Detalhes da Produção

TipoArtigo Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, Geraldo. School climate and violence in a university environment: between prevention and promotion of cultures of peace. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. 1-21, 2023.
AutorGeraldo Caliman
Ano2023

Informações Complementares

Ano do artigo2023
Descricão e Informacões AdicionaisClima escolar e violência em ambiente universitário: entre prevenção e promoção de culturas de paz O estudo parte de algumas categorias interpretativas inspiradas em paradigmas sociológicos, que nos permitem uma leitura dos condicionantes externos da violência (em perspectiva estrutural) como também daqueles que se encontram presentes nas atitudes, valores e crenças, no quotidiano das pessoas (perspectiva cultural). Os objetivos da pesquisa investigam o comprometimento da qualidade das relações que intercorrem entre professores e alunos, mas também dos alunos entre si, e da instituição e seus representantes com esses dois atores sociais. Não tanto a violência física, mas sobretudo a violência simbólica. A metodologia prevê aplicações de entrevistas para alunos e professores de duas universidades: uma italiana e uma brasileira. Os resultados assinalam a presença de formas de violência na vida acadêmica de ambas as instituições nas três áreas temáticas investigadas na análise, e em geral se manifestam de modo bastante velado, sobretudo na forma de violência simbólica.
Descricão e Informacões Adicionais(en)The study is based on several interpretative categories inspired by sociological paradigms that allow us to interpret the external conditioning factors of violence (in a structural perspective), as well as those found in the attitudes, values, and beliefs in people`s daily lives (cultural perspective). The research objectives are to investigate the quality commitment of teacher-student and student-student relationships, as well as that of the institution and its representatives with these two social actors. Reference here is made not so much physical violence, but rather symbolic violence. The methodology involves interviewing students and teachers from two universities: one Italian and one Brazilian. The results point to the presence of forms of violence in the academic life of both institutions in the three subject areas, and in general these are expressed in a rather veiled way, especially in the form of symbolic violence.
Divulgacão CientíficaNAO
DOI10.1590/s0104-40362023003103902
IdiomaInglês
ISSN01044036
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaCOMPLETO
Página Final21
Página Inicial1
RelevânciaNAO
Título do ArtigoSchool climate and violence in a university environment: between prevention and promotion of cultures of peace
Título do Artigo(en)School climate and violence in a university environment: between prevention and promotion of cultures of peace
Título do Períodico ou RevistaEnsaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Volume31