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Detalhes da Produção
Tipo | Trabalho em Eventos |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SILVA, B. F. ; KIELING, Alexandre S.. PAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA. In: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658, 2023, Brasília. Anais do https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658, 2023. v. 7. p. -. |
Autor | Alexandre Schirmer Kieling |
Ano | 2023 |
Informações Complementares
Ano de Realização | 2023 |
Ano do Trabalho | 2023 |
Cidade da Editora | Brasília |
Cidade do Evento | Brasília |
Classificação do Evento | NAO_INFORMADO |
Descrição e Informações Adicionais | Este artigo propõe uma leitura da Escola de Música de Brasília a partir da escuta imaginativa de recorte da sua paisagem sonora. Nosso objetivo é investigar aspectos da instituição apontada pelo Portal MEC (2022) como uma das mais relevantes da AméricaLatina sob a ótica da musicista Camila Becker, a partir de uma entrevista ocorrida após a exibição de soundscapegravada no interior da instituição. Para a realização da pesquisa, adotamos uma postura investigativa do cartográfica proposta por Deleuze e Guattari, como uma atitude que prepara para o acolhimento do inesperado, com abordagem de Virgínia Kastrup (2009) e Suely Rolnik (1989). De igual modo, Murray Schafer (2011) e John Cage (2019) sustentam a ideia de paisagem sonora. Essa caminhada sugere a necessidade de invocar um voo imaginativo, de Katharine Norman (1996) e Hildegard Westerkamp (2002), ao longo da composição de uma paisagem sonora. Verifica-se com esse estudo que a liberdade e as trocas de conhecimento nos corredores da EMB interferem em processos criativos de agentes, por meio da configuração de espaços democráticos desde a fundação da escola, durante o regime militar |
Descrição e Informações Adicionais(en) | Este artigo propõe uma leitura da Escola de Música de Brasília a partir da escuta imaginativa de recorte da sua paisagem sonora. Nosso objetivo é investigar aspectos da instituição apontada pelo Portal MEC (2022) como uma das mais relevantes da AméricaLatina sob a ótica da musicista Camila Becker, a partir de uma entrevista ocorrida após a exibição de soundscapegravada no interior da instituição. Para a realização da pesquisa, adotamos uma postura investigativa do cartográfica proposta por Deleuze e Guattari, como uma atitude que prepara para o acolhimento do inesperado, com abordagem de Virgínia Kastrup (2009) e Suely Rolnik (1989). De igual modo, Murray Schafer (2011) e John Cage (2019) sustentam a ideia de paisagem sonora. Essa caminhada sugere a necessidade de invocar um voo imaginativo, de Katharine Norman (1996) e Hildegard Westerkamp (2002), ao longo da composição de uma paisagem sonora. Verifica-se com esse estudo que a liberdade e as trocas de conhecimento nos corredores da EMB interferem em processos criativos de agentes, por meio da configuração de espaços democráticos desde a fundação da escola, durante o regime militar |
Divulgação Científica | NAO |
Fascículo | 1 |
Idioma | Português |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | COMPLETO |
Nome da Editora | Universidade Católica de Brasília |
Nome do Evento | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658 |
País do Evento | Brasil |
Relevância | NAO |
Título dos Anais ou Proceedings | Anais do VII Interprogramas - Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa |
Título do Trabalho | PAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA |
Título do Trabalho(en) | PAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA |
Volume | 7 |