Victor Márcio Laus Reis Gomes

CitaçõesGOMES, Victor Márcio Laus Reis;GOMES, VICTOR MÁRCIO LAUS REIS;LAUS REIS GOMES, VICTOR MÁRCIO;Victor Laus-Gomes;LAUS-GOMES, Victor;LAUS REIS GOMES, Victor Marcio;Victor Gomes;GOMES, Victor
Curso/ProgramaInovação em Com. Econ. Criativa-Mestrado
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Socias Aplicadas :: Comunicação

Formação

  • Pós-Doutorado - Periodo: 2023 a atual - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Doutorado - Periodo: 2011 a 2014 - Comunicação Social
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Mestrado - Periodo: 2006 a 2008 - Administração
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Especialização - Periodo: 1995 a 1997 - MBA - Master of Business Administration
    University Of Dallas
  • Especialização - Periodo: 1993 a 1993 - Marketing
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Graduação - Periodo: 1988 a 1992 - Comunicação Social Publicidade e Propaganda
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atuação Profissional

  • A Angeloni e Cia Ltda- / Periodo: 1998 a 1998
  • Competence Comunicação e Marketing Ltda- / Periodo: 1993 a 1993
  • Comunicação & Inovação (Online)- / Periodo: 2016 a 2016
  • Comunicologia (Brasília)- / Periodo: 2017 a atual
  • COMUNICOLOGIA (BRASÍLIA)- / Periodo: 2015 a atual
  • Dell Computadores Ltda- / Periodo: 2005 a 2006
  • Desenvolve - Revista de Gestão do Unilasalle- / Periodo: 2013 a atual
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing- / Periodo: 2012 a 2014
  • ESFERAS- / Periodo: 2018 a atual
  • ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro- / Periodo: 2018 a atual
  • Faculdade da Serra Gaúcha- / Periodo: 2002 a 2003
  • Faculdades Porto Alegrenses- / Periodo: 2000 a 2014
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2018 a atual
  • GESTÃO E DESENVOLVIMENTO EM REVISTA- / Periodo: 2018 a 2018
  • Gestão e Regionalidade- / Periodo: 2008 a 2008
  • GMV - Coolaborativa- / Periodo: 2005 a 2014
  • Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios- / Periodo: 2003 a 2003
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- / Periodo: 2010 a 2013
  • Revista FANDOM ? Jornalismo & Publicidade- / Periodo: 2020 a atual
  • Sodexho do Brasil Ltda- / Periodo: 2001 a 2002
  • Telet S A- / Periodo: 1999 a 2001
  • Universidade Católica de Brasília-UCB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 2014 a atual
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos- / Periodo: 2007 a 2008
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos- / Periodo: 2006 a 2007
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos- / Periodo: 2002 a 2005
  • Universidade La Salle - Canoas- / Periodo: 2008 a 2008
  • Wiker Comunicação, Marketing e Sistemas de Informação Ltda- / Periodo: 2009 a 2012
  • Zero Hora Editora Jornalística Ltda- / Periodo: 1997 a 1998
  • Zero Hora Editora Jornalística Ltda- / Periodo: 1994 a 1995

Linha de Pesquisa

  • Estratégia e gestão comunicacional
  • Políticas, gestão e avaliação da educação
  • Processos comunicacionais nas organizações

Projetos de Pesquisa

  • Prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social: a certificação do trabalho, dos profissionais e das empresas, a partir de uma perspectiva da Comunicação Organizacional
    O presente projeto pretende mapear como operam os prêmios em Cidadania e Responsabilidade Social, no contexto da Comunicação Organizacional. O estudo será feito a partir um montante de pelo menos 100 editais e regulamentos de premiações em todo o Brasil, que sistematizarão práticas, atores e iniciativas, em vista da certificação de mérito do trabalho, dos profissionais e das instituições, em sistematização com o arcabouço teórico, a partir de trabalhos publicados em sociedades de pesquisa, tais como: Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de teses e dissertações defendidas nos programas de pósgraduação (no Brasil) e bases indexadas de periódicos avaliados pela Capes (QualisCapes). O estudo dos prêmios é uma prática recente e sua sistematização também. O projeto trata das estratégias organizacionais e engajamento de públicos, a partir de prêmios. Muitos desses, utilizados para engajar profissionais das habilitações de Comunicação, tais como: jornalistas, publicitários, relações públicas, técnicos em audiovisual, radialistas, cineastas. Outros, relativos a públicos e audiências (leitores, telespectadores, consumidores). E ainda aos que conferem status a empresas, como conscientes e promotoras de valores relativos à cidadania. O projeto já conta com sistematização de 30 classificações sobre a estruturação de prêmios baseados em engajamento de público, no Jornalismo; mas tende a ter mais classificações para abarcar o tema a partir da visão de Comunicação Organizacional. Conhecer os prêmios é saber como se institui um sistema de meritocracia, reconhecimento e falas (des)autorizadas entre organizações e públicos, com vistas, muitas vezes, ao engajamento de públicos de forma não-remunerada a causas institucionais. A formalização deste projeto em 2015, sob a lógica de Comunicação Organizacional (na UCB: foco em público, na linha Processos Comunicacionais nas Organizações, com financiamento do CNPq), se relaciona com 10 anos de pesquisa sobre prêmios, mas pela ótima do Jornalismo (na UnB: foco em notícia, na linha Jornalismo e Sociedade). É um trabalho que começou como dissertação, passou para tese e, agora, se configura como projeto de pesquisa, já num nível mais autônomo passando do financiamento por bolsa (CNPq e Capes/REUNI: 2006-2013, mestrado e doutorado) para o de auxílio financeiro e custeio (CNPq: 2015). E conta com pesquisadores e colaboradores que gestam diversos prêmios, como os da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), além de pesquisadores atuantes na ABRAPCORP, SBPJor, Aberje, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O projeto envolve institutos do Centro Oeste e Sudeste, tais como: Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Paulista (UNIP, Brasília), Estácio (Brasília), Estácio (RJ), além da Université de Poitiers (França). É um projeto que possui potencial de inovação de produtos, processos ou serviços, a partir do relacionamento com pesquisadores e profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), integrantes dessa pesquisa.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
    A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação.
    Período: 2022 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • A midiatização da gestão estratégica da comunicação: um estudo junto a profissionais de comunicação do Distrito Federal
    A midiatização é um fenômeno amplamente discutido por pesquisadores da área da comunicação, embora pouco explorado em investigações sobre a gestão comunicacional. Em uma concepção ampla, o conceito diz respeito às relações entre indivíduos, instituições e meios de comunicação, bem como às transformações da sociedade relacionadas aos desenvolvimentos tecnológicos da comunicação. Nesse contexto, é possível pensar, de forma geral, a gestão e, mais especificamente, a gestão da comunicação, como práticas transformadas por processos de midiatização. Considerar as relações entre profissionais de comunicação, sistemas e plataformas de gestão e veículos de comunicação consiste em uma forma de investigação desses processos. Com esta pesquisa, busca-se articular a gestão da comunicação com as noções de decisão e discurso, no contexto de expansão dos diferentes meios técnicos envolvidos nas práticas gerenciais, com base no questionamento de como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão da comunicação entre profissionais do Distrito Federal (DF). Importa ressaltar o ambiente de incentivos ao empreendedorismo e à economia criativa no DF, que estimula pesquisas voltadas à investigação das interfaces entre comunicação e tecnologia.
    Período: 2021 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Teorias da comunicação organizacional
    O presente projeto pretende desvendar o marco teórico da comunicação organizacional, a partir do mapeamento das principais teorias aplicadas em pesquisas desenvolvidas no âmbito da pós-graduação em comunicação no Brasil. O estudo se dará por meio da análise dos trabalhos apresentados no GT Comunicação em Contextos Organizacionais durante os encontros da COMPÓS e nos Congressos promovidos pela ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas), das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação que contam com linhas de pesquisa dedicadas ao estudo da comunicação organizacional, e dos artigos publicados na principal revista dedicada à temática: Organicom, da Abrapcorp e ECA/USP, além da pesquisa direta junto a pesquisadores e docentes de comunicação organizacional. Tal proposta se justifica em razão de o campo da Comunicação Organizacional no Brasil experimentar processo de consolidação e de ampliação de temáticas e objetos. O trabalho pretende trazer à discussão as questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação Organizacional, a partir da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos e do levantamento das tendências de pesquisa na área. O estudo faz um com o estudo desenvolvido por Jones, Watson, Gardner e Gallois (2004) sobre a produção norte-americana, identificada principalmente nos trabalhos apresentados na Organizational Communication Division da International Communication Association. Nossa intenção é a de conhecer e estabelecer bases mais sólidas para dar suporte à investigação, à produção, à interpretação e ao ensino.
    Período: 2014 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
  • Estratégias para o desenvolvimento da economia criativa do Distrito Federal
    O projeto "Estratégias para o desenvolvimento da economia criativa do Distrito Federal" se ancora no Macroprojeto "Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal". O projeto constitui a etapa final do Panorama da Economia Criativa do DF (PECDF) e sua meta principal, conforme o Plano de Trabalho, é o desenvolvimento de um plano de ações para a EC do DF visando a promoção da mudança da matriz econômica da região. Destacam-se ainda, como metas, a proposição de ações formativas a partir das vocações e competências, a identificação de oportunidades de trabalho em EC, além do desenvolvimento de canais de divulgação do Projeto (Plataforma Interativa e E-book).
    Período: 2022 - 2023 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios
    O projeto investiga os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas brasileiras, produzidos em processos de comunicação organizacional, e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens publicadas em revistas de negócios do país. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, estuda textos jornalísticos e textos institucionais produzidos pelas organizações. A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas. Em uma perspectiva sistêmica, o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto explora e indica possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação.
    Período: 2017 - 2020 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de pré-aceleração Startup Católica
    Período: 2018 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal
    O projeto pretende investigar os discursos sobre a estratégia de grandes empresas privadas do Distrito Federal e sua relação com a produção de sentido sobre a estratégia organizacional em notícias e reportagens de negócios. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, será realizada através de textos jornalísticos, de textos institucionais produzidos pelas empresas e de entrevistas com executivos. A intenção é explorar como circulam, como são (re)apropriados e como se autorreforçam os sentidos sobre a estratégia, delineando diferentes perspectivas e práticas estratégicas das empresas da região. Em uma perspectiva sistêmica e complexa o enfoque não recai sobre as influências da mídia, mas sobre como ela se insere na complexidade das relações sistêmicas e como ela pode revelar e construir os diferentes sentidos assumidos pela estratégia e pelas práticas estratégicas no universo organizacional. Além da circulação de sentidos entre o noticiário e as organizações, o projeto irá explorar e indicar possíveis diferenças entre as apropriações e concepções de estratégia nas organizações pesquisadas e em seus setores de atuação. Com isso, além de contribuir para o estabelecimento de bases para futuras pesquisas sobre as relações entre a comunicação e a estratégia, acreditamos que este estudo possa fomentar iniciativas de ensino e de extensão voltadas para profissionais interessados em conhecer e discutir, em uma abordagem comunicacional, as práticas estratégicas na região.
    Período: 2015 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Programa de Pré-aceleração Start-Up Católica
    Período: 2017 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: EXTENSAO
  • A Pesquisa em Relações Públicas: práticas acadêmicas e capital cultural
    O projeto objetivou analisar as práticas acadêmicas realizadas nas instituições de ensino superior mediante atividades desenvolvidas tanto em nível de graduação como de pós-graduação, nas áreas de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional, envolvendo grupos de pesquisa registrados no CNPq. A elaboração do trabalho ocorreu com procedimentos metodológicos de uma investigação caracterizada como qualitativa e quantitativa, sendo adotada a pesquisa documental que possibilitou o registro das práticas acadêmicas desenvolvidas nos grupos de pesquisa, de ambas as áreas. A observação dos referidos grupos de pesquisa revelou práticas acadêmicas envolvendo aspectos do capital cultural para a formação superior nas áreas, assim como conexões entre teoria, pesquisa, ensino e produção. As relações existentes entre os cursos de graduação, de pós-graduação, em instituições de ensino superior, e os grupos de pesquisa registrados no CNPq, em Relações Públicas e Comunicação Organizacional foram mapeadas resultando em um banco de dados contendo informações diversificadas para futuras investigações. Projeto aprovado no CNPq (PQ-2) para o período de 01/03/2010 a 28/02/2013.
    Período: 2010 - 2013 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
  • Wiker Comunicação Colaborativa
    O Projeto Wiker Comunicação Colaborativa envolveu a pesquisa e o desenvolvimento de uma metodologia e de um software para apoiar a gestão da comunicação interna nas organizações. O sistema possibilitou a mensuração e o acompanhamento das seguintes variáveis: alinhamento estratégico; conhecimento; comunicação interna; orientação para resultados; relacionamento interno; perfil da equipe. A metodologia foi validada e testada através de entrevistas com profissionais da área e da aplicação de um piloto em uma empresa de serviços. Projeto desenvolvido no âmbito do Programa Prime - Primeira Empresa Inovadora da Finep.
    Período: 2009 - 2012 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: DESENVOLVIMENTO

Áreas de Atuação

  • Ciências Humanas :: Educação :: Administração Educacional ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Empresas :: Estratégia
  • Ciências Socias Aplicadas :: Administração :: Administração de Empresas :: Mercadologia
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Comunicação Organizacional ::
  • Ciências Socias Aplicadas :: Comunicação :: Relações Públicas e Propaganda :: Planejamento de Comunicação

Idiomas

  • Espanhol: Lê: BEM, Fala: POUCO, Escreve: POUCO, Compreende: BEM
  • Inglês: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

Banca Julgadora

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Banca Julgadora para Concurso Público00001000001
Participação em Banca de Doutorado00000111003
Participação em Banca de Exame de Qualificação617430151028
Participação em Banca de Graduação1935100000028
Participação em Banca de Mestrado133742717237
Total267151283978297

Eventos

Tipo de ProduçãoAnterior201620172019Total
Participação em Congresso801413
Participação em Encontro30104
Participação em Seminário11204
Participação em Simpósio00011
Total1214522

Orientação

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Orientação em Andamento de Iniciação Científica00000000202
Orientação em Andamento de Mestrado01000000001
Orientações Concluídas para Mestrado001431517224
Outras Orientações Concluídas8945010000099
Total89564415192126

Prêmios

Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
Prêmios77
Total77

Produção Bibliográfica

Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
Apresentação de Trabalho1013050100020
Artigo Publicado125411610172260
Capitulo de Livro Publicado603000010010
Curso de Curta Duração Ministrado20110000004
Desenvolvimento de Material Didático ou Institucional00020000103
Editoração00221002108
Livro Publicado ou Organizado00000100102
Organização de Evento31111000108
Outras Bancas Julgadoras01001000002
Programa de Rádio ou TV00100000001
Relatório de Pesquisa00010100103
Trabalho em Eventos600030001010
Total3981518171221082131

Produção Técnica

Tipo de ProduçãoAnterior2016201720182019202020222023Total
Mídia Social, Website ou Blog100100002
Outra Produção Técnica000210003
Processos e Técnicas500000016
Software100000001
Trabalho Técnico12755131135
Total19758231247