Celio da Cunha

CitaçõesCUNHA, C.;CUNHA, CÉLIO DA
Curso/ProgramaEducação - Stricto Sensu
TitulaçãoDoutorado
ÁreaCiências Humanas :: Educação

Formação

  • Doutorado - Periodo: 1985 a 1987 - Educação
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mestrado - Periodo: 1979 a 1980 - Educação
    Universidade de Brasília
  • Especialização - Periodo: 1969 a 1970 - Psicologia da Educação
    Universidade de São Paulo
  • Graduação - Periodo: 1964 a 1968 - Pedagogia Bacharelado e Licenciatura
    Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atuação Profissional

  • Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional- / Periodo: 1982 a 1985
  • Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional- / Periodo: 1979 a 1982
  • Comitê Editorial e Executivo das Publicações do FNDE- / Periodo: 2023 a atual
  • Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras- / Periodo: 1989 a 1990
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1980 a 1995
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1990 a 1991
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- / Periodo: 1980 a 1985
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2016 a atual
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2015 a atual
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- / Periodo: 2014 a atual
  • Educação Brasileira- / Periodo: 1978 a atual
  • Educación Superior y Sociedad(Unesco)- / Periodo: 2022 a 2022
  • Ensaio AValiação e Políticas Públicas em Educação- / Periodo: 2000 a atual
  • Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências- / Periodo: 1982 a 1986
  • Fundação de Apoio ao Estudante- / Periodo: 1985 a 1986
  • Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- / Periodo: 2023 a atual
  • Fundação Joaquim Nabuco- / Periodo: 1980 a 1984
  • Gestão em Rede (Brasília)- / Periodo: 2005 a 2008
  • Instituto de Educação Superior de Brasília- / Periodo: 2016 a atual
  • Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição- / Periodo: 1975 a 1976
  • Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá(UEMT)- / Periodo: 1970 a 1971
  • Integração e Conhecimento - Revista Mercosul- / Periodo: 2010 a atual
  • Linhas Críticas (UnB) (1516-4896)- / Periodo: 2000 a atual
  • MEC - Departamento de Assuntos Universitários- / Periodo: 1978 a 1980
  • MEC - Departamento de Assuntos Universitários- / Periodo: 1975 a 1980
  • MEC - Secretaria da Educação Fundamental- / Periodo: 1991 a 1995
  • MEC- Secretaria de Educação Básica- / Periodo: 1991 a 1992
  • MEC- Secretaria de Educação Básica- / Periodo: 1990 a 1990
  • MEC- Secretaria de Educação Superior- / Periodo: 1979 a 1980
  • MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1988 a 1989
  • MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1987 a 1988
  • MEC - Secretaria de Ensino de 2o.Grau- / Periodo: 1987 a 1988
  • MEC - Secretaria de Política Educacional- / Periodo: 1995 a 1997
  • Ministério da Educação- / Periodo: 2012 a atual
  • Ministério da Educação do Brasil- / Periodo: 1994 a 1994
  • Ministério da Educação do Brasil- / Periodo: 1988 a 1988
  • Ministério das Relações Exteriores - DF- / Periodo: 1995 a 1995
  • Movimento de Educação de Base- / Periodo: 1993 a 1994
  • Movimento Todos pela Educação- / Periodo: 2007 a atual
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- / Periodo: 2006 a 2008
  • Organização dos Estados Americanos- / Periodo: 1991 a 1995
  • Prefeitura Municipal de Corumbá- / Periodo: 1970 a 1970
  • RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação- / Periodo: 2014 a atual
  • Revista Atos e Interdisciplinaridade- / Periodo: 2022 a atual
  • Revista Brasileira de Política e Administração da Educação- / Periodo: 2004 a atual
  • Revista Com Censo- / Periodo: 2023 a atual
  • Revista Com Censo- / Periodo: 2017 a atual
  • Revista de Direito da Infância e Juventude- / Periodo: 2013 a atual
  • Revista Diálogos- / Periodo: 2002 a atual
  • REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO- / Periodo: 2023 a atual
  • Secretaria de Ensino de 2o. Grau(MEC)- / Periodo: 1987 a 1988
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- / Periodo: 1988 a 1989
  • United Nations Educational, Scientific And Cultural Organization- / Periodo: 1997 a 2008
  • Universidade Catolica de Brasilia- / Periodo: 2012 a atual
  • Universidade de Brasília-UNB / Periodo: 1995 a 2012
  • Universidade Federal da Instegração Latino-americana- / Periodo: 2010 a 2011
  • Universidade Federal de Mato Grosso- / Periodo: 1972 a 1991

Linha de Pesquisa

    Projetos de Pesquisa

    • Universidade no Brasil: história, compromisso social, regional e interiorização
      O projeto tem a sua centralidade no exame da luta pela criação da universidade no Brasil, as diversas tentativas feitas desde o tempo dos jesuítas até o surgimento das primeiras universidades no início do século XX.. O projeto compreende ainda a evolução e expansão da universidade, os diversos modelos adotados, com especial ênfase no compromisso social e regional e na distribuição territorial e interiorização
      Período: 2018 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estudo Comparado dos Exames do ENEM(Brasil) e Gaokao(China)
      A cooperação educacional entre o Brasil e a China é crescente. em decorrência do nova mapa da economia mundial.Assim, o presente projeto de pesquisa coordenado pela Professora Wivian Weller, da UnB, do qual faço parte, objetiva conhecer o desenvolvimento de ambas as propostas, os seus pressupostos teóricos-metodológicos, políticos e culturais orientadores bem como a experiência de implementação, bem como o funcionamento, adequação e os objetivos de cada exame.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Estudos comparados sobre o ensino médio e seus exames: repercussões nos currículos e nos projetos de vida de jovens dos BRICS - FAP/DF Edital No 03/2016
      A utilização do Enem como exame de ingresso à educação superior e a ampliação das vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades públicas por meio de políticas de ação afirmativa, vem promovendo mudanças nos currículos e projetos político pedagógicos das escolas de ensino médio. Nesse sentido, um dos eixos do projeto está voltado para a realização de um estudo comparado sobre o Gaokao e o Enem, exames em larga escala que dão acesso à educação superior na China e no Brasil. O propósito é compreender o funcionamento, a adequação e os objetivos de cada exame, permitindo a realização de debates acerca da trajetória escolar daqueles que participam dos testes, da utilização desses exames como modelo de avaliação do ensino médio e de seleção para o ingresso na educação superior. Outro eixo consiste na realização de estudos comparados sobre o ensino médio e seus sujeitos. O ensino médio representa uma etapa de formação na vida dos jovens, não apenas intelectual-cognitiva, mas também um momento de construção de identidades e de pertencimentos a grupos, de elaboração de projetos de vida que acontecem a partir de condições socioeconômicas e de percursos biográfico-familiares bastante distintos. Desse modo, torna-se importante conhecer a organização dessa etapa da educação básica, do que e de como se está ensinando e aprendendo em diferentes contextos, bem como das possibilidades que se apresentam aos jovens após a conclusão do ensino médio. Palavras-chave: Educação Comparada. Juventude. Ensino médio. Currículo. Avaliação em larga escala.
      Período: 2016 - atual / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • Políticas de educação no Brasil: o que pensam líderes e dirigentes
      Projeto que tem por objetivo entrevistar e sistematizar líderes e dirigentes da educação no Brasil com vistas a mapear as principais tendências e convergências com vistas à subsidiar discussão sobre a possibilidade de um pacto educativo.
      Período: 2014 - 2018 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • A educação nos países da Unasul
      Projeto que descreve avanços e pendências da educação em 11 países da Unasul, considerando as variáveis magistério, qualidade da educação, gestão e financiamento. Foi elaborado roteiro para ser respondido pelos países do Bloco Unasul, respectivamente Argentina, Brasil, Colombia, Bolívia, Guiana, Venezuela, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Equador
      Período: 2014 - 2017 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • As políticas públicas de educação pós-Constituição de 1988
      Projeto de pesquisa sobre o desempenho das políticas públicas de educação formuladas e lideradas pelo Ministério da Educação após a Constituição de 1988
      Período: 2013 - 2016 / Situação: CONCLUIDO / Natureza: PESQUISA
    • Evolução das Idéias pedagógicas e das políticas de educação no Brasil
      Proceder à análise e síntese das idéias pedagógicas no Brasil, desde o periodo jesuítico até os dias atuais, contextualizando-as e examinando em que medida as políticas de educação ao longo da história educacional foram influenciadas pelos conhecimentos pedagógicos que chegavam ao país.
      Período: 2010 - 2012 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA
    • A Educação Superior no Mercosul: projetos de integração
      Levantamento dos projetos de ensino e pesquisa no Brasil que contam com a participação de dois ou mais professores e pesquisadores dos países do Mercosul
      Período: 2010 - 2011 / Situação: EM_ANDAMENTO / Natureza: PESQUISA

    Áreas de Atuação

    • Ciências Humanas :: Educação :: Fundamentos da Educação :: História da Educação
    • Ciências Humanas :: Educação :: Política, Planejamento e Avaliação Educacional :: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

    Idiomas

    • Espanhol: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: RAZOAVELMENTE, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: BEM
    • Francês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: POUCO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Inglês: Lê: RAZOAVELMENTE, Fala: NAO_INFORMADO, Escreve: NAO_INFORMADO, Compreende: NAO_INFORMADO
    • Português: Lê: BEM, Fala: BEM, Escreve: BEM, Compreende: BEM

    Banca Julgadora

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Banca Julgadora para Avaliação de Cursos10000000001
    Banca Julgadora para Concurso Público40000000004
    Participação em Banca de Doutorado2535343166157
    Participação em Banca de Exame de Qualificação1994667883272
    Participação em Banca de Graduação30000000003
    Participação em Banca de Mestrado4556686342186
    Total9717151518161218114223

    Eventos

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Participação em Congresso4901140002360
    Participação em Encontro106234120110120
    Participação em Oficina40000000004
    Participação em Seminário120071423232144
    Participação em Simpósio2503102218143
    Total30421479654146371

    Orientação

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Orientação em Andamento de Doutorado022210211011
    Orientação em Andamento de Mestrado01200010015
    Orientações Concluídas para Doutorado503380214127
    Orientações Concluídas para Mestrado502431021018
    Orientações Concluídas para Pós-Doutorado01110000003
    Outras Orientações Concluídas10000000001
    Total1141010121546265

    Prêmios

    Tipo de ProduçãoAnterior2018Total
    Prêmios26127
    Total26127

    Produção Artistícas

    Tipo de ProduçãoAnteriorTotal
    Outra Produção Artística Cultural22
    Total22

    Produção Bibliográfica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Apresentação de Trabalho2911601080248
    Artigo Aceito para Publicação10000000001
    Artigo Publicado1722822331242
    Capitulo de Livro Publicado32195947715291
    Curso de Curta Duração Ministrado81000000009
    Editoração20000000002
    Livro Publicado ou Organizado3061212101044
    Organização de Evento3900100000040
    Outras Bancas Julgadoras1500111110020
    Outras Participações em Eventos e Congressos5142111001061
    Outras Produções Bibliográfica60000000006
    Programa de Rádio ou TV6211253525710401180
    Texto em Jornal ou Revista8401000010086
    Trabalho em Eventos1000200000012
    Total3864437653421221887642

    Produção Técnica

    Tipo de ProduçãoAnterior201620172018201920202021202220232024Total
    Mídia Social, Website ou Blog10000000001
    Outra Produção Técnica30000000003
    Prefacio Posfacio500110121011
    Trabalho Técnico4646795162187
    Total554681052831102