Detalhes da Produção

TipoOrientações Concluídas para Mestrado
GrupoOrientação
DescriçãoSandra Maria Branchine. EVENTO DIGITAL: UMA INTERFACE DA EXTENSÃO. 2021. Dissertação de mestrado (Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa) - Universidade Católica de Brasília. ORIENTADOR_PRINCIPAL.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2021

Informações Complementares

Ano2021
BolsaNAO
Código da Instituição554300000007
Código do Curso90000014
Descricão e Informacões AdicionaisO Projeto de Aplicação, que resultou da pesquisa e cujo objetivo central é apresentar a estrutura de um evento digital, no formato híbrido com o alcance de objetivos educacionais e interesses empresariais, de modo que se crie momentos de conhecimento, reconhecimento e integração entre a qualidade de formação profissional, de soluções técnicas e tecnológicas produzidas no âmbito do IFB com a comunidade empresarial. Nesse intuito, foi desenvolvido o evento denominado ?IFB na sua cozinha: conectando sabores e saberes com tecnologia?. Para embasar a preparação do produto, utilizou-se de fundamentos teóricos voltados para a tipologia, planejamento e organização de eventos explicitado por Meneguel (2015), além de Martin e Lisboa (2020) que dissertam sobre evento digital, aliados ao conhecimento da economia criativa e sua interatividade com o desenvolvimento social e cultural descritos por Oliveira, Araújo e Silva (2013). Este estudo caracteriza-se quanto à natureza, pela pesquisa aplicada, com os procedimentos de pesquisa-ação de Thiollent (1992), com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva por Denzin e Lincoln (2010). O projeto de aplicação discorre sobre as atividades técnicas e tecnológicas desenvolvidas no percurso trilhado para a consecução do evento. O resultado evidencia que a estrutura apresentada pode ser adotada por outros Institutos Federais e instituições de ensino que desejem articular suas ações de ensino, pesquisa e extensão com o mundo empresarial, de forma a expandir o conhecimento armazenado dentro da academia. Esse conhecimento pode ser utilizado como motor propulsor de desenvolvimento social e econômico, e na formação de mão de obra especializada para novas demandas que a economia criativa ventila, valorizando assim a marca institucional.
Descricão e Informacões Adicionais(en)O Projeto de Aplicação, que resultou da pesquisa e cujo objetivo central é apresentar a estrutura de um evento digital, no formato híbrido com o alcance de objetivos educacionais e interesses empresariais, de modo que se crie momentos de conhecimento, reconhecimento e integração entre a qualidade de formação profissional, de soluções técnicas e tecnológicas produzidas no âmbito do IFB com a comunidade empresarial. Nesse intuito, foi desenvolvido o evento denominado ?IFB na sua cozinha: conectando sabores e saberes com tecnologia?. Para embasar a preparação do produto, utilizou-se de fundamentos teóricos voltados para a tipologia, planejamento e organização de eventos explicitado por Meneguel (2015), além de Martin e Lisboa (2020) que dissertam sobre evento digital, aliados ao conhecimento da economia criativa e sua interatividade com o desenvolvimento social e cultural descritos por Oliveira, Araújo e Silva (2013). Este estudo caracteriza-se quanto à natureza, pela pesquisa aplicada, com os procedimentos de pesquisa-ação de Thiollent (1992), com abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva por Denzin e Lincoln (2010). O projeto de aplicação discorre sobre as atividades técnicas e tecnológicas desenvolvidas no percurso trilhado para a consecução do evento. O resultado evidencia que a estrutura apresentada pode ser adotada por outros Institutos Federais e instituições de ensino que desejem articular suas ações de ensino, pesquisa e extensão com o mundo empresarial, de forma a expandir o conhecimento armazenado dentro da academia. Esse conhecimento pode ser utilizado como motor propulsor de desenvolvimento social e econômico, e na formação de mão de obra especializada para novas demandas que a economia criativa ventila, valorizando assim a marca institucional.
IdiomaPortuguês
NaturezaDissertação de mestrado
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
nome do cursoInovação em Comunicação e Economia Criativa
nome do orientadoSandra Maria Branchine
PaísBrasil
RelevânciaNAO
TipoNAO_INFORMADO
tipo de orientacaoORIENTADOR_PRINCIPAL
TítuloEVENTO DIGITAL: UMA INTERFACE DA EXTENSÃO
Título(en)EVENTO DIGITAL: UMA INTERFACE DA EXTENSÃO