Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoPatricia Cartolano Chaim. GIFTING: A GESTÃO ESTRATÉGICA DE DÁDIVAS ORGANIZACIONAIS PARA UMA COMUNICAÇÃO INOVADORA. 2023. Dissertação de mestrado (Mestrado em Comunicação) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorLeandro de Bessa Oliveira
Ano2023

Informações Complementares

Ano2023
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso60056525
Descricão e Informacões AdicionaisAs relações de trocas estão presentes na sociedade desde as civilizações mais arcaicas. Dar, receber e retribuir são práticas cotidianas por meio das quais são fortalecidas alianças e estabelecidos laços sociais, político-econômicos e ambientais. Em uma perspectiva antropológica (MAUSS, 2008), todos somos participantes da dinâmica de oferta e recebimento de presentes, doações, cortesias e brindes ? os chamados ?mimos? ? isto é, as dádivas. Esta pesquisa aplicada propõe o desenvolvimento do produto "Manual do Gifting nas Empresas: Insights para Inovar na Comunicação Corporativa", e tem como objetivo geral analisar o Gifting como ferramenta de gestão estratégica para uma comunicação inovadora. O ponto de partida do percurso metodológico é a pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa documental como cartilhas empresariais, códigos de conduta, políticas institucionais, relatórios de associações e outros, que se somam à análise de benchmarking (BOGAN e ENGLISH, 1996; ZAIRI e LEONARD, 1995) para compreender o espaço ocupado pelo Gifting nas pequenas e médias organizações. É objetivo específico evidenciar os motivos pelos quais elas podem e devem assumir a gestão do Gifting, instituindo formalmente processos e práticas para o tema ?brindes corporativos? e compreendendo esses ativos como dádivas organizacionais. Apesar de reconhecer a importância de se ter presentes para levar à determinada reunião, de sentir a necessidade de escrever um cartão, de pensar na aparência da embalagem e outros detalhes do gift, poucas são as marcas que estruturam e institucionalizam o Gifting com processos claros e responsabilidades definidas. A abordagem teórica situa-se no Gifting (PECHLIVANIS, 2009; 2016; 2021), no capital simbólico (BOURDIEU, 2007), nos vínculos emocionais com as marcas (AAKER, 1996), na cultura da conexão (JENKINS, 2014) e no capitalismo artista (LIPOVETSKY, SERROY, 2015). Como resultado da pesquisa, observou-se que o Gifting nas organizações pode se tornar um potente ins
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoComunicação
nome do orientadoPatricia Cartolano Chaim
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoNAO_INFORMADO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloGIFTING: A GESTÃO ESTRATÉGICA DE DÁDIVAS ORGANIZACIONAIS PARA UMA COMUNICAÇÃO INOVADORA