Ano | 2022 |
Bolsa | SIM |
codigo agencia financiadora | 786500000001 |
Código da Instituição | 554300000007 |
Código do Curso | 60426470 |
Descricão e Informacões Adicionais | A pesquisa acadêmica amplia aspectos de multidisciplinaridade e integração de competências já disponíveis na UCB e sua aderência/consistência com demandas da sociedade ou pelas necessidades observáveis nas atividades de extensão. Engloba a produção teórica, a ciência básica e aplicada, o alinhamento da infraestrutura disponível e/ou sua adequação às atividades de pesquisa, ao mesmo tempo em que visa à sustentabilidade por meio da extensão como articuladora e responsável pela transferência dos resultados e diálogo com a sociedade.
A Economia Criativa tem como característica a produção. As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília.
Sendo assim, o presente projeto pretende investigar os discursos sobre o panorama da economia criativa do DF, promovendo a mobilização, de forma a motivar e estimular as boas práticas. Propondo aqui em Brasília uma pesquisa com um conceito mais ampliado para a economia criativa e diversificação econômica, devido ao seu ponto estratégico na configuração geopolítica, provocando o sentido de conectividade e integração. Compondo o setor turístico e sua transversalidade, como música, artes, artesanato, festivais, literatura, religiosidade e espiritualidade, negócios, esportes, gastronomia, moda, audiovisual, design e tecnologia. |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | A pesquisa acadêmica amplia aspectos de multidisciplinaridade e integração de competências já disponíveis na UCB e sua aderência/consistência com demandas da sociedade ou pelas necessidades observáveis nas atividades de extensão. Engloba a produção teórica, a ciência básica e aplicada, o alinhamento da infraestrutura disponível e/ou sua adequação às atividades de pesquisa, ao mesmo tempo em que visa à sustentabilidade por meio da extensão como articuladora e responsável pela transferência dos resultados e diálogo com a sociedade.
A Economia Criativa tem como característica a produção. As áreas mais conhecidas são música, artes cênicas, áudio visual, edição de livros e periódicos, design, artesanato, gastronomia e criação de softwares. Os "setores criativos são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social", como diz o Plano de Brasília.
Sendo assim, o presente projeto pretende investigar os discursos sobre o panorama da economia criativa do DF, promovendo a mobilização, de forma a motivar e estimular as boas práticas. Propondo aqui em Brasília uma pesquisa com um conceito mais ampliado para a economia criativa e diversificação econômica, devido ao seu ponto estratégico na configuração geopolítica, provocando o sentido de conectividade e integração. Compondo o setor turístico e sua transversalidade, como música, artes, artesanato, festivais, literatura, religiosidade e espiritualidade, negócios, esportes, gastronomia, moda, audiovisual, design e tecnologia. |
Idioma | Português |
Natureza | INICIACAO_CIENTIFICA |
Nome da Agência | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal |
nome da instituicao | Universidade Católica de Brasília |
Nome do Curso | Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
nome do orientado | LETÍCIA DANTAS DE ABREU |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
tipo de orientacao concluida | CO_ORIENTADOR |
Título | Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa - Consumo Criativo |
Título(en) | Potencialidades de consumo e mercado da Economia Criativa - Consumo Criativo |