Laís de Oliveira Borges

CitaçõesBORGES, L.;BORGES, LAIS;L. Borges
Curso/ProgramaEspecialização em Educação a Distância
TitulaçãoMestrado
ÁreaLinguística, letras e artes :: Lingüística

Formação

  • Doutorado - Periodo: 2022 a atual - Lingüística
    Universidade de Brasília
  • Mestrado - Periodo: 2013 a 2014 - Teaching English to Speakers of Other Languages
    University College London
  • Graduação - Periodo: 2008 a 2012 - Letras - Inglês
    Universidade de Brasília
  • Ensino Médio - Periodo: 2003 a 2004 - Richard Montgomery High School

Atuação Profissional

  • Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 2009 a 2010
  • Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do DF- / Periodo: 2017 a 2020
  • CULTURA INGLESA- / Periodo: 2011 a 2016
  • Red Balloon- / Periodo: 2009 a 2009
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2021 a atual
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2023 a 2023
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2023 a 2023
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a 2016
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
  • University College London- / Periodo: 2017 a 2018
  • University College London- / Periodo: 2017 a 2018
  • University of Liverpool- / Periodo: 2021 a atual
  • University of York- / Periodo: 2017 a 2018

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • TESSITURAS: interação, gênero e (con)texto
      O caminho teórico principal do grupo será a Linguística de Texto, convocando uma abordagem sociocognitiva, sociointeracional, sociodiscursiva e sociopragmática, com foco no ensino de línguas (em especial - mas não exclusivamente - o Português). Com esse trabalho, espera-se colaborar com pesquisas que se interesse pelo ensino do texto na Educação Básica e no Ensino Superior no que tange à leitura, à produção oral, à produção escrita e à gramática.
      Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA
    • ChangeMakers UCL
      Membro do projeto SPIRE (Support and Preparation of International Researchers in Education), que fornece suporte e preparação para alunos de mestrado em Educação do Institute of Education, University College London; projeto financiado pela UCL.
      Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Uma análise do formato de testes orais de proficiência em língua estrangeira (inglês): foco no domínio geral de uso da língua.
      Pesquisa qualitativa do componente oral de dois exames de proficiência em língua inglesa de reconhecimento mundial, o Examination for the Certificate of Competency in English (ECCE), da Universidade de Michigan, e o First Certificate in English (FCE), da Universidade de Cambridge ESOL. A escolha dos exames partiu da necessidade de análise de testes de proficiência gerais, com níveis mínimos de proficiência equiparados, e possivelmente populares, para que a coleta de dados fosse viabilizada, com vistas a suprir informações sobre possíveis formatos de tarefas para exames de proficiência em desenvolvimento no Brasil. A análise dos dados foi conduzida com base na utilização de listas de verificação de tarefas em testes orais de proficiência em língua estrangeira da Associação Europeia de Avaliadores de Proficiência (ALTE). Apesar de ambas as instituições responsáveis pelos exames alegarem que os dois exames se enquadrem no nível B2 de proficiência relativo ao CEFR, os componentes orais dos dois testes são essencialmente diferentes no que concerne não só à própria estrutura dos exames, como também à complexidade das duas provas.
      Período: 2011 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Linguística, letras e artes :: Letras :: ::
    • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Lingüística Aplicada ::
    • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Psicolingüística ::
    • Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Sociolinguística ::

    Idiomas

    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
    • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de Produção20222023Total
    Participação em Banca de Graduação25328
    Total25328

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior2018201920202023Total
    Participação em Congresso041038
    Participação em Oficina000011
    Participação em Seminário200002
    Participação em Simpósio000101
    Total2411412

    Orientação

    Tipo de Produção2022Total
    Outras Orientações Concluídas2626
    Total2626

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnterior2017Total
    Prêmios213
    Total213

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201820192020202120222023Total
    Apresentação de Trabalho251100110
    Artigo Aceito para Publicação00000011
    Artigo Publicado00020114
    Curso de Curta Duração Ministrado00000112
    Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional00001719
    Organização de Evento00000011
    Outras Produções Bibliográfica16000007
    Total3111319634