Detalhes da Produção

TipoCapitulo de Livro Publicado
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoPEREIRA, A.M.R. ; CALIMAN, Geraldo. Os adolescentes em privação de liberdade e a busca do sentido da vida na perspectiva da logoterapia. In: AMARAL, Darliene Silva do. (Org.). Educação e socioeducação. 1ed.Ponta Grossa: Aya, 2023, v. 1, p. 47-61.
AutorGeraldo Caliman
Ano2023

Informações Complementares

Ano2023
Cidade da EditoraPonta Grossa
Descricão e Informacões AdicionaisConsiderando o crescente número de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e a reincidência deles nos últimos anos, este capítulo se justifica pela importância de refletir sobre o conceito de adolescência e da Socioeducação, oportunizar projetos voltados à discussão sobre o sentido da vida. Assim, tem por objetivo compreender o sentido da vida, na perspectiva da logoterapia, para os adolescentes em privação de liberdade de uma unidade Socioeducativa. Dividido em duas partes, a primeira é composta por uma base teórica que conceitua a adolescência dentro do contexto de privação de liberdade e os pilares da logoterapia onde o sentido da vida é construído. A segunda parte, por sua vez, apresenta um relato de pesquisa participante, trazendo um recorte da pesquisa intitulada ?A construção do projeto de vida para os adolescentes em privação de liberdade: uma proposição para a socioeducação no Distrito Federal?, na qual a pesquisadora realizou o Projeto de Vida, baseado na concepção de Viktor Frankl, em uma Unidade Socioeducativa. Ademais, este capítulo mostrará uma das etapas da pesquisa, promovendo a reflexão sobre o sentido da vida com os adolescentes em privação de liberdade. Mediante falas e entrevistas com os participantes da pesquisa, foram produzidas as considerações por meio da análise de conteúdo. Por fim, acredita-se que os relatos apontam para, o autoconhecimento e a descoberta sobre o sentido da vida por parte dos adolescentes.
Descricão e Informacões Adicionais(en)Considering the growing number of adolescents in compliance with socio-educational measures and their recurrence in recent years, this chapter is justified by the importance of reflecting on the concept of adolescence and socio-education, providing opportunities for projects aimed at discussing the meaning of life. Thus, it aims to understand the meaning of life, from the perspective of logotherapy, for adolescents deprived of liberty in a socio-educational unit. Divided into two parts, the first is composed of a theoretical basis that conceptualizes adolescence within the context of deprivation of liberty and the pillars of logotherapy where the meaning of life is constructed. The second part, in turn, presents a participant research report, bringing an excerpt from the research entitled ?The construction of the life project for adolescents in deprivation of liberty: a proposition for socio-education in the Federal District?, in which the researcher carried out the Life Project, based on Viktor Frankl?s conception, in a Socio-Educational Unit. Furthermore, this chapter will show one of the stages of the research, promoting reflection on the meaning of life with adolescents in deprivation of liberty. Through speeches and interviews with the research participants, considerations were produced through content analysis. Finally, it is believed that the reports point to self-knowledge and the discovery of the meaning of life by adolescents. Keywords: meaning of life. adolescents. deprivation of freedom. logotherapy.
Divulgação CientíficaNAO
DOI10.47573/aya.5379.2.151.3
Homepage do Trabalhohttps://socialeducation.files.wordpress.com/2023/03/pereira-caliman-2023-socioeducacao.pdf
IdiomaPortuguês
ISBN9786553791
Meio de DivulgaçãoMEIO_DIGITAL
nome da editoraAya
numero da edicao revisao1
numero de volumes1
OrganizadoresAMARAL, Darliene Silva do
Página Final61
Página Inicial47
pais de publicacaoBrasil
RelevânciaNAO
TipoCapítulo de livro publicado
titulo do capitulo do livroOs adolescentes em privação de liberdade e a busca do sentido da vida na perspectiva da logoterapia
titulo do livroEducação e socioeducação