This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Celio da Cunha
Citações | CUNHA, C.;CUNHA, CÉLIO DA |
Curso/Programa | Educação - Stricto Sensu |
Titulação | Doutorado |
Área | Ciências Humanas :: Educação |
Formação
- Doutorado - Periodo: 1985 a 1987 - Educação
Universidade Estadual de Campinas - Mestrado - Periodo: 1979 a 1980 - Educação
Universidade de Brasília - Especialização - Periodo: 1969 a 1970 - Psicologia da Educação
Universidade de São Paulo - Graduação - Periodo: 1964 a 1968 - Pedagogia Bacharelado e Licenciatura
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Atuação Profissional
- Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional- / Periodo: 1982 a 1985
- Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional- / Periodo: 1979 a 1982
- Comitê Editorial e Executivo das Publicações do FNDE- / Periodo: 2023 a atual
- Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras- / Periodo: 1989 a 1990
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1980 a 1995
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1990 a 1991
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1980 a 1985
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2016 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2015 a atual
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2014 a atual
- Educação Brasileira- / Periodo: 1978 a atual
- Educación Superior y Sociedad(Unesco)- / Periodo: 2022 a 2022
- Ensaio AValiação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2000 a atual
- Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências- / Periodo: 1982 a 1986
- Fundação de Apoio ao Estudante- / Periodo: 1985 a 1986
- Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2023 a atual
- Fundação Joaquim Nabuco- / Periodo: 1980 a 1984
- Gestão em Rede (Brasília)- / Periodo: 2005 a 2008
- Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2016 a atual
- Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição- / Periodo: 1975 a 1976
- Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá(UEMT)- / Periodo: 1970 a 1971
- Integração e Conhecimento - Revista Mercosul- / Periodo: 2010 a atual
- Linhas Críticas (UnB) (1516-4896)- / Periodo: 2000 a atual
- MEC - Departamento de Assuntos Universitários- / Periodo: 1978 a 1980
- MEC - Departamento de Assuntos Universitários- / Periodo: 1975 a 1980
- MEC - Secretaria da Educação Fundamental- / Periodo: 1991 a 1995
- MEC- Secretaria de Educação Básica- / Periodo: 1991 a 1992
- MEC- Secretaria de Educação Básica- / Periodo: 1990 a 1990
- MEC- Secretaria de Educação Superior- / Periodo: 1979 a 1980
- MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1988 a 1989
- MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1987 a 1988
- MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1987 a 1988
- MEC - Secretaria de Política Educacional- / Periodo: 1995 a 1997
- Ministério da Educação- / Periodo: 2012 a atual
- Ministério da Educação do Brasil- / Periodo: 1994 a 1994
- Ministério da Educação do Brasil- / Periodo: 1988 a 1988
- Ministério das Relações Exteriores - DF- / Periodo: 1995 a 1995
- Movimento de Educação de Base- / Periodo: 1993 a 1994
- Movimento Todos pela Educação- / Periodo: 2007 a atual
- Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2006 a 2008
- Organização dos Estados Americanos- / Periodo: 1991 a 1995
- Prefeitura Municipal de Corumbá- / Periodo: 1970 a 1970
- RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação- / Periodo: 2014 a atual
- Revista Atos e Interdisciplinaridade- / Periodo: 2022 a atual
- Revista Brasileira de Política e Administração da Educação- / Periodo: 2004 a atual
- Revista Com Censo- / Periodo: 2023 a atual
- Revista Com Censo- / Periodo: 2017 a atual
- Revista de Direito da Infância e Juventude- / Periodo: 2013 a atual
- Revista Diálogos- / Periodo: 2002 a atual
- REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO- / Periodo: 2023 a atual
- Secretaria de Ensino de 2o. Grau(MEC)- / Periodo: 1987 a 1988
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- / Periodo: 1988 a 1989
- United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization- / Periodo: 1997 a 2008
- Universidade Catolica de Brasilia- / Periodo: 2012 a atual
- Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1995 a 2012
- Universidade Federal da Instegração Latino-americana- / Periodo: 2010 a 2011
- Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 1972 a 1991
Linha de Pesquisa
Projetos de Pesquisa
- Universidade no Brasil: história, compromisso social, regional e interiorização
O projeto tem a sua centralidade no exame da luta pela criação da universidade no Brasil, as diversas tentativas feitas desde o tempo dos jesuítas até o surgimento das primeiras universidades no início do século XX.. O projeto compreende ainda a evolução e expansão da universidade, os diversos modelos adotados, com especial ênfase no compromisso social e regional e na distribuição territorial e interiorização
Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estudo Comparado dos Exames do ENEM(Brasil) e Gaokao(China)
A cooperação educacional entre o Brasil e a China é crescente. em decorrência do nova mapa da economia mundial.Assim, o presente projeto de pesquisa coordenado pela Professora Wivian Weller, da UnB, do qual faço parte, objetiva conhecer o desenvolvimento de ambas as propostas, os seus pressupostos teóricos-metodológicos, políticos e culturais orientadores bem como a experiência de implementação, bem como o funcionamento, adequação e os objetivos de cada exame.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Estudos comparados sobre o ensino médio e seus exames: repercussões nos currículos e nos projetos de vida de jovens dos BRICS - FAP/DF Edital No 03/2016
A utilização do Enem como exame de ingresso à educação superior e a ampliação das vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas por meio de políticas de ação afirmativa, vem promovendo mudanças nos currículos e projetos político pedagógicos das escolas de ensino médio. Nesse sentido, um dos eixos do projeto está voltado para a realização de um estudo comparado sobre o Gaokao e o Enem, exames em larga escala que dão acesso à educação superior na China e no Brasil. O propósito é compreender o funcionamento, a adequação e os objetivos de cada exame, permitindo a realização de debates acerca da trajetória escolar daqueles que participam dos testes, da utilização desses exames como modelo de avaliação do ensino médio e de seleção para o ingresso na educação superior. Outro eixo consiste na realização de estudos comparados sobre o ensino médio e seus sujeitos. O ensino médio representa uma etapa de formação na vida dos jovens, não apenas intelectual-cognitiva, mas também um momento de construção de identidades e de pertencimentos a grupos, de elaboração de projetos de vida que acontecem a partir de condições socioeconômicas e de percursos biográfico-familiares bastante distintos. Desse modo, torna-se importante conhecer a organização dessa etapa da educação básica, do que e de como se está ensinando e aprendendo em diferentes contextos, bem como das possibilidades que se apresentam aos jovens após a conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Educação Comparada. Juventude. Ensino médio. Currículo. Avaliação em larga escala.
Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - Políticas de educação no Brasil: o que pensam líderes e dirigentes
Projeto que tem por objetivo entrevistar e sistematizar líderes e dirigentes da educação no Brasil com vistas a mapear as principais tendências e convergências com vistas à subsidiar discussão sobre a possibilidade de um pacto educativo.
Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - A educação nos países da Unasul
Projeto que descreve avanços e pendências da educação em 11 países da Unasul, considerando as variáveis magistério, qualidade da educação, gestão e financiamento. Foi elaborado roteiro para ser respondido pelos países do Bloco Unasul, respectivamente Argentina, Brasil, Colombia, Bolívia, Guiana, Venezuela, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Equador
Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - As políticas públicas de educação pós-Constituição de 1988
Projeto de pesquisa sobre o desempenho das políticas públicas de educação formuladas e lideradas pelo Ministério da Educação após a Constituição de 1988
Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA - Evolução das Idéias pedagógicas e das políticas de educação no Brasil
Proceder à análise e síntese das idéias pedagógicas no Brasil, desde o periodo jesuítico até os dias atuais, contextualizando-as e examinando em que medida as políticas de educação ao longo da história educacional foram influenciadas pelos conhecimentos pedagógicos que chegavam ao país.
Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA - A Educação Superior no Mercosul: projetos de integração
Levantamento dos projetos de ensino e pesquisa no Brasil que contam com a participação de dois ou mais professores e pesquisadores dos países do Mercosul
Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
Áreas de Atuação
- Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: História da Educação
- Ciências Humanas :: Educação :: Política, Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idiomas
- Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM
- Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
- Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
- Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM
Banca Julgadora
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Banca Julgadora para Avaliação de Cursos | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Banca Julgadora para Concurso Público | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Banca de Doutorado | 25 | 3 | 5 | 3 | 4 | 3 | 1 | 6 | 6 | 1 | 57 |
Participação em Banca de Exame de Qualificação | 19 | 9 | 4 | 6 | 6 | 7 | 8 | 8 | 3 | 2 | 72 |
Participação em Banca de Graduação | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Participação em Banca de Mestrado | 45 | 5 | 6 | 6 | 8 | 6 | 3 | 4 | 2 | 1 | 86 |
Total | 97 | 17 | 15 | 15 | 18 | 16 | 12 | 18 | 11 | 4 | 223 |
Eventos
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Participação em Congresso | 49 | 0 | 1 | 1 | 4 | 0 | 0 | 0 | 2 | 3 | 60 |
Participação em Encontro | 106 | 2 | 3 | 4 | 1 | 2 | 0 | 1 | 1 | 0 | 120 |
Participação em Oficina | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Participação em Seminário | 120 | 0 | 7 | 1 | 4 | 2 | 3 | 2 | 3 | 2 | 144 |
Participação em Simpósio | 25 | 0 | 3 | 1 | 0 | 2 | 2 | 1 | 8 | 1 | 43 |
Total | 304 | 2 | 14 | 7 | 9 | 6 | 5 | 4 | 14 | 6 | 371 |
Orientação
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Orientação em Andamento de Doutorado | 0 | 2 | 2 | 2 | 1 | 0 | 2 | 1 | 1 | 0 | 11 |
Orientação em Andamento de Mestrado | 0 | 1 | 2 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 1 | 5 |
Orientações Concluídas para Doutorado | 5 | 0 | 3 | 3 | 8 | 0 | 2 | 1 | 4 | 1 | 27 |
Orientações Concluídas para Mestrado | 5 | 0 | 2 | 4 | 3 | 1 | 0 | 2 | 1 | 0 | 18 |
Orientações Concluídas para Pós-Doutorado | 0 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Outras Orientações Concluídas | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Total | 11 | 4 | 10 | 10 | 12 | 1 | 5 | 4 | 6 | 2 | 65 |
Prêmios
Tipo de Produção | Anterior | 2018 | Total |
---|---|---|---|
Prêmios | 26 | 1 | 27 |
Total | 26 | 1 | 27 |
Produção Artistícas
Tipo de Produção | Anterior | Total |
---|---|---|
Outra Produção Artística Cultural | 2 | 2 |
Total | 2 | 2 |
Produção Bibliográfica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Apresentação de Trabalho | 29 | 1 | 1 | 6 | 0 | 1 | 0 | 8 | 0 | 2 | 48 |
Artigo Aceito para Publicação | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Artigo Publicado | 17 | 2 | 2 | 8 | 2 | 2 | 3 | 3 | 1 | 2 | 42 |
Capitulo de Livro Publicado | 32 | 19 | 5 | 9 | 4 | 7 | 7 | 1 | 5 | 2 | 91 |
Curso de Curta Duração Ministrado | 8 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 9 |
Editoração | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Livro Publicado ou Organizado | 30 | 6 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 0 | 1 | 0 | 44 |
Organização de Evento | 39 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Outras Bancas Julgadoras | 15 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 20 |
Outras Participações em Eventos e Congressos | 51 | 4 | 2 | 1 | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 0 | 61 |
Outras Produções Bibliográfica | 6 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Programa de Rádio ou TV | 62 | 11 | 25 | 35 | 25 | 7 | 10 | 4 | 0 | 1 | 180 |
Texto em Jornal ou Revista | 84 | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 | 86 |
Trabalho em Eventos | 10 | 0 | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 12 |
Total | 386 | 44 | 37 | 65 | 34 | 21 | 22 | 18 | 8 | 7 | 642 |
Produção Técnica
Tipo de Produção | Anterior | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Mídia Social, Website ou Blog | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Outra Produção Técnica | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Prefacio Posfacio | 5 | 0 | 0 | 1 | 1 | 0 | 1 | 2 | 1 | 0 | 11 |
Trabalho Técnico | 46 | 4 | 6 | 7 | 9 | 5 | 1 | 6 | 2 | 1 | 87 |
Total | 55 | 4 | 6 | 8 | 10 | 5 | 2 | 8 | 3 | 1 | 102 |