Detalhes da Produção

TipoLivro Publicado ou Organizado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoCALIMAN, G. ; ARAÚJO, G.C.C. (LIVRO_PUBLICADO). Formação de professores a partir da dimensão social da educação. Brasília: Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, 2023. v. 1. 355p .
AutorGeraldo Caliman
Ano2023

Informações Complementares

Ano2023
Cidade da EditoraBrasília
Descricão e Informacões AdicionaisPublicado pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, com o título Formação de Professores a partir da Dimensão Social da Educação, esse e-book se originou a partir de pesquisas realizadas pelos estudantes de Mestrado e Doutorado em Educação, nas disciplinas de Pedagogia e Educação Social ministrada pelo Prof. Geraldo Caliman, e na disciplina Epistemologia, ministrada pelo Prof. Gilvan Araújo. Todos esses artigos têm um pé em uma das duas vertentes: de um lado a dimensão social da educação; e do outro a formação de professores para lidarem com tal dimensão. As pessoas, nos velhos tempos, faziam um curso e se credenciavam nas universidades com um belo diploma e o afixavam orgulhosamente na parede por anos e anos. Com o tempo essa concepção fixa de educação foi mudando e foi se criando a ideia da educação ao longo da vida. Se você pregar o seu diploma na parede e com o tempo não fizer uma qualificação, acaba ficando para trás. Emerge então a necessidade de um aperfeiçoamento permanente e constante. A tendência é a de identificar a educação com a escola. No entanto, com o tempo isso vai se diluindo, pois, sobretudo no século XXI, quando a educação permanente, a educação a distância e ao longo da vida, são conceitos que entram no dia a dia das nossas atividades e organizações. A escola revela-se como uma das formas para se viabilizar os processos educativos. Mostra-se como a melhor e a mais importante, sem dúvida, que pode ser posteriormente complementada com outras formas. De fato, nós temos hoje a educação no trabalho, no tempo livre, na família, nos meios de comunicação, nas novas tecnologias, e temos também nas áreas de vulnerabilidade, muitas vezes caracterizada por conflitos sociais. Na perspectiva da LDB, a escola, como instituição de ensino e pesquisa, é uma entre tantas outras esferas em que ocorrem os processos educativos. As outras esferas (familiar, da convivência, do trabalho, das organizações, da cultura) são, sem dúvida, permeadas de modo pr
Descricão e Informacões Adicionais(en)Published by the Unesco Chair of Youth, Education and Society, with the title Training of Professors starting from Social Dimensão da Educação, these e-books originate from the subjects created by students of Masters and Education in Education, the disciplines of Pedagogy and Social Education led by Prof. Geraldo Caliman, and the discipline of Epistemology, led by Prof. Gilvan Araújo. All these articles are based on two topics: on the one hand the social dimension of education; and I give further training of teachers to teach us with this size. As people, in our short time, we followed a course and believed in universities with a beautiful diploma and we proudly stuck to our wall for years and years. Over time the fixed concept of education was changing and the idea of education was being created throughout life. If you want to pray for your diploma on the floor and over time you don`t get a qualification, just looking for more. The need for permanent and constant improvement emerges. The tendency is to identify education as school. However, as time continues to dilute, then, the wisdom of the 21st century, when permanent education, long-distance education and long life, we know that both of our activities and organizations do not come from day to day. The school reveals how one of the forms to enable the educational processes. Show yourself as the best and most important, without doubt, that it can later be complemented with other forms. In fact, we fear today`s education, work, time, family, communication methods, new technologies, and we also fear areas of vulnerability, many of which are characterized by social conflict. A perspective from LDB, at school, as an educational and educational institution, is one among so many other spheres in which educational processes occur. The other spheres (family, life, work, organizations, culture) are, without doubt, permeated in a privileged way by the social dimension of education in medicine in which this dimension perme
Divulgação CientíficaNAO
Homepage do Trabalhohttps://catedra.ucb.br/2023/11/16/catedra-unesco-publica-novo-livro/
IdiomaPortuguês
ISBN9786558726289
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
NaturezaCOLETANEA
nome da editoraCátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade
numero da edicao revisao1
numero de paginas355
numero de volumes1
pais de publicacaoBrasil
RelevânciaNAO
TipoLIVRO_PUBLICADO
titulo do livroFormação de professores a partir da dimensão social da educação
titulo do livro inglesTraining of teachers starting from the social dimension of education.