This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Laís de Oliveira Borges
Citações | BORGES, L.;BORGES, LAIS;L. Borges |
Curso/Programa | Especialização em Educação a Distância |
Titulação | Mestrado |
Área | Linguística, letras e artes :: Lingüística |
Formação
- Doutorado - Periodo: 2022 a atual - Lingüística
Universidade de Brasília - Mestrado - Periodo: 2013 a 2014 - Teaching English to Speakers of Other Languages
University College London - Graduação - Periodo: 2008 a 2012 - Letras - Inglês
Universidade de Brasília - Ensino Médio - Periodo: 2003 a 2004 - Richard Montgomery High School
Atuação Profissional
- Casa Thomas Jefferson- / Periodo: 2009 a 2010
- Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna do DF- / Periodo: 2017 a 2020
- CULTURA INGLESA- / Periodo: 2011 a 2016
- Red Balloon- / Periodo: 2009 a 2009
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2021 a atual
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF- / Periodo: 2023 a 2023
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2022 a atual
- Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2023 a 2023
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2023 a 2023
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2016 a 2016
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2011 a 2011
- University College London- / Periodo: 2017 a 2018
- University College London- / Periodo: 2017 a 2018
- University of Liverpool- / Periodo: 2021 a atual
- University of York- / Periodo: 2017 a 2018
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- TESSITURAS: interação, gênero e (con)texto
O caminho teórico principal do grupo será a Linguística de Texto, convocando uma abordagem sociocognitiva, sociointeracional, sociodiscursiva e sociopragmática, com foco no ensino de línguas (em especial - mas não exclusivamente - o Português). Com esse trabalho, espera-se colaborar com pesquisas que se interesse pelo ensino do texto na Educação Básica e no Ensino Superior no que tange à leitura, à produção oral, à produção escrita e à gramática.
Período: 2023 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: OUTRA - ChangeMakers UCL
Membro do projeto SPIRE (Support and Preparation of International Researchers in Education), que fornece suporte e preparação para alunos de mestrado em Educação do Institute of Education, University College London; projeto financiado pela UCL.
Período: 2017 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Uma análise do formato de testes orais de proficiência em língua estrangeira (inglês): foco no domínio geral de uso da língua.
Pesquisa qualitativa do componente oral de dois exames de proficiência em língua inglesa de reconhecimento mundial, o Examination for the Certificate of Competency in English (ECCE), da Universidade de Michigan, e o First Certificate in English (FCE), da Universidade de Cambridge ESOL. A escolha dos exames partiu da necessidade de análise de testes de proficiência gerais, com níveis mínimos de proficiência equiparados, e possivelmente populares, para que a coleta de dados fosse viabilizada, com vistas a suprir informações sobre possíveis formatos de tarefas para exames de proficiência em desenvolvimento no Brasil. A análise dos dados foi conduzida com base na utilização de listas de verificação de tarefas em testes orais de proficiência em língua estrangeira da Associação Europeia de Avaliadores de Proficiência (ALTE). Apesar de ambas as instituições responsáveis pelos exames alegarem que os dois exames se enquadrem no nível B2 de proficiência relativo ao CEFR, os componentes orais dos dois testes são essencialmente diferentes no que concerne não só à própria estrutura dos exames, como também à complexidade das duas provas.
Período: 2011 - 2011 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Linguística, letras e artes :: Letras :: ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Lingüística Aplicada ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Psicolingüística ::
- Linguística, letras e artes :: Lingüística :: Sociolinguística ::
Idiomas
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
- Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|
Participação em Banca de Graduação | 25 | 3 | 28 |
Total | 25 | 3 | 28 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | 2020 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 0 | 4 | 1 | 0 | 3 | 8 |
Participação em Oficina | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Participação em Seminário | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Participação em Simpósio | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 1 |
Total | 2 | 4 | 1 | 1 | 4 | 12 |
Orientação
Tipo de Produção | 2022 | Total |
---|---|---|
Outras Orientações Concluídas | 26 | 26 |
Total | 26 | 26 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2017 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 2 | 1 | 3 |
Total | 2 | 1 | 3 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 2 | 5 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 10 |
Artigo Aceito para Publicação | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Artigo Publicado | 0 | 0 | 0 | 2 | 0 | 1 | 1 | 4 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 2 |
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 7 | 1 | 9 |
Organização de Evento | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Outras Produções Bibliográfica | 1 | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 |
Total | 3 | 11 | 1 | 3 | 1 | 9 | 6 | 34 |