Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Doutorado
GrupoOrientação
DescriçãoPaulo Roberto Corrêa Leão. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APORTE AOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS ORIENTADOS AOS JOVENS. 2020. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, .
AutorGeraldo Caliman
Ano2020

Informações Complementares

Ano2020
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso51520010
Descricão e Informacões AdicionaisTemática inserida no programa de doutoramento em Educação da UCB, na linha de pesquisa Educação, Juventude e Sociedade e que tem dentre outros focos, como objeto de investigação, as dimensões sociais (processos sociais - socialização, sociabilidade e socialidade) e educacionais (processos educativos - ensino e aprendizagem) da juventude propiciada pela viabilização do Ciberespaço que deu origem a este trabalho, a partir da percepção de que socialmente a quantidade e a qualidade de relacionamentos das pessoas, favorecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm alcançado níveis até então nunca atingidos em toda a existência da humanidade. No entanto, ainda são poucas as instituições formais e não formais e docentes que nos seus processos educacionais têm iniciativas sistêmicas que visam a educação dos jovens estudantes ? de ambientes escolares formais como os de ambientes não formais (educação social) ? para transformá-los em agentes ativos da aprendizagem, instigando-os a apreender da potencialidade e interatividade proporcionado pelas TIC para empregá-las como ferramenta promotora de mudanças nas práticas de aprender, ensinar e socializar. Onde destaca o problema deste estudo: as TIC podem ser instituídas como aporte basilar dos processos sociais e educacionais dos jovens estudantes? Esta questão serviu como leitmotiv do objetivo principal: analisar o emprego das TIC como aporte aos processos sociais e educacionais dos jovens estudantes de ambiente educacional formal como não formal, contribuindo sobremaneira para o empoderamento de suas interatividades, além de oferecer subsídios metodológicos capazes de fomentar a pesquisa, a discussão e a experimentação destas tecnologias nos projetos pedagógicos e educacionais. Este estudo se justificou principalmente pela contribuição social e científica que poderá advir da elicitação sobre os aspectos teóricos e práticos do uso das TIC pelos jovens e docentes nos processos sociais e educacionais. O arcabouço t
IdiomaPortuguês
NaturezaTese de doutorado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoEducação
nome do curso inglesEducation
Nome do OrientadoPaulo Roberto Corrêa Leão
numero id orientado7110305735923934
PaísBrasil
RelevânciaNAO
Tipo de OrientaçãoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APORTE AOS PROCESSOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS ORIENTADOS AOS JOVENS