Detalhes da Produção

TipoOutras Orientações Concluídas
GrupoOrientação
DescriçãoAMANDA OLIVEIRA PARRINI SOARES. Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa - Consumo Criativo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília.
AutorLeandro de Bessa Oliveira
Ano2022

Informações Complementares

Ano2022
BolsaSIM
codigo agencia financiadora786500000001
Código da Instituição554300000007
Código do Curso60426470
Descricão e Informacões AdicionaisA pesquisa acadêmica amplia aspectos de multidisciplinaridade e integração de competências já disponíveis na UCB e sua aderência/consistência com demandas da sociedade ou pelas necessidades observáveis nas atividades de extensão. Engloba a produção teórica, a ciência básica e aplicada, o alinhamento da infraestrutura disponível e/ou sua adequação às atividades de pesquisa, ao mesmo tempo em que visa à sustentabilidade por meio da extensão como articuladora e responsável pela transferência dos resultados e diálogo com a sociedade. A Economia Criativa tem como característica a produção. As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília. Sendo assim, o presente projeto pretende investigar os discursos sobre o panorama da economia criativa do DF, promovendo a mobilização, de forma a motivar e estimular as boas práticas. Propondo aqui em Brasília uma pesquisa com um conceito mais ampliado para a economia criativa e diversificação econômica, devido ao seu ponto estratégico na configuração geopolítica, provocando o sentido de conectividade e integração. Compondo o setor turístico e sua transversalidade, como música, artes, artesanato, festivais, literatura, religiosidade e espiritualidade, negócios, esportes, gastronomia, moda, audiovisual, design e tecnologia.
Descricão e Informacões Adicionais(en)A pesquisa acadêmica amplia aspectos de multidisciplinaridade e integração de competências já disponíveis na UCB e sua aderência/consistência com demandas da sociedade ou pelas necessidades observáveis nas atividades de extensão. Engloba a produção teórica, a ciência básica e aplicada, o alinhamento da infraestrutura disponível e/ou sua adequação às atividades de pesquisa, ao mesmo tempo em que visa à sustentabilidade por meio da extensão como articuladora e responsável pela transferência dos resultados e diálogo com a sociedade. A Economia Criativa tem como característica a produção. As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília. Sendo assim, o presente projeto pretende investigar os discursos sobre o panorama da economia criativa do DF, promovendo a mobilização, de forma a motivar e estimular as boas práticas. Propondo aqui em Brasília uma pesquisa com um conceito mais ampliado para a economia criativa e diversificação econômica, devido ao seu ponto estratégico na configuração geopolítica, provocando o sentido de conectividade e integração. Compondo o setor turístico e sua transversalidade, como música, artes, artesanato, festivais, literatura, religiosidade e espiritualidade, negócios, esportes, gastronomia, moda, audiovisual, design e tecnologia.
IdiomaPortuguês
NaturezaINICIACAO_CIENTIFICA
Nome da AgênciaFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal
nome da instituicaoUniversidade Católica de Brasília
Nome do CursoComunicação Social - Publicidade e Propaganda
nome do orientadoAMANDA OLIVEIRA PARRINI SOARES
PaísBrasil
RelevânciaNAO
tipo de orientacao concluidaCO_ORIENTADOR
TítuloPotencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa - Consumo Criativo
Título(en)Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa - Consumo Criativo