Detalhes da Produção

TipoTrabalho em Eventos
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoSILVA, B. F. ; KIELING, Alexandre S.. PAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA. In: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658, 2023, Brasília. Anais do https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658, 2023. v. 7. p. -.
AutorAlexandre Schirmer Kieling
Ano2023

Informações Complementares

Ano de Realização2023
Ano do Trabalho2023
Cidade da EditoraBrasília
Cidade do EventoBrasília
Classificação do EventoNAO_INFORMADO
Descrição e Informações AdicionaisEste artigo propõe uma leitura da Escola de Música de Brasília a partir da “escuta imaginativa” de recorte da sua paisagem sonora. Nosso objetivo é investigar aspectos da instituição – apontada pelo Portal MEC (2022) como uma das mais relevantes da AméricaLatina – sob a ótica da musicista Camila Becker, a partir de uma entrevista ocorrida após a exibição de soundscapegravada no interior da instituição. Para a realização da pesquisa, adotamos uma postura investigativa do cartográfica proposta por Deleuze e Guattari, como uma atitude que prepara para o acolhimento do inesperado”, com abordagem de Virgínia Kastrup (2009) e Suely Rolnik (1989). De igual modo, Murray Schafer (2011) e John Cage (2019) sustentam a ideia de paisagem sonora. Essa caminhada sugere a necessidade de invocar um voo imaginativo, de Katharine Norman (1996) e Hildegard Westerkamp (2002), ao longo da composição de uma paisagem sonora. Verifica-se com esse estudo que a liberdade e as trocas de conhecimento nos corredores da EMB interferem em processos criativos de agentes, por meio da configuração de espaços democráticos desde a fundação da escola, durante o regime militar
Descrição e Informações Adicionais(en)Este artigo propõe uma leitura da Escola de Música de Brasília a partir da “escuta imaginativa” de recorte da sua paisagem sonora. Nosso objetivo é investigar aspectos da instituição – apontada pelo Portal MEC (2022) como uma das mais relevantes da AméricaLatina – sob a ótica da musicista Camila Becker, a partir de uma entrevista ocorrida após a exibição de soundscapegravada no interior da instituição. Para a realização da pesquisa, adotamos uma postura investigativa do cartográfica proposta por Deleuze e Guattari, como uma atitude que prepara para o acolhimento do inesperado”, com abordagem de Virgínia Kastrup (2009) e Suely Rolnik (1989). De igual modo, Murray Schafer (2011) e John Cage (2019) sustentam a ideia de paisagem sonora. Essa caminhada sugere a necessidade de invocar um voo imaginativo, de Katharine Norman (1996) e Hildegard Westerkamp (2002), ao longo da composição de uma paisagem sonora. Verifica-se com esse estudo que a liberdade e as trocas de conhecimento nos corredores da EMB interferem em processos criativos de agentes, por meio da configuração de espaços democráticos desde a fundação da escola, durante o regime militar
Divulgação CientíficaNAO
Fascículo1
IdiomaPortuguês
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaCOMPLETO
Nome da EditoraUniversidade Católica de Brasília
Nome do Eventohttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/14658
País do EventoBrasil
RelevânciaNAO
Título dos Anais ou ProceedingsAnais do VII Interprogramas - Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Título do TrabalhoPAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA
Título do Trabalho(en)PAISAGEM SONORA: ESCUTA IMAGINATIVA DA ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA
Volume7