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Detalhes da Produção
Tipo | Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | KIELING, Alexandre S. ; OLIVEIRA, L. B. ; SARMENTO, P. H. C. ; CHAVES, P. ; DRAVET, F. M. ; CHAVES, B. . Círculos dinâmicos da Economia Criativa. 2022. (Vídeo-animação). |
Autor | Alexandre Schirmer Kieling |
Ano | 2022 |
Informações Complementares
Ano | 2022 |
Descricão e Informacões Adicionais | Com a proposta de adaptar as concepções de atividades criativas a um modelo conceitual mais próximo da realidade brasileira, tendo como base os conceitos de círculos concêntricos de Throsby (2008) e o modelo de Cherbo (2008), as atividades criativas foram reestruturadas em uma esfera . Simulando-se um corte transversal na esfera, aparecem os círculos expansivos, iniciando com o que chamamos de atividades criativas primárias (C1) , ou seja, aquelas que têm maior valor cultural e simbólico, e nas quais a criatividade é inerente ao corpo e suas técnicas. O segundo círculo (C2) denominado de Indústria Cultural parte do pressuposto de atividades em que a criatividade necessita da mediação de um grau mais complexo de artefato para se realizar. O terceiro círculo (C3) é o que denominamos de indústrias criativas complexas, que relacionam atividades que necessitam de um grau maior de recursos e medicações em todos seus processos, desde a criação até a distribuição; por fim, fora do círculo e orbitando em torno dele, as atividades criativas relacionadas (C4) , onde se encontram as atividades transversais, ou seja, aquelas que perpassam vários domínios criativos e lhe oferecem o suporte necessário a seu bom funcionamento. Do ponto de vista da participação das atividades na economia, quanto mais ao centro, mais a relação entre produção e geração de ativo econômico é direta. Quanto mais se afasta do centro, mais a relação entre produção e geração de ativos econômicos envolve fatores externos ao processo de criação em si, tornando a estrutura da produção mais complexa |
Descricão e Informacões Adicionais(en) | Com a proposta de adaptar as concepções de atividades criativas a um modelo conceitual mais próximo da realidade brasileira, tendo como base os conceitos de círculos concêntricos de Throsby (2008) e o modelo de Cherbo (2008), as atividades criativas foram reestruturadas em uma esfera . Simulando-se um corte transversal na esfera, aparecem os círculos expansivos, iniciando com o que chamamos de atividades criativas primárias (C1) , ou seja, aquelas que têm maior valor cultural e simbólico, e nas quais a criatividade é inerente ao corpo e suas técnicas. O segundo círculo (C2) denominado de Indústria Cultural parte do pressuposto de atividades em que a criatividade necessita da mediação de um grau mais complexo de artefato para se realizar. O terceiro círculo (C3) é o que denominamos de indústrias criativas complexas, que relacionam atividades que necessitam de um grau maior de recursos e medicações em todos seus processos, desde a criação até a distribuição; por fim, fora do círculo e orbitando em torno dele, as atividades criativas relacionadas (C4) , onde se encontram as atividades transversais, ou seja, aquelas que perpassam vários domínios criativos e lhe oferecem o suporte necessário a seu bom funcionamento. Do ponto de vista da participação das atividades na economia, quanto mais ao centro, mais a relação entre produção e geração de ativo econômico é direta. Quanto mais se afasta do centro, mais a relação entre produção e geração de ativos econômicos envolve fatores externos ao processo de criação em si, tornando a estrutura da produção mais complexa |
Divulgação Científica | SIM |
Finalidade | material didático-instrucional a ser apresentado para todos os atores da Economia Criativa (Setor público, privado e educacional) |
Homepage do Trabalho | https://youtu.be/kM-rpZjIlYY |
Idioma | Português |
Meio de Divulgação | MEIO_DIGITAL |
Natureza | Vídeo-animação |
País | Brasil |
Relevância | NAO |
Título | Círculos dinâmicos da Economia Criativa |
Título(en) | Círculos dinâmicos da Economia Criativa |