This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Capitulo de Livro Publicado |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SILVA, Gidalti G. ; CARNEIRO, Suzana O. ; KOHLS-SANTOS, Pricila. Interação e diálogo na mediação da aprendizagem em ambiente virtual de curso de graduação EAD. In: Pricila Kohls-Santos; Eliane Silva Moreira. (Org.). Educação, tecnologia e comunicação: explorando o potencial educativo das tecnologias digitais. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2024, v. 1, p. 125-145. |
Autor | Gidalti Guedes da Silva |
Ano | 2024 |
Informações Complementares
Ano | 2024 |
Cidade da Editora | Curitiba |
Descricão e Informacões Adicionais | Analisar os processos de interatividade e diálogo, vivenciados na mediação da aprendizagem, em ambiente virtual, no contexto de curso de graduação da EaD. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso realizado em sala do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Brightspace D2L, da disciplina Fundamentos da Educação Infantil. O modelo pedagógico, as mídias e os instrumentos disponibilizados foram analisados em perspectiva interacionista por meio de duas análises: análise do AVA e entrevista com o Professor Supervisor e Professor Tutor. O estudo evidenciou elementos positivos, tais como a prática de uma tutoria ativa (e não reativa), que busca o acolhimento e a pronta resposta aos estudantes, a produção das videoaulas e aulas síncronas, como ações do Professor Supervisor que potencializam a interação e o diálogo. Entretanto, pontos negativos se apresentaram como fragilidades, numa perspectiva interacionista, tais como: a ausência de um fórum destinado à acolhida dos estudantes; a ausência de um instrumento voltado para a avaliação diagnóstica, como base para o planejamento do ensino baseado na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP); e, por fim, revelou a fragilidade de enunciados de fóruns que não estimulam a aprendizagem colaborativa, pois distorcem o papel primordial dos fóruns. |
Divulgação Científica | SIM |
Homepage do Trabalho | https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/38520-crv |
Idioma | Português |
ISBN | 9786525155845 |
Meio de Divulgação | VARIOS |
nome da editora | Editora CRV |
numero da edicao revisao | 1 |
numero de volumes | 1 |
Organizadores | Pricila Kohls-Santos; Eliane Silva Moreira |
Página Final | 145 |
Página Inicial | 125 |
pais de publicacao | Brasil |
Relevância | NAO |
Tipo | Capítulo de livro publicado |
titulo do capitulo do livro | Interação e diálogo na mediação da aprendizagem em ambiente virtual de curso de graduação EAD |
titulo do livro | Educação, tecnologia e comunicação: explorando o potencial educativo das tecnologias digitais |