Valdivina Alves Ferreira

CitaçõesFERREIRA, V. A.;FERREIRA, VALDIVINA ALVES;ALVES FERREIRA, VALDIVINA;FERREIRA
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoPós-Doutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2019 a 2020 - Universidade de Lisboa
  • Doutorado - Periodo: 2010 a 2013 - Educação
    Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Mestrado - Periodo: 2003 a 2005 - Educação
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Especialização - Periodo: 1992 a 1992 - Planejamento Educacional
    Universidade de Rio Verde
  • Especialização - Periodo: 1990 a 1991 - Administração e Supervisão Escolar
    Universidade de Rio Verde
  • Especialização - Periodo: 1993 a 1994 - Métodos e Técnicas de Ensino
    Universidade Salgado de Oliveira
  • Especialização - Periodo: 2014 a 2014 - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - AEE
    Universidade Federal do Ceará
  • Especialização - Periodo: 1997 a 1998 - Ciência da Computação
    Fundação de Ensino Superior de Rio Verde Universidade Católica de Goiás
  • Graduação - Periodo: 2007 a atual - Administração de Empresas
    Universidade Paulista - UNIP
  • Graduação - Periodo: 1987 a 1990 - Pedagogia Licenciatura Plena
    Universidade de Rio Verde
  • Ensino Médio - Periodo: 1987 a 1987 - Superintendencia de Ensino Não Formal
  • Ensino Médio - Periodo: 1984 a 1986 - Colégio Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho

Atuação Profissional

  • Colégio Estadual Martins Borges- / Periodo: 2002 a 2002
  • Colégio Estadual Martins Borges- / Periodo: 1995 a 1999
  • COMUNICOLOGIA (BRASÍLIA)- / Periodo: 2020 a atual
  • FACULDADE ALMEIDA RODRIGUES- / Periodo: 2004 a 2012
  • Faculdade Araguaia- / Periodo: 2013 a 2013
  • Faculdade Nossa Senhora Aparecida- / Periodo: 2013 a 2015
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás- / Periodo: 2010 a 2013
  • SEE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS- / Periodo: 2013 a 2014
  • SEE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS- / Periodo: 1986 a 2014
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2017 a atual
  • Universidade Católica Dom Bosco- / Periodo: 2014 a 2017
  • Universidade de Rio Verde- / Periodo: 2008 a 2008
  • Universidade Estadual de Goiás- / Periodo: 2001 a 2001
  • Universidade Federal de Goiás- / Periodo: 2010 a 2012

Linha de Pesquisa

  • Linha I: Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
  • POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Projetos de Pesquisa

  • Rede Federal de Educação Profissional: políticas educacionais de nível médio (2017-2020)
    investigar, discutir e analisar as Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, na rede Federal de Educação Profissional a partir de 2008. O período escolhido para a realização da pesquisa deve-se à relevância dos estudos a serem empreendidos a partir do que consta a Lei 11.892/2008 que ?Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? (BRASIL, 2008) em todo o Brasil, decretada em 29/12/2008. Nesta Lei estão expressas como finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na Seção II, art. 6º: I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais [...]. A data final, acerca do recorte temporal, corresponde à aprovação e vigência do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), aprovado pela Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. No documento, a EPT aparece nas Metas: 3, 8, 9, mas, as Metas 10 e 11 desse documento apresentam todas as Estratégias no que se refere à Educação Profissional e Tecnológica como prioridade.
    Período: 2017 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Educação Profissional: apontamentos sobre a implementação dos itinerários formativos na formação técnica e profissional de nível médio.
    O projeto tem como objetivo analisar o processo de implementação dos itinerários formativos considerando os eixos estruturantes na formação técnica e profissional de nível médio, na rede Federal de Educação Profissional. Os itinerários formativos fazem parte da nova estrutura do ensino médio na educação básica. Normativos como a Lei n 13.415 de 2017, a Resolução CNE/CP n 1, de 2021 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica e a Portaria n 1.432 de 2018 são alguns dos documentos que orientam esta nova organização para o ensino médio. A confluência entre formação geral básica e formação técnicoprofissional é uma das maiores inovações promovidas pelos itinerários formativos no ensino médio em seus diferentes eixos estruturantes: investigação científica; processos criativos; mediação e intervenção sociocultural; empreendedorismo. Os objetivos específicos são: Examinar o processo histórico de desenvolvimento das Políticas de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio no Brasil com foco na rede federal de ensino. Identificar os cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Campus de Brasília. Contextualizar as medidas adotadas pelo Instituto Federal de Brasília, para subsidiar o acompanhamento das demandas de cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio, ofertados no Campus. Contextualizar as experiências realizadas pelo Instituto Federal de Brasília na realização de atividades contemplando os eixos estruturantes nos itinerários formativos pertinentes aos cursos ofertados no ensino médio. Criar um aplicativo com vistas a acompanhamento dos resultados da implementação dos itinerários formativos e as demandas do mercado de trabalho na região de oferta dos cursos de formação técnica e profissional pelo IFB. A metodologia será realizada por meio de pesquisa qualitativa com procedimentos documental e empírica. Terá como participantes os Coordenadores Geral de ensino de cada Campus do IFB que exerçam essas funções quando se desenvolverá essa pesquisa. A análise dos dados terá como aporte teórico a orientação de Bogdan Biklen (1994) no processo de busca, organização sistemática das respostas obtidas com as entrevistas e apresentação dos resultados.Os resultados esperados buscam o fortalecimento da discussão sobre o processo de implementação dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio a partir da implementação dos itinerários formativos no Campus de Brasília e sua contribuição para o efetivo desenvolvimento de projetos que possam integrar os estudantes ao mundo do trabalho. Espera-se, também, apresentar um aplicativo para Acompanhamento dos resultados da implementação dos itinerários formativos e as demandas do mercado de trabalho na região de oferta dos cursos de formação técnica e profissional pelo IFB, a partir de um conjunto de indicadores a ser considerado na análise da materialização do novo ensino médio na rede federal. E ainda, que os mesmos possam se traduzir em objeto de discussão na qualificação dos pesquisadores nas universidades, contribuindo para que os estudantes alcancem sucesso em sua trajetória no ensino técnico-profissional.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio
    Pretende-se nesta pesquisa investigar, discutir e analisar as Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, em Mato Grosso do Sul, na rede Federal de Educação Profissional na cidade de Campo Grande, no período de 2008 a 2014. O período escolhido para a realização da pesquisa deve-se à relevância dos estudos a serem empreendidos a partir do que consta a Lei 11.892/2008 que ?Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia? (BRASIL, 2008) em todo o Brasil, decretada em 29/12/2008. Objetivo Geral Analisar as Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio, em Mato Grosso do Sul, na rede Federal de Educação Profissional da cidade de Campo Grande, no período de 2009 a 2014. Objetivos específicos Examinar o processo histórico de desenvolvimento das Políticas de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul, com foco na rede federal de ensino. Examinar o processo de implementação dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no Câmpus de Campo Grande. Identificar as medidas adotadas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, para subsidiar o acompanhamento das demandas de cursos de Educação Profissional e Tecnológica de nível médio, ofertados no Câmpus de Campo Grande. No desenvolvimento do projeto aqui apresentado, será utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, cujo objetivo será o de atender as necessidades teórico-metodológicas, buscando nos documentos oficiais e na literatura acerca da temática os indícios que subsidiarão as discussões e análises aqui pretendidas.
    Período: 2015 - 2017 / Situação: DESATIVADO / Natureza: PESQUISA
  • ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS DEFINIDAS NO PAR (2011-2014), QUANTO AS TECNOLOGIAS, NOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - (PIBIC)
    Este plano de trabalho insere-se ao projeto ?Planejamento da educação em municípios sul-matogrossenses: implicações para a gestão democrática e o direito à educação? sob a coordenação da Profa Dra Regina Tereza Cestari de Oliveira, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE) do Programa de Pós-Graduação em Educação _ Mestrado e Doutorado ? PPGE da Universidade Católica Dom Bosco ? Campo Grande ? MS, constituído e cadastrado no diretório do CNPq, desde 2004, com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas no campo das políticas de gestão da educação básica, que se expressam por meio de programas, planos projetos e atividades governamentais e que se materializam nos sistemas de ensino, assim como nas escolas. O Projeto de Pesquisa tem como objeto o planejamento educacional em cinco municípios de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Corumbá e Três Lagoas) e seu objetivo consiste em analisar o processo de implementação das ações definidas no Plano de Ações Articuladas (PAR) e como vem sendo realizado o acompanhamento e a avaliação desse planejamento.
    Período: 2015 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: OUTRA
  • CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
    Projeto de Pesquisa para Tese de Doutorado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, sob orientação da professora Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem ::
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Métodos e Técnicas de Ensino
  • Ciências Humanas :: Educação :: Ensino-Aprendizagem :: Tecnologia Educacional
  • Ciências Humanas :: Educação :: Orientação e Aconselhamento ::

Idiomas

  • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: RAZOAVELMENTE, Compreende: RAZOAVELMENTE
  • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Banca Julgadora para Professor Titular0000002002
Participação em Banca de Aperfeiçoamento Especialização2000000002
Participação em Banca de Doutorado01025111314
Participação em Banca de Exame de Qualificação220310199238
Participação em Banca de Graduação311000000032
Participação em Banca de Mestrado00214144016
Total3542610226145104

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192021Total
Participação em Congresso30130512
Participação em Encontro9000009
Participação em Oficina1000001
Participação em Seminário62100110
Participação em Simpósio1000102
Total202231634

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior2017201820192020202120232024Total
Orientação em Andamento de Doutorado000112116
Orientação em Andamento de Mestrado010101216
Orientações Concluídas para Doutorado000001102
Orientações Concluídas para Mestrado0318081021
Outras Orientações Concluídas31160010039
Total3157101135274

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior20162017201820192020202120222023Total
Apresentação de Trabalho109521000027
Artigo Aceito para Publicação0000010001
Artigo Publicado520138116440
Capitulo de Livro Publicado220222111830
Curso de Curta Duração Ministrado2000000002
Demais Trabalhos4000000004
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional1000000001
Livro Publicado ou Organizado1101000003
Organização de Evento8000001009
Outras Bancas Julgadoras0000100001
Outras Participações em Eventos e Congressos130002000015
Outras Produções Bibliográfica2000000002
Texto em Jornal ou Revista1000000001
Trabalho em Eventos1110561200035
Total60241012101323712171

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019Total
Outra Produção Técnica100001
Trabalho Técnico9721322
Total10721323