Gilvan Charles Cerqueira de Araújo

CitaçõesARAUJO, G. C. C.;ARAÚJO, G.C.C.;DE ARAÚJO, G.C.C.;ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de;ARAÚJO, GILVAN CHARLES CERQUEIRA DE;ARAÚJO, GILVAN CHARLES CERQUEIRA DE ARAÚJO;CERQUEIRA DE ARAÚJO, GILVAN CHARLES;DE ARAUJO, GILVAN CHARLES CERQUEIRA;DE ARAÚJO, GILVAN CHARLES CERQUEIRA;MANIEZO, GABRIELE TRES;ARAÚJO, GILVAN C. C. DE;Araújo;Gilvan
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Geografia

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2020 a 2022 - Universidade de São Paulo
  • Pós-Doutorado - Periodo: 2023 a atual - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Doutorado - Periodo: 2014 a 2016 - Geografia
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Mestrado - Periodo: 2012 a 2013 - Geografia
    Universidade de Brasília
  • Graduação - Periodo: 2006 a 2009 - Geografia
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atuação Profissional

  • Cadernos PROLAM/USP (Online)- / Periodo: 2020 a atual
  • Cenas Educacionais- / Periodo: 2023 a atual
  • Centro de Estudios Alexander von Humboldt- / Periodo: 2013 a 2017
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci- / Periodo: 2020 a 2020
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci- / Periodo: 2019 a 2019
  • Colégio Projeção - Taguatinga/DF- / Periodo: 2013 a 2013
  • Deduca Delinea- / Periodo: 2019 a 2019
  • Editora FTD- / Periodo: 2020 a 2020
  • Faculdade Descomplica: Tecnologia e Educação- / Periodo: 2021 a 2021
  • Frontiers in Education- / Periodo: 2022 a atual
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional- / Periodo: 2019 a 2019
  • GEOINGÁ: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA- / Periodo: 2018 a atual
  • INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE- / Periodo: 2015 a atual
  • Kroton Educacional de Belo Horizonte- / Periodo: 2020 a 2020
  • Latin American Human Rights Studies- / Periodo: 2021 a atual
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2023 a atual
  • PatryTer - Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades- / Periodo: 2019 a atual
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2023 a atual
  • Prefeitura Municipal de Limeira- / Periodo: 2009 a 2011
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2021 a atual
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2022 a 2022
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2021 a 2021
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2021 a 2021
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2021 a 2021
  • Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina - PROLAM/USP- / Periodo: 2020 a 2021
  • Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal- / Periodo: 2019 a atual
  • REVISTA DA ANPEGE- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista de Educação Pública- / Periodo: 2023 a atual
  • Revista de Educação Pública- / Periodo: 2023 a atual
  • Revista Educação em Questão- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista Geografia, Literatura e Arte- / Periodo: 2019 a atual
  • Revista Geografia Literatura e Arte - Universidade de São Paulo- / Periodo: 2020 a atual
  • Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista Linhas Críticas- / Periodo: 2022 a atual
  • REVISTA PRESENÇA GEOGRÁFICA- / Periodo: 2020 a atual
  • Riven Educacional - Cursinho Praxis- / Periodo: 2010 a 2011
  • Secretaria de Educação Distrito Federal- / Periodo: 2014 a atual
  • TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE)- / Periodo: 2020 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Pernambuco- / Periodo: 2020 a 2020
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2012 a 2013
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2021 a 2021
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2020 a 2020
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2020 a 2020
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2020 a 2020
  • Universidade de São Paulo-USP / Periodo: 2020 a 2020
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- / Periodo: 2014 a 2014
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- / Periodo: 2007 a 2008
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- / Periodo: 2007 a 2007

Linha de Pesquisa

  • Processo Educacional e Formação de Professores

Projetos de Pesquisa

  • Boletim Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília
    O projeto Boletim Acadêmico PPGEDU UCB, trata-se de uma produção que visa a disseminação de notícias e atividades acadêmicas, principalmente, divulgar o conhecimento científico no universo discente e docente do programa de doutorado e mestrado. Depreende-se disso, que nesse Boletim, serão consolidadas as informações de diferentes naturezas a serem divulgadas com facilidades de acessos ao seus usuário e fornecer uma visão geral desta instituição, dentro de um processo de comunicação sistematizada.Nesse sentido e para melhor compreender a relação desse projetos editorial, busca-se a qualificação das publicações, sob o ponto-de-vista de levantar e organizar matérias sobre elementos nele envolvidos.
    Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Eratosthenes Webradio [ https://eratostheneswebradio.com/ ]
    Locuções especiais sobre tópicos de divulgação científica [ epistemologia, história e natureza das (geo)ciências ] ; - Áudios explorando expressões da "soundscape" [ paisagens e lugares sonoros; ruídos ambientais ] ; - Programação com playlists de gêneros musicais ressaltando suas identidades territoriais ; - Arquivos de áudio com materiais de apoio ao ensino sobre ciência e cultura ; - Entrevistas com jovens pesquisadores em áreas afins..
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: EXTENSAO
  • Grupo de Trabalho CNPQ - Geografia, Literatura e Arte
    O Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (GEOLITERART) foi criado, em 12 de outubro de 2011, como um dos produtos finais do GT-Geografia e Literatura, promovido no IX Encontro da ANPEGE, coordenado por Eguimar Felício Chaveiro (UFG), Júlio César Suzuki (USP) e Cláudio Benito Oliveira Ferraz (UFGD). O Grupo pretende ser um espaço de interlocução entre professores-pesquisadores da área de Geografia e temas afins interessados no intercâmbio, troca de experiências, produções coletivas, processos colaborativos sobre temas ligados à Geografia, à Literatura e à Arte, envolvendo além da produção literária e as questões de geograficidade, espacialidade, territorialidade, entre outros, também presentes na música, cinema, fotografia, pintura, escultura e outras formas de expressão humana. Antes de tudo, um espaço poético de reflexões e produções acadêmicas. Da linguagem ninguém escapa; e é também por ela que podemos ser sujeitos. Incrível labirinto, é a única maneira de se ter lucidez.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Grupo de Trabalho CNPQ - Agricultura e Urbanização na América Latina
    O Grupo de Pesquisa Agricultura e Urbanização tem como preocupação compreender, a partir da relação entre campo e cidade e seus processos particulares, a transformação na produção do espaço, particularmente o brasileiro. Inicialmente, constituído pelo líder e seus orientandos, procura, agora, estabelecer contatos com outros grupos de pesquisa em Instituições de Ensino Superior, sobretudo com a Unicamp, a Unesp e as Universidades Federais. Participantes do Grupo de Pesquisa atuaram na elaboração da Revista Online AGRÁRIA do Laboratório de Geografia Agrária/FFLCH/USP, a qual já conta com ISSN (1808-1150), bem como na organização de eventos institucinais, como o I Simpósio Internacional de Geografia Agrária (AGRÁRIA/DG/FFLCH/USP) e X Encontro de Geógrafos da América Latina (DG/FFLCH/USP). Atualmente, o Grupo de Pesquisa Agricultura e Urbanização desenvolve várias pesquisas, todas focadas em processos sócio-espaciais agrários e urbanos, como fundamento da reflexão acerca da metamorfose do campo e da cidade no Brasil e a transformação da relação entre agricultura e urbanização.
    Período: 2020 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Ser docente: fundamentos à uma ontologia da prática pedagógica
    O debate envolvendo o ser docente possui, em si mesmo, o fim que fundamenta. Compreender o sentido e propósito a partir do ser docente permeia questões que vão da identidade, trabalho e formação destes profissionais. A ontologia como pilar deste debate contribuir para o seu aprofundamento, problematização e alcance de resultados e compreensões sobre a complexidade da formação e identidade docente. No que se refere à educação, o ser docente abrange todas suas nuances e complexidade, contemplando desde a educação formal, por meio das etapas e modalidades de ensino e ensino superior até as outras formas de produção, aquisição e difusão do conhecimento. Como epistemologia da prática, ou seja, em relação ao debate teórico e metodológico da atuação profissional na educação, inquirir e encontrar respostas ao propósito docente vai ao encontro das diferentes temáticas que compõem a complexidade da educação. A pesquisa possui como principal objetivo propor diferentes formas de problematização a respeito do ser docente, considerando sua realização com o trabalho, formação e identidade dos professores(as) em sua atuação na educação, seja na Educação Básica, Ensino Superior e outras possibilidades de estudo envolvendo o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados alcançados pela pesquisa serão compilados e divulgados junto à comunidade acadêmica por meio de diferentes atividades, produções e formas de divulgação do seu desenvolvimento.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Grupo CNPQ - Juventude, Educação e Sociedade
    O Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociedade, liderado pela Cátedra UNESCO de Juventude Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília tem desenvolvido as atividades: 1. Pesquisas: de alcance nacional e internacional; particularmente sobre o tema Violências nas Escolas e Direitos Humanos de grupos socialmente excluidos; 2. Seminários: Nacionais e Internacionais em colaboração com o Escritório UNESCO-Brasilia e parceiros da rede da Cátedra; 3. Publicações: Publicar, sobretudo na forma de livros, os resultados das pesquisas; 4. Ensino: Priorizar a formação de estudantes da Graduação, Mestrado e Doutorado, na perspectiva da Pedagogia Social e da Educação Social; 5. Responsabilidade Social: Colaborar com a formação de educadores sociais; 6. Redes: Consolidar a participação em rede com outros Grupos de Pesquisa e outras Cátedras da UNESCO, no Brasil e no exterior, com o objetivo de desenvolver pesquisas e temas comuns.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
  • Sistema de Diagnóstico sobre Permanência do Aluno (SDPA) Para Turmas do Ensino Fundamental, Anos Finais
    Desenvolvimento de estudos sistematizados e de produção de protótipo, como ferramentatecnológica munido da inteligênciaartificial (IA), capaz de delinear diagnóstico preventivosobre a evasão escolar discente para a rede pública de ensino do Distrito Federal emrelaçãoaos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio dos estudos produzidos e utilizando aferramenta informatizada tornar-se-á possível às unidades escolaresrealizaremsistematicamente o acompanhamento de indicativos de risco de abandono e evasãodiscente, assim como atuar para mitigá-los.
    Período: 2024 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estágio Docente - Disciplina Direitos Humanos e Prática Pedagógica - Transformação Social e Cidadania
    O Estágio Docente tem por objetivo geral oportunizar aos estudantes do PPGedu/UCB a iniciação à docência do ensino superior, bem como contribuir para o fortalecimento das ações pedagógicas voltadas para a permanência e êxito dos alunos dos cursos de licenciatura da UCB vinculados ao PRIL. 1.2.Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário estão: a) preparar e ministrar aulas teóricas e/ou práticas em disciplinas do PRIL, listadas neste edital, no âmbito da UCB, nas modalidades presencial e remota; b) participar de programas de monitoria e tutoria e de projetos de ensino para estudantes do PRIL; c) Participar de três encontros como regente nas disciplinas do PRIL sob a supervisão do professor responsável pela disciplina; d) Propor e implementar estratégias de acompanhamento pedagógico de estudantes com dificuldade de aprendizagem; e) Preparar um breve relatório conforme modelo centrado na experiência no estágiodocência.
    Período: 2023 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • O sertão-fronteira latino-americano
    A fronteira externa e interna tomou forma, definiu decisões e deu lugar a mais que um contorno numa projeção cartográfica, tornando-se a baliza de povos, culturas, tradições, histórias, paisagens, identidades, memórias, esquecimentos e interesses econômicos e políticos dos mais incisivos aos mais infiltrados na sociabilidade do povoamento dessas terras. A busca por novas proposições teórico-metodológicas está presente nas bases das conceituações e análises da realidade social. Entre sertões brasileiros e demais interiores territoriais da América Latina há uma miríade considerável de possibilidades de aprofundamento, correlações, análises e entrelaçamentos envolvendo dimensões da cultura, história, geografia, economia, arte e demais elementos presentes na complexidade da realidade social dos povos latino-americanos. O sertão-fronteira posta-se, desta maneira, como o centro a partir do qual os estudos propostos nessa pesquisa serão efetuados, com a possibilidade de aberturas analíticas, metodológicas e conceituais sobre a formação territorial da América Latina. Propor uma compreensão correlacional entre os conceitos de sertão e fronteira na formação territorial latino-americana, com vistas ao diálogo entre dimensões históricas, geográficas, culturais, políticas e econômicas presente nesses países desde a economia política do processo de colonização e que possui infiltrações, presenças e ausências em teorias e epistemologias, narrativas históricas, produção e expressões artístico-literárias.
    Período: 2020 - 2022 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Topoanálise dos sertões do sertão: Interfaces entre Geografia, Literatura e Filosofia
    Esta proposta de pós-doutoramento está estruturada como foco no aperfeiçoamento e aplicação de uma teoria e metodologia ontográfica, (composta pela união entre geografia e literatura) ao conceito de sertão, em obras como Os Sertões de Euclides de Cunha, Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa e Vidas Secas de Graciliano Ramos. Para tanto serão dispostos, num plano de complementação mútua, elementos teóricos e epistemológicos da ontologia fenomenológica, do pensamento geográfico com contribuições vindas da análise literária e estudos linguísticos. Na primeira trilha de desenvolvimento da pesquisa, está a incorporação das contribuições do pensamento geográfico ao estudo, em conceitos e categorias como as topografias, as narrativas da vivência no espaço e a ideia de espacialidade como epicentro teórico, a partir do qual as demais emanam e se entrelaçam, em prol de uma compreensão sobre os fatos e fenômenos geográficos. No segundo momento do andamento da proposta, são apresentados os dispositivos metodológicos e epistêmicos formadores da sustentação analítica da ontografia: de um lado, há as imensuráveis possibilidades representativas e simbólicas inerentes à ideia de sertão e, no segundo momento, o tripé teórico que comportará o caminho ontográfico composto pelas matrizes epistemológicas do texto, contexto e contextura. Esta tríade epistêmico-metodológica traz consigo a ideia da espacialidade como texto, os fenômenos espaciais como expressões do existir e os recortes fáticos entendidos como formas-conteúdo singulares da totalidade fenomênica, inseridas numa amplitude maior de acontecimentos, situações e eventos. A demanda por um diálogo entre diferentes saberes e campos científicos estão presentes nesta pesquisa de doutoramento, na forma de uma junção de componentes curriculares e especialidades das Ciências Humanas e Sociais, especialmente no que se refere à Geografia, Literatura e Filosofia, que dialogam tanto com o meio acadêmico como com a Educação Básica, na qual teorias de dialogia e intercâmbio de saberes, com vistas a perscrutação das peculiaridades da complexidade dos fenômenos estudados nas etapas e modalidades da Educação são cada vez mais latentes. A partir desta organização do trabalho, e abertura de suas potencialidades como prospecto de pesquisa, interdisciplinar e complexa, a ser desenvolvido é que a presente proposta de pesquisa irá se pautar, esperando contribuir, ao final deste percurso, com o engendramento de um método topoanalítico passível de aplicação a outras obras literárias e análises encontradas no limiar entre Geografia e Literatura, Espaço e Linguagem.
    Período: 2020 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Geoliteratura e Nona Arte: diálogos fenomenológicos
    A Nona Arte é um dos campos de maior desenvolvimento de expressão da linguagem nas últimas décadas, passível de exploração de estudos acadêmicos para sua conceituação e reflexão da sua importância na sociedade contemporânea. A imagem e o texto somam-se em uma forma única de contar histórias pelos quadros intercalados dos quadrinhos, base criativa a partir da qual é possível construir personagens, desenvolver situações de dramas, aventuras, fantasia e ficção científica. Tendo essa premissa como ponto de partida o curso "Geoliteratura e Nona Arte: diálogos fenomenológicos" se propõe a promover uma reflexão envolvendo as bases teóricas e metodológicas da Geografia e Literatura, tendo como escopo epistemológico a ontologia fenomenológica, no sentido de envolver as diferentes temáticas e potencial de exploração geoliterário da Nona Arte. A interdisciplinaridade e possibilidade de aproximação com diferentes áreas de formação e atuação permite ao curso receber interessados voltados para temáticas geográficas, literárias, educacionais, filosóficas, comerciais, artísticas etc. Recursos Utilizados: Plataforma Google Meet; apresentação de slides, áudio e vídeo. O objetivo das atividades estão voltadas a proporcionar um debate envolvendo os conceitos e categorias da Geografia e Literatura em diálogo com as expressões linguísticas em banda desenhada, também conhecida como Nona Arte a partir da perspectiva metodológica da ontologia fenomenológica. A interdisciplinaridade será o meio pelo qual a aproximação teórica e metodológica entre Geoliteratura e Nona Arte irá ocorrer, com possibilidades de abertura para outras temáticas próximas ao debate como o mercado das histórias em quadrinhos, a relação da Nona Arte com o cinema, o potencial didático-pedagógico na relação entre Geoliteratura e Nona Arte etc.
    Período: 2021 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Cotidiano e facticidade: contribuições para uma análise da escala mínima
    A Geografia, como ciência, possui uma natureza dual, tendo como seu nascedouro a querela entre o humano e o físico; o sujeito e o mundo que este habita, transforma e significa; as espessuras política, econômica e cultural da sociedade com as transformações e fenômenos da natureza. Por esta condição dualística a ciência geográfica, muitas vezes, reforçou os discursos metateóricos nos quais o olhar amplia, ao máximo, a aplicação de suas modelagens aos fatos e fenômenos analisados por suas metodologias. No outro extremo da análise há o indivíduo, sujeito transformador em sua vivência diária e proximal com a mundaneidade, na dialética entre a imanência e a transcendência do existir. O cotidiano e a facticidade compõem o recorte da escala mínima como desafio epistemológico, por também fomentar, inerentemente, o aprofundamento e aperfeiçoamento das formas de se lidar com a exegese da singularidade dêitica do sujeito com o espaço geográfico em sua amplitude e diversidade, faticamente recortado ou fenomenicamente inalcançável como totalidade. Neste interregno escalar, no qual encontra-se a circunscrição da(s) individualidade(s) em meio às coletividade(s) há esforços ilustrativos por meio de expressões artísticas em suas diferentes linguagens, especialmente a literatura, como via de acesso à multíplice composição das visões de mundo, questionamentos emocionais, narrativas locais e regionais, manifestações culturais, ritos e costumes, conflitos psicológicos, particularidades dos modos de vida e traços culturais em suas imensuráveis especificidades.
    Período: 2017 - 2021 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Sertão: veredas interdisciplinares entre Geografia e Literatura
    A interdisciplinaridade é uma das características que definem o conceito de sertão. Intrinsicamente geográfica, a ideia de sertão permeia diferentes campos de estudos envolvendo questões históricas, econômicas, sociológicas e políticas. Por essa diversidade temática, as representações literárias do sertão também se fizeram tão prolíferas quanto singulares, acompanhando as variadas formas de se pensar e viver nos sertões. Desse modo, Geografia e Literatura formam uma via dialógica capaz de promover uma visão interdisciplinar de pensamento e análise entre o sertão como conceito geográfico e como fonte de inspiração literária em diversidade de paisagens, lugares e configurações narrativas.
    Período: 2020 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal
    As Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal é um documento normativo com vistas a atender as especificidades e necessidades dos sujeitos da EJA, que tem o mundo do trabalho como prioridade. Assim, este documento tem o propósito de: nortear o processo educativo escolar de pessoas jovens, adultas e idosas da classe; trabalhadora que não tiveram acesso a ele ou o interromperam; assegurar a constituição de práticas educativas que atendam às especificidades e à diversidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida, em articulação com o mundo do trabalho, considerando o contexto social, cultural e tecnológico; assegurar o acesso, a permanência, a continuidade e a conclusão do processo educativo escolar em uma proposta adequada ao perfil das pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora, como sujeitos de saberes; orientar os Projetos Políticos-Pedagógicos das unidades escolares ofertantes da Educação de Jovens e Adultos.
    Período: 2017 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Programa Atitude - Correção de fluxo escolar no DF - possibilidades para continuar avançando
    A defasagem escolar é uma das grandes batalhas que uma rede de educação deve enfrentar. O atraso escolar, a incompatibilidade entre idade e série/ano do estudante, direciona nossos estudantes para um caminho de reprovação, abandono e insucesso. É para o enfrentamento a essas situações que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ? SEEDF apresenta o Programa Atitude: correção de fluxo escolar no DF - Possibilidades para continuar avançando, aprovado pelo Conselho de Educação do DF, por intermédio do Parecer nº. 264/2019 e da Portaria nº. 501, publicada em 27 de dezembro de 2019. O Programa Atitude tem a perspectiva de acolher estudantes em defasagem escolar, buscando romper com ciclos de exclusão e abandono. O Programa Atitude substitui o seu antecessor, denominado Programa para Avanço das Aprendizagens Escolares - PAAE, cuja vigência foi de 2016 a 2018 e prorrogado para 2019, conforme determinado pelo Parecer CEDF nº. 171/2018 e homologado pela Portaria SEEDF nº. 316/2018, de 10 de outubro de 2018. O pacto para uma educação de qualidade deve vir de todas as frentes, juntamente com o programa, compondo um coletivo de ações para proporcionar o sucesso escolar de cada estudante em defasagem. Assim, propõe-se uma perspectiva pedagógica pautada na pedagogia da presença, proximidade e partida com um currículo integrado, flexível e significativo, pautado em metodologias ativas e protagonismo do estudante.
    Período: 2019 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Currículo em Movimento das escolas-piloto do Novo Ensino Médio
    Desde o início de 2019, após homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa de Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal vem trabalhando na articulação de suas diversas instâncias para a revisitação do Currículo em Movimento do Ensino Médio, conforme os marcos regulatórios da nova legislação (Lei 13.415/17, Base Nacional Comum Curricular, Portaria MEC n. 1432/18). Construído de forma participativa, em busca dos consensos e dissensos, o processo de revisitação do Currículo em Movimento para o Ensino Médio vem contando com a contribuição de diversos colaboradores e abrindo espaços para manifestação da comunidade escolar do Distrito Federal. É com esta intenção que se abre mais esta instância de escuta da comunidade e da população, a fim de tornar o processo ainda mais transparente e participativo. Concomitante à esta consulta, estão em andamento a realização de um Fórum de debates com as escolas-piloto do Novo Ensino Médio
    Período: 2019 - 2019 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Estado, Capital e Território no Brasil: abordagens históricas e geográficas
    O objetivo do Projeto consiste em debater, a partir de abordagens teóricas críticas, a geografia histórica do capitalismo brasileiro em diferentes momentos da formação territorial
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • GECIPA
    O Grupo de Pesquisas [CNPq] Cidades e Patrimonialização foi fundado no ano de 2011, no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília - UnB. Quer formalizar encontros de pesquisadores e profissionais, bem como dar ênfase ao debate teórico-metodológico e epistemológico geográfico (e de outras ciências), para o estudo das cidades, da urbanização e do patrimônio.
    Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • Workshop ``Ensino Carregado de Epistemologia: reflexões para o caso das geociências``
    Atividade em modalidade ``workshop``, proposta e aprovada em Depto. no mês Jul. e executada no Out. (2016). Intercâmbio e estreitamento de experiências nos estudos e práticas integradas de didática, filosofia e história da ciência ? congregando graduandos, professores das redes pública e privada, e pesquisadores nas áreas de interface. Presença de dois profissionais externos (Prof. Dr. Agustín Adúriz-Bravo, da Universidad de Buenos Aires, e Profa. Dra. Mariana Lamego, da UERJ), que proferiram conferência e minicurso cujo propósito foi demonstrar a potencialidade de alguns expedientes narrativos, a fim de inserir, nos âmbitos da formação escolar e em Licenciaturas, conteúdos de natureza epistemológica. O evento aberto (20h) e as reuniões fechadas (4h) para discussão de planos de parceria futura em projetos interinstitucionais de pesquisa somaram 24horas totais de atividades..
    Período: 2016 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • Edenismo e ideologia espacial no imaginário brasileiro (1930-1986)
    O edenismo como ufania nacional é um fenômeno secular no continente americano, cuja origem se deu ainda nas fases iniciais das expedições de colonização do Novo Mundo. Com o Estado nacional brasileiro não seria diferente, e o espaço geográfico receberia igual carga canônica do imaginário ufanista sobre suas características naturais como advento para o orgulho de seu povo. Com o passar dos anos, governos e olhares sobre esta carga mítica fundacional surgiram, novas interpretações foram somando-se ao substrato maior da ufania telúrica, ganhando direções diversificadas, seja do ponto de vista econômico, político, imaginário ou cultural, sempre tendo o espaço geográfico como principal aporte para a reificação do edenismo secular, mantendo-o como ideologia espacial basilar, independente dos acréscimos e releituras que se faziam do mesmo. Por estas razões, a especificidade do Brasil neste cenário de ufanismo telúrico, inerentemente associado às características de seu território, por sua extensão e diversidade natural e social, faz com que a Geografia e o pensamento geográfico apresentem amplas possibilidades de análise e discussão dos significados atribuídos à natureza, ao território, à nação e à identidade no interior do discurso canônico da mística do paraíso terreal, através de uma ideologia geográfica que inventa e reinventa a história de sua formação econômica e territorial calcada em tais valorações edênicas. O objetivo central deste estudo é o desenvolvimento da análise geográfica das ideologias do mito fundador da identidade nacional no Brasil, a partir da identificação histórica, política, econômica, espacial e social da permanência do ufanismo em relação ao território brasileiro, em específico no que tange ao recorte temporal estabelecido, qual seja, a extensão do século XX. Em conjunto com este objetivo geral, elencam-se os objetivos específicos os quais serão buscados ao longo do desenvolvimento da pesquisa, como analisar a historicidade e espacialidade da canonização do discurso edênico em relação ao Brasil, em específico no recorte temporal estabelecido para a realização desta proposta, ou seja, de 1930 a 1986; elaborar um arcabouço teórico e conceitual de sustentação dos argumentos que compõem o núcleo da premissa do trabalho, como território, ufanismo, edenismo, identidade, imaginário, nação e Estado nacional; identificar, na historiografia da formação e dinâmica do território brasileiro, os elementos que justificam a afirmativa da premissa do trabalho, qual seja, a da ufania edênica como fonte para identidade nacional; apresentar as principais ideologias geográficas vinculadas à valorização dos aspectos espaciais da nação como fundamento do seu potencial identitário, e, em particular, o caso brasileiro em relação a este processo; analisar as representações, em termos de sua aceitação, contestação ou negação, deste fundamento ideológico edênico, e a expressividade discursiva dessas representações no imaginário canônico em suas manifestações singulares. Considerando que, para a conformação do argumento analítico de um trabalho acadêmico são necessárias bases fundamentais que sustentem tal aparato teórico e metodológico, bem como que os materiais e a metodologia caminham lado a lado desde os passos de captação e organização das informações, até a interpretação deste aparato bibliográfico e das demais fontes da pesquisa, procura-se assentar um fundamento multíplice, teórica e metodologicamente amparado pela ciência geográfica, sem abdicar das correlações e contribuições das demais áreas do conhecimento neste processo. Nestas condições é que se vinculam elementos teóricos com vistas a garantir as pretensões da premissa do estudo, tais como a ideologia espacial e a historicidade e espacialidade do pensar e fazer Geografia.
    Período: 2014 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Brasil como Geografia
    Descrição: Grupo de pesquisa formado com o objetivo de produzir uma análise crítica do Brasil como Geografia, abordando três recortes específicos: (i) uma perspectiva histórica (formação espacial); (ii) uma análise presente (diagnóstico atual); e (iii) uma projeção temporal imediata (prognóstico). Este projeto se insere numa proposta mais ampla de análise da América Latina como "Geografia", iniciando-se, além do Brasil, pela Argentina e pelo México.
    Período: 2013 - 2014 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Do ufanismo edênico ao saudosismo heroico: ideologia e discurso geográfico no ideário nacional brasileiro
    A discussão em torno das bases identitárias de um Estado nacional é ampla e complexa. Tendo em vista este caráter de diversidade sobre o tema é que o presente estudo se apresenta, dentro de um recorte analítico espacial e temporal, em relação ao Brasil e sua formação enquanto nação ao longo de sua história. E, em concomitância à temática estabelecida, há o seu aprofundamento e especificidade de argumento dentro deste ínterim, que é a questão da presença, permanência e formas de manifestação de uma ideologia espacial, pautada no ufanismo edênico como recurso retórico para a identidade nacional brasileira. Desta forma o foco central do presente trabalho é a busca por uma elucidação do pensamento geográfico brasileiro como fomentador, difusor e mantenedor desta forma de se pensar a formação territorial do país e a simbolização patriótica nacional. A Geografia, ou melhor, os elementos concretos e abstratos de inclinação geográfica, e os geógrafos têm singular papel na angariação teórica e disseminação discursiva desta espacialidade edênica, construída historicamente e revigorada em diferentes interpretações e releituras na sociedade ao longo do processo de formação e consolidação do Estado nacional brasileiro. E para o alcance dos objetivos propostos a metodologia foi a que segue: revisão bibliográfica de autores do pensamento geográfico e também de áreas afins como História, Economia, Antropologia, Sociologia e Ciência Política; a análise do discurso como fonte de instrumentação para o maior aprofundamento frente aos conceitos, temas e teorias trabalhados pelos autores selecionados em relação ao tema da pesquisa; objetivou-se seguir uma orientação que fosse ao encontro de uma crítica à produção do conhecimento geográfico em sua relação com o cerne temático circunscrito pelo estudo.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • LAGIM (Laboratório de Geo-Iconografia e Multimídias): Edenismo e Ideologias Geográficas
    Este projeto como objetivo o desenvolvimento de temas direta e indiretamente ligados à Teoria Geográfica, cujas ligações teóricas e metodológicas perpassem pelo escopo edênico de discussão, alinhando desde uma dialogia com as representações sociais e simbólicas até o tocante aos núcleos semióticos e linguísticos deste debate (conforme exposto em publicações de períodos como Observatorium ? UFU; Geoteamas ? UFRN e Estética e Semiótica - UnB. De igual modo, por meio de participação de eventos acadêmicos, atividades docentes e discentes, procura-se divulgar e contribuir para novas leituras e divulgação do debate edenista em seu âmbito geográfico e ideológico.
    Período: 2012 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • História do Pensamento Geográfico Teorias e Métodos em Geografia
    Análise acerca das formas de construção da história do pensamento geográfico no Brasil a partir de uma interpretação da estrutura interna da produção do conhecimento científico, suas formas de organização e institucionalização bem como suas variantes epistemológicas, políticas e ideológicas..
    Período: 2010 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Epistemologia e História do Pensamento geográfico no Brasil
    Analisar a formação do pensamento científico no Brasil no início do século XX; identificar os principais autores e obras da geografia científica no Brasil e suas respectivas bases teóricas e metodológicas; discutir e analisar os conceitos de regiâo, território e espaço social; finalmente, tecer considerações a respeito do atual estado da geografia no início do século XXI e suas perspectivas teóricas.
    Período: 2007 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Espaço social e suas representações: as significações da paisagem.
    ?Tornar o mundo nosso mundo? ? essa é a máxima para se chegar à compreensão do que são as paisagens sígnicas e sua importância para o homem. Ao valorar, elevar, sublimar e simbolizar o meio em que vive, o ser humano extra- pola os limites do concreto e do real. A cultura e a subjetividade estabelecem-se nos artefatos, nos ritos, nos contos e mitos sobre ídolos e locais fantásticos e mis-teriosos. Nessa imensa e complexa gama de significâncias que, juntas, formam um verdadeiro mosaico de sentidos, signos e símbolos, forma-se a totalidade de identificação do sujeito com o objeto; o indivíduo faz surgir o elo representacional paisagístico de signos entre ele, o mundo e os outros. Aos geógrafos, cabe buscar uma compreensão e aprofundamento dessas relações entre a sociedade e o seu ambiente, por meio do seu aparato teórico e metodológico, desvendando a força e o alcance dos significados presentes nesse devir relacional.
    Período: 2009 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Tecnologias e Processos de Subjetivação
    Descrição: Neste estudo analisamos a dinâmica de poder na sociedade contemporânea, com o foco nas relações entre o modelo econômico neoliberal e as políticas públicas, para identificarmos marcas do disruptivo. Interessa-nos analisar nos processos de subjetivação as tecnologias da reinvenção de si e da reinvenção dos vínculos no convívio social, para observarmos elementos de resistência. Estamos atentos as combinações entre modos de sucumbir diante das investidas do mercado neoliberal, sobretudo na dinâmica do consumo, e os modos de resistir. Neste estudo situamos os processos de subjetivação no mesmo âmbito de constituição do coletivo. Interessamos por compreender as implicações entre os processos de subjetivação e os processos de produção do comum.
    Período: 2008 - 2010 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Formação continuada de educadores em Suzano
    Este projeto foi realizado em parceria entre o Laboratório de Estudos e Intervenção em Ecopolítica, do Centro de Estudos Ambientais, da UNESP - Campus de Rio Claro, e a Prefeitura Municipal de Suzano, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da realização de atividades de formação continuada de educadores e de pesquisa
    Período: 2008 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Participação Popular e Constituição do Espaço-Público não estatal na reinvenção do Estado e da Democracia
    Análise das experiências de participação popular na gestão municipal em Várzea Paulista e em Suzano, no Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda as relações entre os programas de participação popular na gestão municipal e a constituição de um espaço público não-estatal. Observamos os deslocamentos possíveis realizados a partir das experiências em andamento, considerando a materialidade da cultura, os desafios na reinvenção de modos de viver na cidade e suas implicações para a reestruturação do Estado local.
    Período: 2007 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • CURSO PREPARATÓRIO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO PRÁXIS - UNESP/RIO CLARO
    Curso comunitário voltado para o atendimento de jovens do município de Rio Claro. Aulas elaboradas e ministradas por alunos de graduação da Unesp de diferentes áreas.
    Período: 2006 - 2008 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • O DESPERTAR DO CIDADÃO NO CURSINHO PRÁXIS
    Projeto de Extensão destinado aos alunos do Curso Preparatório Pré-vestibular da Unesp Campus de Rio Claro
    Período: 2006 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • PRESERVE O PLANETA TERRA: RECICLANDO
    Este projeto, que teve início em 2004, atuava num bairro de periferia da cidade de Rio Claro - SP, atendendo a crianças entre 6 e 13 anos. O objetivo inicial era minimizar a questão do crescente aumento dos resíduos sólidos, por meio da montagem de uma oficina de reciclagem de papel, que também geraria renda para a comunidade. Nos anos de 2009 e 2010, o grupo se dividia em duas turmas: a primeira tinha enfoque nas crianças que nunca haviam participado do projeto e os conteúdos eram focados referenciando-se à água (primeiro semestre) e ao lixo (segundo semestre). O segundo grupo ou turma de aprofundamento trabalhou questões ligadas à melhoria de vida do bairro, como asfalto, acúmulo de lixo e outros. Os alunos realizaram campanhas com panfletos, teatros, abaixo-assinados e visita ao prefeito a fim de levar as necessidades da população daquela região aos órgãos públicos. No ano de 2011, trabalhou-se educação ambiental partindo da perspectiva micro (o bairro, a cidade, o Estado) para a perspectiva macro (o Brasil, o Mundo mediante as diferentes coletividades existentes no país: ribeirinhos, índios, sertanejos e outros), as tradições da cultura nacional e as festas populares. O objetivo dessas atividades era valorizar a cultura do Brasil e identificar alternativas de organizações sociais, convivência com o meio e valorizá-lo.
    Período: 2007 - 2007 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Educação ::
  • Ciências Humanas :: Geografia :: Ensino de Geografia e Ciências Humanas ::
  • Ciências Humanas :: Geografia :: Epistemologia, Metodologia e História da Geografia ::
  • Ciências Humanas :: Geografia :: Geografia Humana ::
  • Ciências Humanas :: Geografia :: Ontologia ::

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: POUCO
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior2018201920202021202220232024Total
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização001110003
Participação em Banca de Doutorado001003105
Participação em Banca de Exame de Qualificação0111667527
Participação em Banca de Graduação102441351075
Participação em Banca de Mestrado0010134211
Total11661225637121

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Participação em Congresso21000370316
Participação em Encontro100201021117
Participação em Exposição00002900011
Participação em Oficina100100110013
Participação em Seminário41011220011
Participação em Simpósio2010013007
Total28241416151475

Orientação

Tipo de Produção20202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado001203
Orientação em Andamento de Mestrado000112
Orientações Concluídas para Doutorado010001
Orientações Concluídas para Mestrado123006
Outras Orientações Concluídas000202
Total1345114

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios11
Total11

Produção Artistícas

Tipo de ProduçãoAnterior2023Total
Artes Visuais011
Outra Produção Artística Cultural101
Total112

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho500122710018
Artigo Aceito para Publicação00000000101
Artigo Publicado2434691511712394
Capitulo de Livro Publicado3000227810335
Curso de Curta Duração Ministrado00100120408
Editoração0101021100015
Livro Publicado ou Organizado2000021032019
Organização de Evento611030001012
Outras Bancas Julgadoras00000002608
Outras Orientações em Andamento00000000011
Outras Participações em Eventos e Congressos1600021122226
Outras Produções Bibliográfica1010045832033
Programa de Rádio ou TV10000021105
Relatório de Pesquisa10000001002
Texto em Jornal ou Revista1169321210035
Trabalho em Eventos1400021110120
Total93121511263262304110332

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720192020202120222023Total
Mídia Social, Website ou Blog110000002
Outra Produção Técnica1002333315
Prefacio Posfacio001100002
Produto Tecnologico000000202
Trabalho Técnico000322209
Total2116557330