Detalhes da Produção

TipoArtigo Aceito para Publicação
GrupoProdução Bibliográfica
DescriçãoSILVA, Gidalti G. ; SIVERES, L. . A relevância pedagógica do diálogo frente à difusão da cultura do ódio e da violência. Educação em Foco, v. , p. -, 2024.
AutorGidalti Guedes da Silva
Ano2024

Informações Complementares

Ano do artigo2024
Descricão e Informacões AdicionaisAtualmente, através dos meios de comunicação e mídias sociais, bem como nos processos socializadores de famílias e comunidades, são difundidas crenças, afetos e atitudes preconceituosas, de intolerância e de violência. A sociedade contemporânea carece urgentemente de ferramentas pedagógicas que possibilitem o encontro cordial e colaborativo entre os diferentes. O objetivo do presente artigo é refletir sobre a relevância do diálogo, enquanto proposta pedagógica sistematizada, que estabelece o princípio central do processo de mediação da aprendizagem e, desse modo, torna-se uma prática pedagógica que pode fazer frente à difusão da cultura do ódio e à violência crescentes na atual geração. Para tanto, o texto está estruturado em duas partes: a primeira é dedicada a uma melhor compreensão e denúncia dos aspectos ontológicos e pedagógicos inerentes à cultura do ódio, enquanto a segunda parte está a serviço da proposição de pistas para uma pedagogia do diálogo.
Divulgação CientíficaSIM
IdiomaPortuguês
ISSN24475246
Meio de DivulgaçãoNAO_INFORMADO
NaturezaNAO_INFORMADO
RelevânciaSIM
Título do ArtigoA relevância pedagógica do diálogo frente à difusão da cultura do ódio e da violência
Título do Períodico ou RevistaEducação em Foco