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Detalhes da Produção
Tipo | Orientações Concluídas para Doutorado |
Grupo | Orientação |
Descrição | Paulo Roberto Corrêa Leão. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APORTE AOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS ORIENTADOS AOS JOVENS. 2020. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, . |
Autor | Geraldo Caliman |
Ano | 2020 |
Informações Complementares
Ano | 2020 |
Bolsa | NAO |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 51520010 |
Descricão e Informacões Adicionais | Temática inserida no programa de doutoramento em Educação da UCB, na linha de pesquisa Educação, Juventude e Sociedade e que tem dentre outros focos, como objeto de investigação, as dimensões sociais (processos sociais - socialização, sociabilidade e socialidade) e educacionais (processos educativos - ensino e aprendizagem) da juventude propiciada pela viabilização do Ciberespaço que deu origem a este trabalho, a partir da percepção de que socialmente a quantidade e a qualidade de relacionamentos das pessoas, favorecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm alcançado níveis até então nunca atingidos em toda a existência da humanidade. No entanto, ainda são poucas as instituições formais e não formais e docentes que nos seus processos educacionais têm iniciativas sistêmicas que visam a educação dos jovens estudantes ? de ambientes escolares formais como os de ambientes não formais (educação social) ? para transformá-los em agentes ativos da aprendizagem, instigando-os a apreender da potencialidade e interatividade proporcionado pelas TIC para empregá-las como ferramenta promotora de mudanças nas práticas de aprender, ensinar e socializar. Onde destaca o problema deste estudo: as TIC podem ser instituídas como aporte basilar dos processos sociais e educacionais dos jovens estudantes? Esta questão serviu como leitmotiv do objetivo principal: analisar o emprego das TIC como aporte aos processos sociais e educacionais dos jovens estudantes de ambiente educacional formal como não formal, contribuindo sobremaneira para o empoderamento de suas interatividades, além de oferecer subsídios metodológicos capazes de fomentar a pesquisa, a discussão e a experimentação destas tecnologias nos projetos pedagógicos e educacionais. Este estudo se justificou principalmente pela contribuição social e científica que poderá advir da elicitação sobre os aspectos teóricos e práticos do uso das TIC pelos jovens e docentes nos processos sociais e educacionais. O arcabouço t |
Idioma | Português |
Natureza | Tese de doutorado |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
Nome do Curso | Educação |
nome do curso ingles | Education |
Nome do Orientado | Paulo Roberto Corrêa Leão |
numero id orientado | 7110305735923934 |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo de Orientação | ORIENTADOR_PRINCIPAL |
Título | TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APORTE AOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS ORIENTADOS AOS JOVENS |