This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Detalhes da Produção
Tipo | Artigo Aceito para Publicação |
Grupo | Produção Bibliográfica |
Descrição | SILVA, Gidalti G. ; SIVERES, L. . A relevância pedagógica do diálogo frente à difusão da cultura do ódio e da violência. Educação em Foco, v. , p. -, 2024. |
Autor | Gidalti Guedes da Silva |
Ano | 2024 |
Informações Complementares
Ano do artigo | 2024 |
Descricão e Informacões Adicionais | Atualmente, através dos meios de comunicação e mídias sociais, bem como nos processos socializadores de famílias e comunidades, são difundidas crenças, afetos e atitudes preconceituosas, de intolerância e de violência. A sociedade contemporânea carece urgentemente de ferramentas pedagógicas que possibilitem o encontro cordial e colaborativo entre os diferentes. O objetivo do presente artigo é refletir sobre a relevância do diálogo, enquanto proposta pedagógica sistematizada, que estabelece o princípio central do processo de mediação da aprendizagem e, desse modo, torna-se uma prática pedagógica que pode fazer frente à difusão da cultura do ódio e à violência crescentes na atual geração. Para tanto, o texto está estruturado em duas partes: a primeira é dedicada a uma melhor compreensão e denúncia dos aspectos ontológicos e pedagógicos inerentes à cultura do ódio, enquanto a segunda parte está a serviço da proposição de pistas para uma pedagogia do diálogo. |
Divulgação Científica | SIM |
Idioma | Português |
ISSN | 24475246 |
Meio de Divulgação | NAO_INFORMADO |
Natureza | NAO_INFORMADO |
Relevância | SIM |
Título do Artigo | A relevância pedagógica do diálogo frente à difusão da cultura do ódio e da violência |
Título do Períodico ou Revista | Educação em Foco |