objetivo geral, analisar o clima escolar e as possíveis soluções para a prevenção e resolução de conflitos em episódios de violência no ambiente escolar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo com enfoque teórico relacionando-o com os aspectos ligados à violência de uma forma geral, destacando-se a análise e conceituação do clima escolar, entendimento do conceito macro de violência de forma geral e nas escolas, além do estudo de políticas de enfrentamento da violência. A pesquisa assume uma metodologia de abordagem mista, tanto quantitativa quanto qualitativa, realizada por meio da análise documental dos arquivos de uma escola no estado de Goiás, especificamente no bairro Lago Azul, com a aplicação de questionários semiestruturados a alunos, professores e gestor. Os questionários estão relacionados aos episódios de violência dentro da escola, bem como as propostas mitigadoras para minimizar esses aspectos violentos. Com a realização da pesquisa foram obtidos dados que mostram que as agressões físicas e verbais, juntamente com discriminações, são os tipos mais comuns de violências detectadas na escola. Os motivos que fazem essa violência aflorar está associada a dificuldade nas relações pessoais e a aversã |
Idioma | Português |
Natureza | Dissertação de mestrado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
nome do curso | Educação |
nome do curso ingles | Education |
nome do orientado | Cláudio Márcio Pereira dos Reis |
numero id orientado | 5136453599881434 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | ACADEMICO |
tipo de orientacao | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ENTRE O CLIMA ESCOLAR E A PREVENÇÃO |